Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

WD Purple edition RAID


Posts recomendados

Fala galera, primeiramente peço desculpas se estou na parte errada do fórum mas procurei pelo fórum e não achei algo do gênero então lá vái a minha dúvida:

 

Gostaria de saber se alguém já testou e (ou) se essa ideia realmente vale a pena, estou pensando em adquirir dois HDs WD purple edition de 1tb cada e os colocar em RAID 10, isso pensando em aprimorar o desempenho na edição de vídeos.

 

Gostaria de saber se é válida a ideia, pois estou pensando também na parte financeira e ainda acho um SSD muito caro.

 

E alguém sabe e pode me explicar bem certo como funciona o sistema Intellipower da WD?

 

obrigado e um abraço!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá abgenehr.

 

O WD Purple é desenvolvido para se trabalhar com vídeos como por exemplo gravação de CFTV e edição de vídeos, Isso porque se usa uma tecnologia chamada "AllFrame". que evita a perda de frames enquanto se está gravando. 

 

No caso de se fazer RAID, a melhor opção seria o WD Red, que é desenvolvido para esse tipo de função.

 

Para maior entendimento dos dois você pode entrar no site da WDC e verificar:

 



 

Intellipower, de acordo com a WD, é uma tecnologia que adapta a velocidade do disco para que o mesmo seja mais econômico e silencioso.

 

Espero ter ajudado.

 

Abraço.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Isso porque se usa uma tecnologia chamada "AllFrame". que evita a perda de frames enquanto se está gravando. 

 

Sinceramente, chamar isso de um "recurso" é demais... qualquer HD faz isso, não existe um HD que vai desperdiçar informação que você coloca nele, se fosse assim, seu PC não iria funcionar nunca de tão corrompido que estaria o sistema de arquivos! O HD nem tem como saber o que você está colocando nele, pra ele é tudo a mesma coisa... tá certo que você precisa criar um diferencial para seu produto, é assim que concorrência funciona, e isso é algo bom, mas isso aí dos HDs "específicos para cada tarefa" da WD já é demais. Praticamente no mesmo nível de placas-mãe, que anunciam todo tipo de "gimmicks" quase inúteis, já que todos têm produtos quase idênticos.

 

A diferença é a seguinte: Blue, Green, Purple possuem 3 anos de garantia; Red e Black possuem 5 anos de garantia; os Green quebram demais (supostamente esse problema foi resolvido); alguns Red são de 5400 rpm, outros de 7200 rpm; Blue só vai até 1TB. Alguns possuem mais cache do que outros, mas isso não faz tanta diferença assim. A performance, consumo e ruído muda um pouco entre eles, mas é praticamente a mesma coisa, são todos HDs de consumidor, não possuem mecanismos tão sofisticados quanto HDs de servidor, não possuem o mesmo software que roda nos HDs de servidor, e o mais importante, não são tão caros quanto um HD de servidor. Aparentemente, WD Red simplesmente reporta um erro ao ler bad blocks, enquanto que os outros tentam ler o setor ruim por algum tempo, na tentativa de ler o setor e gravá-lo em um setor reserva para evitar perda de dados. Isso é útil para NAS/servidores, já que evita que o armazenamento se torne indisponível por causa de bad blocks.

 

Qualquer HD funciona para RAID, não é como se o HD soubesse que você está usando ele em um arranjo RAID. RAID 0, 1 e 10 (0+1 também, já que é a mesma coisa que 10) não possuem nenhuma diferença em relação a um uso normal para o HD, enquanto que RAID 5 e 6 (paridade) submetem HDs a um esforço grande durante uma reconstrução de arranjo em caso de uma falha e subsequente substituição de disco, o que pode levar mais discos a falharem durante a reconstrução. No caso de RAID 5, a perda de 2 discos seria fatal, no RAID 6 ainda seria necessário a falha de um terceiro disco para derrubar o arranjo de vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!