Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

P4 2.4 Ht Fsb800


Rafael Coelho

Posts recomendados

  • Membro VIP

Acabei de pôr a mão em um P4 2.4GHz, fsb 800, HT, 512Kb.

Aí estive fazendo uns testes, de overclock. Isso com uma p4p800 (i865PE), e 1 pente de memória samsung pc-3200.

Primeiro fui subindo o fsb... Deixei a memória assíncrona em 320/400, para ela não segurar. Em 250MHz, cheguei a 3.0GHz, com a memória em 400MHz. Rock-solid... Em 260MHz, 3.12Ghz, memória em 208GHz, aparentemente estável (não deixei muito tempo).

Então, botei o fsb em 266MHz, para chegar a 3.2GHz no processador. Entrou no windows, mas no prime95 e no stresscpu deu pau. E deu quase que imediatamente, com o processador ainda marcando menos de 40 graus, o que significa que não foi problema de temperatura.

Segundo esse review, um northwood deveria chegar a mais de 3.2Ghz sem problemas. Aumentei o vcore para 1.6V, reduzi o clock da memória para 266/400, relaxei todas as opções de performance, e nada de rodar o prime95.

A única explicação que eu achei é que o chipset não aguenta esse fsb. Seria isso mesmo?

Nesse caso, com um processador 2.4GHz de fsb800, eu não vou nunca subir acima disso, certo?

Ou será que algum outro fator está segurando o desempenho?

No momento estou fazendo testes com a memória síncrona para ver onde chega, quero descobrir o limite desse meu pente. Em 255MHz vai tudo bem, com 3-4-4-8.

Outra coisa, aparentemente o PAT só fica ativado se a memória estiver síncrona. Isso procede?

Aguardo sugestões, sledgehammer e demais colegas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Vcore - está em auto.

Vlink - não tem essa opção na bios... :(

DDR voltage - 2.75V, mas não faz diferença pois a memória estava bem mais lenta.

AGP voltage - 1.5V, mas não faz diferença pois eu fizei o agp em 66MHz.

Mas aí tem uma coisa interessante: no momento, estou em 233MHz (1.8GHz), memória síncrona. E em full load (stresscpu e prime95 rodando juntos), o vcore está marcando 1.49V no MBM. Ao entrar em idle, ele sobe para 1.57V.

Isso será problema da fonte? Eu uso uma Thermaltake de 360W, não deveria dar problema... Será o regulador da placa?

Devo tentar com um vcore maior (1.65V, por exemplo)? Qual seria o limite seguro para o northwood?

PS: A temperatura está em 45 grausC em full, mesmo com o qfan ativado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Atualização: botei o fsb em 267MHz (3.2Ghz), com a memória em 213MHz 320/400, e setei o vcore para 1.65V. Agora parece estar estável, e o MBM está marcando 1.61V para o vcore.

De qualquer forma, fica a pergunta: talvez eu consiga trocar esse processador por um 2.4GHz 533MHz Prescott. Vai valer a pena? Vou conseguir extrair mais coisa dele, correto? Por causa do multiplicador, pelo que vi é possível que eu chegue com ele a 3.6Ghz ou mais, desde que a temperatura não atrapalhe, certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aí. cara, todos falam que prescott é o bicho para fazer overclock, muito bom memo. Não sei muito de intel, mas também tenho um pentiunzinho aqui, vamos lá:

Como tá o barramento PCI? Sabe que trabalha a 33 e se chegar em 40, fodeo né?

Pode ser isso que tá desligando. pega o programa que eu falo la no meu tópico e vê como tá o barramento PCI. Na maioria das vezes ele sobe pouco.

Cara, presumo que seja tua fonte. 360w não é pouco? Pro meu athlon tô pegando uma 500w. Tu não consegue uma 480w? Tenta desligar o CD-ROM (ou gravador, etc), e essas coisinhas, tipo dvd, etc. Aê tenta com as mesmas configurações que tu tentou a 3.2 e vê se vai dar a tela preta. Se der, o problema não é na fonte, mas pode ser na VCore. Não deixa em auto, sempre ajusta tu mesmo como quiser. Caso não fique a tela preta se você conseguir over a 3.2 com as parafernalhas desligadas, aê troca de fonte.

Acho que tu consegue chegar em 3.6 com o Prescott sim, mas aí vai ter que trocar de fonte, quase que com certeza.

Por enquanto é isso que posso te dizer com certeza.

Valeu

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por coelho72@22 jul 2004, 16:17

De qualquer forma, fica a pergunta: talvez eu consiga trocar esse processador por um 2.4GHz 533MHz Prescott. Vai valer a pena? Vou conseguir extrair mais coisa dele, correto? Por causa do multiplicador, pelo que vi é possível que eu chegue com ele a 3.6Ghz ou mais, desde que a temperatura não atrapalhe, certo?

Certo. Como o FSB é baixo você conseguirá colocá-lo sem tanto esforço a 3.6GHz. O Soyti, que participa do setor Benchmarks, tem um deste... Consegue 4GHz com air-cooler box. :zoio: Mas ele mora no Japão né, frio o tempo todo.

PS: O Prescott 2.4GHz não possui HyperThreading, mas isto não seria um real problema.

Agora, o Northwood 2.4GHz é bom para brincar, acho que o seu limítrofe, aí neste caso, é a placa-mãe... ela não deve estar aguentando tal bus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Diablo, agradeço sua boa vontade, mas obviamente eu estou ciente dos problemas do barramento PCI (que, no caso, está fixo em 33MHz) e das questões da fonte.

Me diga uma coisa, essa fonte de 500W que você vai pegar, que marca é? Eu levo fé que minha Thermaltake de 360W reais segura muito melhor do que qualquer uma de 500W, 550W ou mesmo 600W dessas "satellite" da vida. E uma de 480W reais não sai por menos de R$500, não é tão fácil de "conseguir" uma. A de 420W custa R$400...

Talvez até fosse problema se eu tivesse uma placa de vídeo daquelas malucas, tipo uma geforce fx5800 que eu tive, que parecia uma estufa... Mas com certeza a fonte não é o problema. Até porque eu monitoro as linhas de 12V, 5V e 3.3V, e elas estão normais mesmo em full. Só o vcore é que cai um pouco, mas aí parece mesmo ser problema do regulador da placa.

Além disso, desligar os drives de CD não faria diferença, pois eles consomem tão pouco... Não faria a menor diferença. Seguindo essa lógica, a melhor solução seria tirar uma possível placa agp de alto desempenho e botar uma simplesinha, uma trident pci mesmo, para ver se faz diferença.

Já estou convencido mesmo de que a placa é que não aguenta muito mais de 250MHz no fsb, o que a propósito já é 25% de over no chipset...

De qualquer forma, valeu a ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Coelho, pode muito bem ser temperatura sim (fonte eu acho que não é porque a sua placa de video não é sugadora).

Eu pelo menos não confio nem um pouco nessas medições enquanto não conseguir calibrar. Mas como você mora no sul e tá um frio daqueles, sei lá.

Pode ser um monte de coisas, mas o mais provável é realmente o chipset. Veja se tem alguma configuração para desativar o PAT. Eu não conheço essa board (em termos de poder fuçar).

Tente conversar com quem tem uma parecida.

O Prescott vai fazer sua fonte ficar pequena se você está pensando em 3.6GHz.

Phoenix, essa semana o Japão viveu uma onda de calor de fazer 40ºC em Tóquio. Não é frio o tempo todo por lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O PAT, pelo que eu pude ver pelo AIDA, só fica ativado quando eu deixo as configurações do processador em standard, ou seja, sem nenhuma opção de overclock. Tem duas opções de performance, uma do processador e outra da memória (que deve ser o PAT), mas testei com ambas desabilitadas. Mesmo habilitando, se não estou em 2.4GHz, o PAT aparece como desabilitado no AIDA.

Temperatura pode até ser por causa dos sensores, mas com o gabinete fechado, e rodando prime95 e stresscpu ao mesmo tempo por meia hora ele está marcando 51oC. E nem chegou a aumentar a rotação do cooler, que está mais baixa do que o normal por causa do "asus qfan", que ajusta a rotação do cooler de acordo com a temperatura, e imagino que seja por hardware.

O chipset a mais de 250MHz é que deve estar pegando mesmo, naquele teste que eu citei no primeiro tópico os caras não passaram de 259MHz...

Diablo, o link não funciona, dê uma verificada. E além de multiplicar por 3.10, ainda tem que botar em cima os 30% que os caras cobram para trazer... Isso se a pessoa conhecer alguém que traga e que saiba comprar. Mas mesmo assim, você tem razão, se eu achasse por esse preço aqui no Brasil quando eu comprei essa minha de 360W, eu teria comprado essa de 480W.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por sledgehammer@22 jul 2004, 21:43

Phoenix, essa semana o Japão viveu uma onda de calor de fazer 40ºC em Tóquio. Não é frio o tempo todo por lá.

<off>Tem razão, o Soyti me falou que ficou ilhado por lá estes dias, um monte de gente ficou desabrigada também :(</off>

Agora, em 3.6GHz, será que este Prescott iria sugar tanto assim? Qual tensão seria utilizada para chegar nisto? 1.65v, 1.75v?

Bom, só estou especulando, pois eu não tenho experiência de overclock com esta plataforma...

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Coelho, eu com um P4 3.2Ghz HT não passou de 3.5Ghz, a fonte não segurou, os P4 sugam muita fonte, quanto as oscilações de vcore, o problema é da P4P800, ou melhor a P4C800 também tem este problema, tem um site que ensina um Mod para diminuir estas oscilações, depois eu te passo.

[]´s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aí coelho. Conforme os caras falaram velho, falei que a precisava de uma fonte. Suga muitoooo.

Tpo, eu compro de um cara aqui na minha cidade, ele traz pelo mesmo preço que aparece lá.

Copiei a lista e vou colar aqui para tu ter uma ideia velho.

Tpo, eu moro em São Bento do Sul - SC, e um cara da região traz para mim. Tudo com caixa, etc, funciona tudo perfeitamente.

Peguei meu Athlon 64 todo com o cara, e ele ainda faz casemod (nele que eu mandei colocar todos os coolers também). O bicho é fera e sabe comprar.

Segue a lista em dólares:

Codigo Produto Preço

52950 Fonte *AT* Satellite LC-400C 7.50

52960 Fonte *ATX* Satellite LC-450E 10.00

25196 Fonte *P4* ATX/P3/AMD 7.25

52971 Fonte *P4* MTEK 8.00

52949 Fonte *P4* Satellite LC-500E 10.00

64818 Fonte *P4* Thermaltake 420W+PFC W0008 57.00

64830 Fonte *P4* Thermaltake 480W+PFC W0010 B 75.00

64021 Fonte *P4* Thermaltake 480W+PFC W0011 75.00

63288 Fonte *P4* Thermaltake 480W+PFC W0019 B 94.00

63277 Fonte *P4* Thermaltake 480W+PFC W0020 S 93.00

48561 Fonte Mofax USR Ext. 220 Volts 11.00

59282 Fonte P4 Dr.Hank 400W PW-400W-QC0B 39.00

62300 Fonte P4 Thermaltake 420W W0009R 56.00

Cara, 75 dólares numa Thermaltake 480W é pouco.

Precisando é só berrar.

Valeu

falou

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Phoenyx@22 jul 2004, 23:01

Qual vcore você utilizou neste Northwood para chegar aos 3.5GHz Marcelo, só para ter uma ideia... Esta ASUS libera até quanto?

Usei 1.625v, no P4 é diferente ou minha fonte e cooler não prestavam, pois com mais de 1.625v não adiantava nada, o clock não subia de jeito nenhum, na BIOS se eu não me engano , chega até 1.95v

[]´s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pois é, fiz mais algumas tentativas (até porque o cara que me passou o processador disse que chegava a 3.4GHz com ele), e nada.

Descobri nesse review que uma opção lá da bios, "performance mode", que pode ficar em auto, standard ou turbo, eu deixava em standard, mas descobri nesse texto que em "auto" o desempenho de memória fica bem mais baixo, e portanto deve ser mais estável. Mas não adiantou.

O engraçado é que se eu botar em 3.3GHz (fsb 275MHz) ele liga, dá para navegar, tudo mais. Só se eu ligar o prime95 (ou o stresscpu) é que ele sai fora, dá erro, ou mesmo trava. Até aí tudo bem... O brabo é que em 3012MHz (fsb 251MHz) já não fica estável no prime95. E em 250MHz fica "rock solid". E não adianta nem tentar aumentar o vcore (testei 1.65V) que não influencia em nada.

Em geral você tem um espaço pequeno de frequências onde a máquina trabalha bem no windows mas não roda o prime95, nos athlon que eu mexi, se você ia até, digamos, 205MHz rock solid, até 210MHz entrava no windows mas não passava no prime95, e acima disso nem entrava no windows.

Será que o fato do intel em idle ter o halt disconnect afeta isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!