Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Toca discos polyvox td-6000 - como testar o motor?


Posts recomendados

Bom dia Bc, desculpe se a pergunta for muito simples, mas quais fio tenho que ligar para fazer o motor funcionar fora do circuito de controle, pois, ele possui 9 fios e por dentro da capa que protege os enrolamentos possui dois componentes parecido com dois transistores que no esquema são identificados como "H.E.G". 

Tentei enviar o esquema porém esta dando erro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que não será tão simples.

Segundo o "Audiorama" esse é um motor direct drive:

Tipo

Direct Drive / Automático

Motor

DC sem escovas, 8 pólos sem núcleo

Velocidades

33/45 rpm

Ajuste de Velocidade (Pitch)

Sim, +/-3%

Sistema de impulsão

Tração direta

Wow & Flutter

0,06% (WRMS) / 0,095% (DIN)

Relação Sinal/Ruído (Rumble)

70dB

Prato

Alumínio fundido 310mm, peso 1.400g

Cápsula/Agulha

ATX-11, agulha esférica (N-11)

Resposta de freqüência

15Hz - 20kHz (-3dB)

Tensão de saída

4,7mV (1kHz, 5cm/seg.)

Separação entre canais

20dB (1kHz)

Tracking Force

2g (+/-0,25g)

Alimentação

117/220V (60Hz)

Consumo

8W

Dimensões

452 x 162 x 374 mm (LxAxP) c/ tampa

Peso

7,4 Kg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
10 horas atrás, Ricardo Laurini disse:

Bom dia Bc, desculpe se a pergunta for muito simples, mas quais fio tenho que ligar para fazer o motor funcionar fora do circuito de controle, pois, ele possui 9 fios e por dentro da capa que protege os enrolamentos possui dois componentes parecido com dois transistores que no esquema são identificados como "H.E.G". 

Tentei enviar o esquema porém esta dando erro.

Colega, desculpe-me o equivoco! Não sei que o que me ocorreu! Eu entendi que você estava testando o motor do toca FITAS!!! é mole? Hehehehe!!!!...

O motor desse toca disco, como disse o colega @Ricardo S Ferreira , não é um motor comum, ele é um "motor de passo", e "quem" controla o giro dele é um circuito integrado na placa de controle, siga os fios dele até esse CI e verifique se tem alimentação nele...

 

PS: se você tiver o esquema da placa de controle dele, basta anexar o arquivo aqui na caixa de texto...

Para isso, é só clicar na opção "Escolha os arquivos" logo abaixo da caixa de texto, vai abrir uma janela do Explorer do windows, procure o arquivo em seu PC, clique nele e logo a seguir clique em abrir na parte inferior à direita da caixa do explorer...

O arquivo será anexado a sua mensagem, e assim teremos acesso a ele...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Perfeito!

As tensão que mencionei é a que esta sobre os capacitores C13 e C14, essas tensões devem esta nos pinos 4 e 8 dos dois cis CA1458 (IC1 e IC2). Uma é positiva e a outra é negativa em relação ao terra.

A tensão sobre os diodos zener de 6V, também são muito importante para o circuito, e lógico os transistores de saída DB135 e DB136, se estiverem com fuga o motor não gira.

As bobinas do motor você testará entre o terra do circuito e na junção de emissor dos transistores BDs...

Na placa deve estar identificado como os pontos 17, 18, 12, 13. entre as bobinas você terá um valor relativamente baixa de resistência...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, medi todas as tensões dos pontos mencionado e estão ok, os transistores estão normais, o teste das bobinas procedi da seguinte maneira:

Pino 18  comum entre as bobinas e...

Pino 17= 383 ohms

Pino 12= 48 ohms

Pino 13= 48 ohms

Lembrando que a bobina do pino 17 fica separada das demais, ela se encontra acoplada a tampa plastica do motor.

Obs. Foram trocados os dois ci´s e os capacitores, o único capacitor que não tinho em mãos para substituição é o C3 de 10nf.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Estranho essa bobina no pino 17 apresentar uma resistência muito mais alta que as outras, mas como ela só faz uma realimentação negativa para o primeiro operacional, ela deve estar correta, sobrou só os componentes descrito no esquema como H E G, ainda não vi nada parecido!

Se você já testou todos os outro transistores, o problema só pode estar no motor mesmo, mais especificamente nesses dois componentes estranhos!...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
3 minutos atrás, Ricardo S Ferreira disse:

@Bcpetronzio acredito que esses HEG devam ser sensores hall. Não?

@Ricardo S Ferreira Sinceramente cheguei até pensar neles, mas eles possuem só três terminais, o componente do esquema possui 4 terminais!...

PS: Encontrei um sensor Hall com 4 terminais! parece que são dois dentro de um!

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172010000300012

 

Acredito que seja para circuitos com fonte simétrica como esse Toca discos!...

@Ricardo Laurini Tem como você passar o que esta escrito em cima desses componentes ai?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, não consegui visualizar nenhuma descrição em cima dos componentes citados, mas estou enviando algumas fotos da posição dos mesmos.

A posição dos fios é a seguinte:

9 = Roxo (terminal da ponta do motor)

10 = Laranja

11 = Rosa

12 = Vermelho

13 = Azul

14 = Roxo

15 = Amarelo

16 = Roxo

17 = Cinza (bonina separada)

18 = Preto / Branco (bobina separada)

SAM_1766.JPG

SAM_1769.JPG

Achei na net um outro toca discos que utiliza esse mesmo motor, porém, o circuito não utiliza os ci´s CA1458, segue esquema:

Luxman-PD-272-Service-Manual.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estas fotos são do motor que esta comigo, precisei dessolda-los para que fosse possível retirar uma fita transparente que cobria os sensores para verificar se os mesmo apresentavam algum código.

Só uma dúvida é possível que um transformador esteja danificado a ponto de apresentar tensão normal, porém, não fornecer corrente necessária para o circuito quando conectado? Estou suspeitando do transformador da fonte, porém, o esquema não menciona a tensão de trabalho do mesmo? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A julgar pela tensão de trabalho dos capacitores da fonte  (16V), acredito que o trafo seja de 12 +12 V.

Retificando. Os zener são de 6,2V, portanto, o trafo pode ser 9+9V.

Mas para saber se o trafo esta aguentando, basta medir as tensões nos capacitores. Se baixar de 6,2V, o trafo não está aguentando.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
10 horas atrás, Ricardo Laurini disse:

Estas fotos são do motor que esta comigo, precisei dessolda-los para que fosse possível retirar uma fita transparente que cobria os sensores para verificar se os mesmo apresentavam algum código.

Só uma dúvida é possível que um transformador esteja danificado a ponto de apresentar tensão normal, porém, não fornecer corrente necessária para o circuito quando conectado? Estou suspeitando do transformador da fonte, porém, o esquema não menciona a tensão de trabalho do mesmo? 

O teste sugerido pelo colega @Ricardo S Ferreira já te removerá a dúvida da fonte não suportar o circuito...

É só testar com multímetro, se a tensão cair muito o trafo pode estar com defeito...

Acho muito difícil isso ocorrer! Na minha opinião, o defeito é nesse motor seu ai!...

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Efetuei os testes de tensão sugeridos e a tensão sobre os capacitores são de -12v, +12v e na saída do trafo é de 9v-0-9v.

Em relação aos sensores hall, eles servem para detectar a velocidade do motor? Se eles estiverem com defeito o motor giraria? Estive dando uma pesquisada e pude constatar que os coolers de fonte de pc usam o mesmo tipo de sensor? Vou pesquisar um pouco mais e retorno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde pessoal, fiz mais alguns testes de tensão no circuito e cheguei as seguintes conclusões - por favor corrijam-me se estiver errado. Os pinos 14/9 correspondem aos pinos Vcc dos sensores e os pinos 10/11/15/16 são os pinos de saída dos sensores. Medindo a tensão entre os pinos 9/18 a tensão era de aprox. 7,4v e nos pinos 14/18 tinham aprox. 0,24v, resolvi então soltar o pino 14 e .... eis que surjem os 12v nos pinos 14/9 o que me leva acrer que um dos sensores esta em curto.

Achei um pequeno artigo na internet que acredito eu, seja de grande utilidade. http://www.ehow.com.br/testar-sensor-efeito-hall-multimetro-como_37154/

Segue também o datasheet de um sensor retirado de um cooler de pc, que estou pensando em usar como substituto do sensor original.

 

UH277.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Acredito que o prato do toca discos possua um ímã de formato circular, como o cooler.

Então, creio que a sensibilidade do sensor hall se dê pela frente, e deve "sentir" as variações magnéticas do prato girando.

Dessa forma, acredito eu que deva vicar deitado com a frente para cima.

 

Isso é só um palpite.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
10 minutos atrás, Ricardo S Ferreira disse:

Acredito que o prato do toca discos possua um ímã de formato circular, como o cooler.

Então, creio que a sensibilidade do sensor hall se dê pela frente, e deve "sentir" as variações magnéticas do prato girando.

Dessa forma, acredito eu que deva vicar deitado com a frente para cima.

 

Isso é só um palpite.

O prato é colocado sobre o motor, quando você remove o prato, você percebe o funcionamento do motor "aos soquinhos", o movimento não é linear, ele vai dando pequenos "arrancos" e se movendo como um motor de passo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!