Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ESP8266 - A Pequena Maravilha para Comunicação WIFI


aphawk

Posts recomendados

@Intrudera6

 

Voltou a marcar um dia atrás, na data de hoje está dando como segunda feira. Concordo com você, pode ser mesmo estouro de variável, vou mudar todas para long pra testar, aí não tem desculpa rsrs.

adicionado 11 minutos depois

Passei todas as variáveis para unsigned long mas ainda está como segunda feira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Intrudera6

 

Sua função está correta, o problema está no fato dela retornar os dias da semana de 0 a 6 (0=domingo) e no DS3231 os dias da semana são de 1 a 7 (1=domingo), pra resolver, basta incrementar uma unidade no resultado da sua função:

 

diaSemana+=1;

 

Feito isso, fica correto.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora está aparecendo a opção para código mas para editar não está.

 

Não vejo isto como um problema, pois é só incrementar mais 1, mas eu deixei de 0 - 6 por causa do vetor para economizar 1 posição.

// dia da semana (0 para domingo), 04/01/1970 é domingo
unsigned char diasemana(unsigned int ent_dia, unsigned int ent_mes, unsigned int ent_ano) {
	signed int saida = (DiasEntreDatas(ent_dia, ent_mes, ent_ano, 4, 1, 1970) ) % 7;
	if (saida < 0) {
		*/ este teste não faz sentido se a variável é unsigned e mesmo assim só suporta até 89 anos antes (ano de 1881) 	usando int, os limites seria muito maiores usando long, mas não acho que faça sentido este desperdício de memória*/
		saida = saida + 7;
	}
	return (unsigned char)saida; // por via das dúvidas
}

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Papibakigrafo disse:

Amigos, boa tarde. Se deu der um flash do ESPBasic no nodeMCU, eu consigo voltar ao normal depois para usar a IDE do Arduino? Se sim, como?

Ja fiz bastante isso, ficar transitando entre os "2" mundos. voce simplesmente faz o upload do codigo no arduino configurado para o nodemcu... Entenda que na ide do arduino, toda vez que o código é upado e gerado um flash pra ele. E não um interpretador como assim e feito com linguagem lua e aparentemente o espbasic.. Pode notar que as "luzinhas azuis" ficam piscando quando o codigo ta sendo gravado, sinal que um firmware ta sendo produzido, por isso que gravar o node na ide do arduino demora ERAS....

 

ps: Para gravar na ide do arduino mais rápido e com mais CONFIABILIDIDADE recomendo usar o linux, de preferência o UBUNTU... No ruin-dows tem hora que o flash simplesmente não grava por algum motivo absurdo, ja no linux o tempo de gravação em nada deve para o de um simples arduino uno... Viva o linux.

 

-------------------

Alias vocês vão me perdoar mas o espbasic e bastante limitado... Não querendo jogar sal na fogueira mas o node simplesmente parece um arduino com um pino analogico apenas, diferente da linguagem basic que por ser interpretada tem um limite de sensores e códigos, e a pessoa tem que se virar nos 30 entendendo a datasheet que vem em inglês pra fazer fumfar....

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, lucianolcoa disse:

Alias vocês vão me perdoar mas o espbasic e bastante limitado... Não querendo jogar sal na fogueira mas o node simplesmente parece um arduino com um pino analogico apenas, diferente da linguagem basic que por ser interpretada tem um limite de sensores e códigos, e a pessoa tem que se virar nos 30 entendendo a datasheet que vem em inglês pra fazer fumfar....

 

Juro que não conseguí entender o seu ponto .....

 

O Node parece ser um Arduino com um pino analógico apenas ?  Será mesmo ?

 

Ué, a linguagem nativa não tem nada a ver com o Arduino; o hardware é totalmente diferente,  e para poder fazer a programação do node no Arduino voce tem de enfiar mais que dezenas de bibliotecas para o frankstein começar a dar um sinal de vida, acrescentando vários Layers de software para compatibilizar .....

 

Agora, que é uma vantagem ENORME poder usar bibliotecas prontas escritas para o ambiente do Arduino quando quiser usar um sensor ou qualquer outro periférico, isso não há nenhuma dúvida !

 

Da mesma maneira que precisou que alguém minimamente inteligente tenha lido o datasheet do sensor, e criado uma library para o ambiente do Arduino, precisa acontecer esse mesmo pequeno milagre para que alguém crie uma sub-rotina ou coisa parecida para o ESPBasic !

 

Fazer um programa complexo usando a IDE do Arduíno tem exatamente o mesmo resultado dos atuais sistemas Windows : Ninguém sabe o funcionamento interno, ninguém procura otimizar, e o resultado sempre é um código enorme e que desperdiça memória .

 

Sempre falo isso aqui : Quem viu funcionar um ambiente MS-DOS + Windows 3.11 , tudo ocupando menos de 15 Mb de espaço de disco , e que era tão eficiente ao ponto de após o Beep indicativo de que o micro está fazendo o Boot, em menos de 5 segundos o Windows já estava carregado na tela, e isso em um hardware da década de 1990, tipo um 486 rodando a 120 Mhz com 16 Mb de Ram ,  sabe o que significa o programador realmente entender como o hardware funciona. 

 

Hoje em dia, todos se acostumaram a pegar o trabalho de outros prontinho. Por um lado, permite a pessoas sem nenhum conhecimento de hardware poder escrever um programa, e isso é uma grande vantagem.

 

Mas, curiosamente, você já procurou saber o porque que a maioria dos engenheiros mais antigos utilizam a linguagem Basic ?

 

Ela permite o controle de cada passo, permite programarmos o hardware como desejamos, sem que a gente tenha de depender do trabalho de uma outra pessoa !

 

Mas como a grande maioria dos programadores e hobbyistas tem dificuldade de ler os datasheets e compreender o funcionamento dos sensores, ou de outros hardwares, temos de agradecer aos inventores do Arduino e sua IDE !

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk Sim Aphawk pelo pouco que estudei do basic eu sinceramente gostei bastante... Mas meu ponto foi o programador do esp basic ter feito o programa ao ponto de "fechar" a ide, pois so rola os sensores com bibliotecas escritas previamente por ele, so admite as funções que ele colocou em sua linguagem...

 

Lembro que voce me explicou que o basic era um interepretador que convertia nossos pedidos em linguagem de arduino, sendo uma especie de tradutor, e que voce também mencionou que estava tentando pressiona-lo para ele inserir alguns codigos nativos da adafruit e pas....

 

Seria o maximo se fizessem uma ide nativa onde dessem para programar o nodemcu em basic de modo similar ao que faz em lua e ate mesmo com a ide do arduino... Ainda espero ansioso para que um dia isso possa se tornar realidade *-*

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então pabi isso ahe é meio que só um teste. Agora nao me recordo direito pois faz tempo que nao mexo com o basic pelo fato do mesmo ser complicado o uso do inventor... Mas se a memoria não falha no aparelho que voce ta programando ele não tera acesso ao wifi, devido ao fato do node ter virado um ponto de acesso sem internet. Da pra voce configurar na aba settings dele e voce declara um ip fixo pra ele, assim voce poderá programar na mesma rede, e settings depois voce vai fuçando lá...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem algo estranho agora: depois que flasheei pelo ESPBasic, toda vez que uso a IDE do arduino aparece uma "outra rede" do ESP, mesmo usando conectado à minha rede.

 

O nome da rede que aparece é: ESP_94F238!

 

Alguém sabe o que é isso?

 

--------------------------------------

 

Consegui já. Adicionei o comando abaixo no código:

 


  //Define o modo Estação
  WiFi.mode(WIFI_STA);

 

=)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ViniciusKruz ,

 

Eu já fiz o que queria com esse brinquedo.... por isso que não estou postando nada de novo !

 

Acho que os exemplos que coloquei lááááá atrás já servem para quem quiser aprender.

 

No momento estou terminando um projeto no Bascom com um sensor que mede a distância de uma tempestade com raios, eu fiz o programa faz quase meio ano e ficou parado por falta de tempestades com raios kkkk agora dá para ver o funcionamento, e achei um erro meu na calibração, vou corrigir e postar o brinquedinho no tópico destacado dos AVRs em Basic e Assembler.

 

Eu estou sempre acompanhando vocês trocarem ideia aqui com outras linguagens, mas como só fico boiando nisso não posso contribuir... mas acho que o tópico está em boas mãos com vocês !

 

Paulo

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk  

Falando no tópico, ele está recheado de excelentes informações mas estão desorganizadas, já estamos passando da página 53 e pra encontrar uma postagem qualquer está ficando muito difícil, será que não seria o caso de a moderação abrir um espaço específico para o ESP? Creio que muitos argumentarão: há, mas já tem o fórum para microcontroladores e tal, e é verdade, já tem mesmo, mas o ESP é tão mais além que um simples microcontrolador, que merecia uma atenção especial, não acha? 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ViniciusKruz ,

 

Bom, talvez possa virar um tópico destacado, acho que isso já mereçe mesmo, mas tem de ficar na área de programação de microcontroladores, porque resumindo ele nada mais é do que um microcontrolador com um hardware de wifi embutido, e tem de ser programado como qualquer outro.

 

Vou pedir para o Bruno ver essa possibilidade .

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk  Sim, sim, com certeza, pode ser como você disse, o fato dele ficar em destaque já seria bom demais e na verdade nem poderia ficar de fora do fórum de microcontroladores, senão continuaria desorganizado. 

 

7 horas atrás, aphawk disse:

porque resumindo ele nada mais é do que um microcontrolador com um hardware de wifi embutido, e tem de ser programado como qualquer outro.

 

Não precisava simplificar tanto né kkkkk.

 

É exatamente esse pequeno detalhe do Wifi é que torna ele muito específico e digno de destaque. Programador de ESPs precisa de muita ajuda, tem muita coisa envolvida, querendo ou não tem que sacar de Web e só aí vai um caminhão de possibilidades de aprendizado. Imagino que com a chegada do ESP32 então... nóoo... 

adicionado 12 minutos depois
8 horas atrás, Papibakigrafo disse:

Amigos, bom dia! Brincando um pouco agora com o ESPBasic, alguém por acaso conseguiu usar as CSS CLASS's do Bootstrap? Por exemplo, setar a classe de um botão do estilo do bootstrap?

 

O bootstrap (bootstrap.min.js) propriamente dito com todas as suas classes e funções, para o ESP é inviável, pelo menos para os ESPs atuais, o arquivo é muito grande pra ser carregado independentemente de qual processo de programação esta usando demora muito. Eu criei meus próprios códigos com apenas o necessário para estilização/responsivo e mesmo assim, tive que carregar na página o arquivo jquery.min.js, mas em breve vou me livrar dele. Usando o javascript puro é possível que não seja necessário esses frameworks pesadíssimos.

 

Mas voltando ao seu caso (ESPBasic), eu usei ele pouco, mas me parece que tem como editar a própria página web nele, se for isso mesmo, seria só você criar os links para os arquivos de estilização. O @aphawk  saberia nos dizer melhor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ViniciusKruz ,

 

Bom, agora o tópico já está destacado !

 

Quanto ao bootstrap, eu nem faço ideia do que que é isto em Javascript kkkkkk, eu falo que vocês estão bem mais avançados do que eu e meus quase 57 anos !

 

O que sei é que existem recursos de se carregar CSS na própria página, mas sinceramente até o simples uso de CSS já ultrapassa o meu uso normal para este brinquedo !

 

Agora, vocês falaram do ESP32 ... eu imagino que vai ter uma versão especial do ESPBasic para ele, talvez com uma versão comercial, eu tenho a impressão de que o ESP8266Basic é um tipo de balão de ensaio, a comunidade está aos poucos dando aos programadores tudo o que gostaríamos que essa nova linguagem fizesse, e não vejo o porquê não embutir um compilador dentro do ESP32 , iria corrigir um monte de heranças malditas do Arduino, como a enorme dificuldade de se ter os carateres acentuados em português, e também podermos utilizar nos displays Oled e LCD todos os caracteres com acentos. 

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, aphawk disse:

O que sei é que existem recursos de se carregar CSS na própria página, mas sinceramente até o simples uso de CSS já ultrapassa o meu uso normal para este brinquedo !

 

É isto mesmo que o @Papibakigrafo  está precisando, se você souber como, ou tiver um exemplo, passa pra ele entender como inserir esses arquivos CSS.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

51 minutos atrás, ViniciusKruz disse:

 

É isto mesmo que o @Papibakigrafo  está precisando, se você souber como, ou tiver um exemplo, passa pra ele entender como inserir esses arquivos CSS.

 

 

O arquivo com o código CSS tem de ser enviado para o ESP8266 e armazenado, igual a um arquivo de programa, vejam aqui :

 

http://www.esp8266.com/viewtopic.php?f=41&t=11791

 

No caso, o arquivo CSS foi salvo sob o nome test1.css , ok ?

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Papibakigrafo ,

 

Sobre IR :

 

http://www.esp8266.com/viewtopic.php?f=40&t=9841

 

Agora, sobre o uso de CSS no Button, é melhor você ver no Fórum do ESP8266Basic, tem muita informação sobre isso lá...

 

Veja este para iniciar :

 

https://www.esp8266basic.com/css-example.html

 

Paulo

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk Então, eu consegui upar o arquivo CSS! Beleza, mas quero usar uma CLASS específica, e no ESPBasic não mostra. o HTML tem os estilos padrões (backgroud, border, color) e isso consigo normalmente com o cssid htmlid()!

Pra ser mais específico, quero adicionar uma CLASS CSS ao botão do ESPBasic! ^^

 

Sobre o IR, estou fazendo pelo IDE do Arduino! =/ Mesmo assim, muito obrigado! =D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...