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    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Ricardo Laurini

Toca discos polyvox td-6000 - como testar o motor?

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Boa tarde, estou tentando restaurar esse polyvox td-6000 e gostaria de saber como testar o motor ou mesmo o circuito de acionamento do motor deste toca discos, pois o mesmo não gira, por precaução troquei todos os capacitores eletrolíticos e poliéster.

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Remova os fios da placa e aplique 12V nele, ele tem que girar, se não girar, o motor esta com problemas...

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  • Autor do tópico
  • Bom dia Bc, desculpe se a pergunta for muito simples, mas quais fio tenho que ligar para fazer o motor funcionar fora do circuito de controle, pois, ele possui 9 fios e por dentro da capa que protege os enrolamentos possui dois componentes parecido com dois transistores que no esquema são identificados como "H.E.G". 

    Tentei enviar o esquema porém esta dando erro.

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    Acho que não será tão simples.

    Segundo o "Audiorama" esse é um motor direct drive:

    Tipo

    Direct Drive / Automático

    Motor

    DC sem escovas, 8 pólos sem núcleo

    Velocidades

    33/45 rpm

    Ajuste de Velocidade (Pitch)

    Sim, +/-3%

    Sistema de impulsão

    Tração direta

    Wow & Flutter

    0,06% (WRMS) / 0,095% (DIN)

    Relação Sinal/Ruído (Rumble)

    70dB

    Prato

    Alumínio fundido 310mm, peso 1.400g

    Cápsula/Agulha

    ATX-11, agulha esférica (N-11)

    Resposta de freqüência

    15Hz - 20kHz (-3dB)

    Tensão de saída

    4,7mV (1kHz, 5cm/seg.)

    Separação entre canais

    20dB (1kHz)

    Tracking Force

    2g (+/-0,25g)

    Alimentação

    117/220V (60Hz)

    Consumo

    8W

    Dimensões

    452 x 162 x 374 mm (LxAxP) c/ tampa

    Peso

    7,4 Kg

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    10 horas atrás, Ricardo Laurini disse:

    Bom dia Bc, desculpe se a pergunta for muito simples, mas quais fio tenho que ligar para fazer o motor funcionar fora do circuito de controle, pois, ele possui 9 fios e por dentro da capa que protege os enrolamentos possui dois componentes parecido com dois transistores que no esquema são identificados como "H.E.G". 

    Tentei enviar o esquema porém esta dando erro.

    Colega, desculpe-me o equivoco! Não sei que o que me ocorreu! Eu entendi que você estava testando o motor do toca FITAS!!! é mole? Hehehehe!!!!...

    O motor desse toca disco, como disse o colega @Ricardo S Ferreira , não é um motor comum, ele é um "motor de passo", e "quem" controla o giro dele é um circuito integrado na placa de controle, siga os fios dele até esse CI e verifique se tem alimentação nele...

     

    PS: se você tiver o esquema da placa de controle dele, basta anexar o arquivo aqui na caixa de texto...

    Para isso, é só clicar na opção "Escolha os arquivos" logo abaixo da caixa de texto, vai abrir uma janela do Explorer do windows, procure o arquivo em seu PC, clique nele e logo a seguir clique em abrir na parte inferior à direita da caixa do explorer...

    O arquivo será anexado a sua mensagem, e assim teremos acesso a ele...

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    Perfeito!

    As tensão que mencionei é a que esta sobre os capacitores C13 e C14, essas tensões devem esta nos pinos 4 e 8 dos dois cis CA1458 (IC1 e IC2). Uma é positiva e a outra é negativa em relação ao terra.

    A tensão sobre os diodos zener de 6V, também são muito importante para o circuito, e lógico os transistores de saída DB135 e DB136, se estiverem com fuga o motor não gira.

    As bobinas do motor você testará entre o terra do circuito e na junção de emissor dos transistores BDs...

    Na placa deve estar identificado como os pontos 17, 18, 12, 13. entre as bobinas você terá um valor relativamente baixa de resistência...

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  • Autor do tópico
  • Boa tarde, medi todas as tensões dos pontos mencionado e estão ok, os transistores estão normais, o teste das bobinas procedi da seguinte maneira:

    Pino 18  comum entre as bobinas e...

    Pino 17= 383 ohms

    Pino 12= 48 ohms

    Pino 13= 48 ohms

    Lembrando que a bobina do pino 17 fica separada das demais, ela se encontra acoplada a tampa plastica do motor.

    Obs. Foram trocados os dois ci´s e os capacitores, o único capacitor que não tinho em mãos para substituição é o C3 de 10nf.

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    Estranho essa bobina no pino 17 apresentar uma resistência muito mais alta que as outras, mas como ela só faz uma realimentação negativa para o primeiro operacional, ela deve estar correta, sobrou só os componentes descrito no esquema como H E G, ainda não vi nada parecido!

    Se você já testou todos os outro transistores, o problema só pode estar no motor mesmo, mais especificamente nesses dois componentes estranhos!...

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    3 minutos atrás, Ricardo S Ferreira disse:

    @Bcpetronzio acredito que esses HEG devam ser sensores hall. Não?

    @Ricardo S Ferreira Sinceramente cheguei até pensar neles, mas eles possuem só três terminais, o componente do esquema possui 4 terminais!...

    PS: Encontrei um sensor Hall com 4 terminais! parece que são dois dentro de um!

    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172010000300012

     

    Acredito que seja para circuitos com fonte simétrica como esse Toca discos!...

    @Ricardo Laurini Tem como você passar o que esta escrito em cima desses componentes ai?

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  • Autor do tópico
  • Bom dia, não consegui visualizar nenhuma descrição em cima dos componentes citados, mas estou enviando algumas fotos da posição dos mesmos.

    A posição dos fios é a seguinte:

    9 = Roxo (terminal da ponta do motor)

    10 = Laranja

    11 = Rosa

    12 = Vermelho

    13 = Azul

    14 = Roxo

    15 = Amarelo

    16 = Roxo

    17 = Cinza (bonina separada)

    18 = Preto / Branco (bobina separada)

    SAM_1766.JPG

    SAM_1769.JPG

    Achei na net um outro toca discos que utiliza esse mesmo motor, porém, o circuito não utiliza os ci´s CA1458, segue esquema:

    Luxman-PD-272-Service-Manual.pdf

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    Só uma dúvida, essas fotos não é do seu motor não né?

    Se for, ele esta com vários fios arrebentados!...

     

    Esse outro T. Disco é totalmente transistorizado, por isso vários transistores estão em configuração Darlington...

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  • Autor do tópico
  • Estas fotos são do motor que esta comigo, precisei dessolda-los para que fosse possível retirar uma fita transparente que cobria os sensores para verificar se os mesmo apresentavam algum código.

    Só uma dúvida é possível que um transformador esteja danificado a ponto de apresentar tensão normal, porém, não fornecer corrente necessária para o circuito quando conectado? Estou suspeitando do transformador da fonte, porém, o esquema não menciona a tensão de trabalho do mesmo? 

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    A julgar pela tensão de trabalho dos capacitores da fonte  (16V), acredito que o trafo seja de 12 +12 V.

    Retificando. Os zener são de 6,2V, portanto, o trafo pode ser 9+9V.

    Mas para saber se o trafo esta aguentando, basta medir as tensões nos capacitores. Se baixar de 6,2V, o trafo não está aguentando.

    Editado por Ricardo S Ferreira
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    10 horas atrás, Ricardo Laurini disse:

    Estas fotos são do motor que esta comigo, precisei dessolda-los para que fosse possível retirar uma fita transparente que cobria os sensores para verificar se os mesmo apresentavam algum código.

    Só uma dúvida é possível que um transformador esteja danificado a ponto de apresentar tensão normal, porém, não fornecer corrente necessária para o circuito quando conectado? Estou suspeitando do transformador da fonte, porém, o esquema não menciona a tensão de trabalho do mesmo? 

    O teste sugerido pelo colega @Ricardo S Ferreira já te removerá a dúvida da fonte não suportar o circuito...

    É só testar com multímetro, se a tensão cair muito o trafo pode estar com defeito...

    Acho muito difícil isso ocorrer! Na minha opinião, o defeito é nesse motor seu ai!...

     

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  • Autor do tópico
  • Efetuei os testes de tensão sugeridos e a tensão sobre os capacitores são de -12v, +12v e na saída do trafo é de 9v-0-9v.

    Em relação aos sensores hall, eles servem para detectar a velocidade do motor? Se eles estiverem com defeito o motor giraria? Estive dando uma pesquisada e pude constatar que os coolers de fonte de pc usam o mesmo tipo de sensor? Vou pesquisar um pouco mais e retorno.

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  • Autor do tópico
  • Boa tarde pessoal, fiz mais alguns testes de tensão no circuito e cheguei as seguintes conclusões - por favor corrijam-me se estiver errado. Os pinos 14/9 correspondem aos pinos Vcc dos sensores e os pinos 10/11/15/16 são os pinos de saída dos sensores. Medindo a tensão entre os pinos 9/18 a tensão era de aprox. 7,4v e nos pinos 14/18 tinham aprox. 0,24v, resolvi então soltar o pino 14 e .... eis que surjem os 12v nos pinos 14/9 o que me leva acrer que um dos sensores esta em curto.

    Achei um pequeno artigo na internet que acredito eu, seja de grande utilidade. http://www.ehow.com.br/testar-sensor-efeito-hall-multimetro-como_37154/

    Segue também o datasheet de um sensor retirado de um cooler de pc, que estou pensando em usar como substituto do sensor original.

     

    UH277.pdf

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    Pelo datasheet esse sensor suporta alimentação de 3V até 20V, então acredito que você pode colocar eles ai nem que seja só para testes!.

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  • Autor do tópico
  • Boa tarde, me surgiu a seguinte duvida, esses sensores tem alguma posição apropriada para montagem, porque no cooler ele trabalha em pé por dentro da argola ferrite. Seria necessário a troca dos dois?

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    Tem não! Pois o cooler pode trabalhar "em pé" ou "deitado", e acredito que, pela dificuldade de se chegar até neles, sugiro logo a troca dos dois!...

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    Acredito que o prato do toca discos possua um ímã de formato circular, como o cooler.

    Então, creio que a sensibilidade do sensor hall se dê pela frente, e deve "sentir" as variações magnéticas do prato girando.

    Dessa forma, acredito eu que deva vicar deitado com a frente para cima.

     

    Isso é só um palpite.

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    10 minutos atrás, Ricardo S Ferreira disse:

    Acredito que o prato do toca discos possua um ímã de formato circular, como o cooler.

    Então, creio que a sensibilidade do sensor hall se dê pela frente, e deve "sentir" as variações magnéticas do prato girando.

    Dessa forma, acredito eu que deva vicar deitado com a frente para cima.

     

    Isso é só um palpite.

    O prato é colocado sobre o motor, quando você remove o prato, você percebe o funcionamento do motor "aos soquinhos", o movimento não é linear, ele vai dando pequenos "arrancos" e se movendo como um motor de passo...

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