Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ESP8266 - A Pequena Maravilha para Comunicação WIFI


aphawk

Posts recomendados

@Papibakigrafo Na verdade nem precisa instalar o PhoneGap Desktop no PC porque ele nem ao menos compila nada, ou seja ele é apenas um editor de texto pra programar o HTML e isso pode ser feito em qualquer editor ou IDE. O que importa mesmo é só o site build.phonegap. A única vantagem que encontrei no phonegap desktop você testa a aplicação no Web Server dele diretamente. De qualquer maneira ele é bem mais interessante que a IDE da Intel(XDK) porque gera o App pras três principais plataformas e o XDK não gera.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ViniciusKruz Sim, o PhoneGap Desktop eu nem instalei... compilo direto por linha de comando!

O único problema é pro iOS, que você PRECISA ter um Mac. Se você já tiver uma key (do iOS), já facilita muito!

 

Alguns comandos que uso muito:

//Testar no Browser
cordova run browser

//Envio direto pro Build do Phonegap
cordova remote run android

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu havia dito ha dias atras que se eu tivesse tempo eu faria um projeto pra deixar público e que seria uma mesa de som, pois bem, o tempo anda bem curto mas estou trabalhando nisso, veja os controles que já consegui criar:

 

mesa.png.96a93cf84d5221d0a6c4d964ee3ee6a1.png

 

O difícil é criar os primeiros controles, depois vai embora. Agora faltam os controle s de médios, graves, e o segundo volume deste canal. Terminando este, vou trabalhar nos controles graves, médios e agudos da saída master da mesa.

 

Já criei as bibliotecas dos cis de áudio PT2323 e TDA7915, a biblioteca do PT2322 eu consegui encontrar, tá ficando bacana, com essas bibliotecas eu consigo controlar todas as funções dos CIs.

 

Por último vou criar o App, porque esses controles que estou criando aí estão diretamente no ESP, no App vou colocar uns controles mais bonitinhos.

 

Quando estiver pronto vou colocar o projeto no GitHub. 

 

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal reativando este tópico. Eu preciso e duas ajudas:

 

1 ° Queria fazer um web server para poder configurar um pwm e assim ajustar a intensidade do brilho da lâmpada pelo nodemcu na ide do arduino... Sei que vou precisar de um modulo de potencia e pas, mas na parte do código. Alguem já fez isso? vi esse código aqui, mas como usa a função attachInterrupt não sei se rodaria direitinho no esp, ainda mais com o web server ativo:

http://labdegaragem.com/profiles/blogs/controle-de-luminosidade-com-dimmer-shield

 

2° Queria ler um sensor dht11 usando a biblioteca timerone.h do arduino, pra dispensar os delays, eu tentei e não consegui.

segue o código que tentei:

#include <LiquidCrystal.h>
  LiquidCrystal lcd(12,11,5,4,3,2);

#include "DHT.h"
 #include "TimerOne.h"
#define DHTPIN A1 // pino que estamos conectado
#define DHTTYPE DHT11 // DHT 11
 volatile unsigned long t=0;
  volatile unsigned long h=0;
  volatile unsigned long tt=0;
  volatile unsigned long hh=0;
// Conecte pino 1 do sensor (esquerda) ao +5V
// Conecte pino 2 do sensor ao pino de dados definido em seu Arduino
// Conecte pino 4 do sensor ao GND
// Conecte o resistor de 10K entre pin 2 (dados) 
// e ao pino 1 (VCC) do sensor
DHT dht(DHTPIN, DHTTYPE);
 
void setup() 
{
  lcd.begin(16,2);
  Serial.begin(9600);
  Serial.println("DHTxx test!");
  dht.begin();
Timer1.initialize(2000000); 
 Timer1.attachInterrupt(callback);
}
 void callback(){
 hh = dht.readHumidity();
   tt = dht.readTemperature();
  }
void loop() 
{
  noInterrupts();
  t=tt;
  h=hh;
  interrupts();
  
  // testa se retorno é valido, caso contrário algo está errado.
  if (isnan(t) || isnan(h)) 
  {
    Serial.println("Failed to read from DHT");
  } 
  else
  {
  lcd.setCursor(0,0);
  lcd.print("TEMP");
  lcd.print(t);
  lcd.SetCursor(0,1);
  lcd.print("HUM");
  lcd.print(h);
    Serial.print("Umidade: ");
    Serial.print(h);
    Serial.print(" %t");
    Serial.print("Temperatura: ");
    Serial.print(t);
    Serial.println(" *C");
  }
}
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, lucianolcoa disse:

Alguem já fez isso? vi esse código aqui, mas como usa a função attachInterrupt não sei se rodaria direitinho no esp, ainda mais com o web server ativo

 

Eu fiz meu próprio shield uma vez e era programado pelo CCS C utilizando de um PIC, funcionou direitinho, no seu caso, só testando, mas acho que não vai funcionar por causa do web server ativo. Eu uso um led piscando nos meus projetos com o ESP e o tempo da comutação é determinada pela interrupção do ESP que geralmente é de 1 segundo, porém quando estou acessando o ESP via web, esta comutação do led fica horrorosamente prejudicada, ou seja, provavelmente a prioridade no ESP é para o web server, se conseguir mudar esta prioridade passando para as outras interrupções, pode até ser que isso mude e até mesmo dê certo. Tem que testar pra ver.

 

 

Quanto à sua segunda dúvida, eu uso a interrupção do timer assim:

 

bool  _timeout = false;

//rotina que é acessada quando o timer estoura
void tCallback(void *tCall){
    _timeout = true;//flag que indica que a interrupção foi acionada
}

void usrInit(void){//configuração do timer
    os_timer_setfn(&mTimer, tCallback, NULL);
    os_timer_arm(&mTimer, 1000, true);//timer estoura em 1 segundo
}



void setup(void){
  usrInit(); //inicializa o timer
}



void loop(void){
  if(_timeout){//se houve estouro do timer...
    _timeout = false;//zera a flag de interrupção
    digitalWrite(led1, !digitalRead(led1));//acende ou apaga led dependendo do estado em que se encontra
  }
}

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

65535 e depois retorna a ZERO (agora estou em dúvida se esta variável não é um contador de 32 bits, pois se for o valor do retorno é o mesmo do micros() ).

Você tem que testar se o valor anterior é maior que o atual e incrementar um contador quando isso acontecer. Pelo que eu saiba, esta ocorrência não gera nenhuma interrupção ou coisa parecida, o ideal é testar ela por uma interrupção ou a cada vez que você precisar ler o valor.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...