Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

temperatura do FX 6300


Posts recomendados

@gerson42 se está com apenas 17ºC de margem com a CPU em repouso (ela parece estar com quase nenhum uso) é porque a coisa está feia. Se chegar aos 100% vai passar fácil do limite.

 

Estou vendo que você está com o clock a 3.8GHz. Provavelmente usando a opção "Desempenho" no Gerenciador de Energia do Windows? Se tiver, volte para equilibrado porque isso é engodo da Microsoft. Só faz a CPU rodar com clock alto em repouso. Isso esquenta bem o processador também.

 

O Turbo Boost naturalmente gerencia o clock de acordo com a carga e a necessidade.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Contiusa disse:

@gerson42 se está com apenas 17ºC de margem com a CPU em repouso (ela parece estar com quase nenhum uso) é porque a coisa está feia. Se chegar aos 100% vai passar fácil do limite.

 

Estou vendo que você está com o clock a 3.8GHz. Provavelmente usando a opção "Desempenho" no Gerenciador de Energia do Windows? Se tiver, volte para equilibrado porque isso é engodo da Microsoft. Só faz a CPU rodar com clock alto em repouso. Isso esquenta bem o processador também.

 

O Turbo Boost naturalmente gerencia o clock de acordo com a carga e a necessidade.

 

Esta mais ou menos em repouso estou executando o ''Droid4X'' um emulador de android (porque n tenho celular :/). 

mas de resto esta tudo em repouso

poxa eu não sabia dessa opção desempenho e nem sabia do gerenciador de energia do windows, aonde é isso ? como desativa ?

se eu desativar vai mudar fps em games ? 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gerson42 se você não sabe o que é a opção "Desempenho", provavelmente está em "Equilibrado", mas confere lá, porque às vezes o técnico ou a loja colocaram para você achando que estão fazendo um favor.

 

Fica em Painel de Controle / Sistema e Segurança / Opções de Energia. Veja onde está. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, gerson42 disse:

@Contiusa Então quanto mais perto de ZERO pior ?

então o 30 ali é algo bom ? :o

adicionado 1 minuto depois

@Contiusa só mais uma duvida, essa parada de energia n muda o fps em jogos ? se colocar la em desempenho ? 

 

Sim, porque é a "margem térmica". Ou seja, o valor que você vê é o tanto de "gordura" que você tem para queimar. Quando bater no zero é porque chegou no limite de temperatura recomendado. Quando começa a marcar negativo, o valor fica em vermelho.

 

O desempenho não muda nada em jogos com ele em desempenho, pelo contrário. Se o clock fica sempre no talo, a CPU está sendo estressada, o micro está esquentando, o VRM está carregado. Aí, na hora que você realmente precisa esmerilhar a CPU, ela já não tem margem para dissipar calor. Elas costumam aquecer mais rápido e fazer o throttling. E pra que isso? Sem a opção desempenho ele vai bater nos 4.1GHz de turbo do mesmo jeito, mas só quando você precisa.

 

Não tem aqueles anúncios "Seu micro está lento? Dê uma turbinada com a ferramenta assim e assado". Isso se chama scam. A Microsoft fez a mesma coisa com essa opção "desempenho" :lol: 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Contiusa disse:

mas você já é famoso por defender temperaturas abaixo do ambiente (uma impossibilidade física)

Defendia ;)

 

1 hora atrás, Contiusa disse:

E o que você falou não faz o maior sentido - a CPU desligar 9ºC acima do recomendado

A 80ºC?

 

1 hora atrás, Contiusa disse:

Eu já disse a você algumas vezes que a sua CPU está em risco se você continuar usando esses aplicativos para se basear, especialmente porque, se não me falha a memória, você usa o cooler box e as suas temperaturas sempre me pareceram "quentes". Mas pode continuar usando e batendo nos 90ºC e desligando. Mas você sabe do risco que está correndo.

Ele não chega a 90 nem aqui nem na China. O que eu disse em outro tópico é que se fôssemos aplicar a margem de 10ºC entre o OverDrive e outros programas, ele chegaria a 90, quando na verdade está a 80.

 

1 hora atrás, Contiusa disse:

O AMD Overdrive continua sendo "o único" aplicativo para fazer qualquer análise de temperatura nos FX, a menos que o usuário seja experiente e corra atrás dos valores corretos - tanto com o fabricante da placa-mãe como com a própria AMD.

O problema é que eu não vi ninguém verificar que o Overdrive está correto, ele só é usado como referência porque um suposto engenheiro da AMD disse que ele é o correto. Pra mim pouco importa o que ele disse, pois a leitura do mesmo é igual a de todos os outros programas que não são recomendados.

 

1 hora atrás, Contiusa disse:

Eu fico aqui brincando, mas você deixar a sua CPU bater nos aparentemente 90ºC e desligar não é legal. Veja isso porque os chips da AMD são mais sensíveis ao calor do que os da Intel.

Sim, são, mas ele não chega a 90, chegou a 80 num dia bem quente e com um OC/OV bem acima do recomendado para Cooler Box.

 

 

adicionado 1 minuto depois
57 minutos atrás, ilkyest disse:

O overdrive se assemelha muito em detecção ao HWinfo64. Eu abandonei o overdrive porque eu preciso no tray, e o speedfan não detecta no meu caso. Já não fazia no 6300, e o 8320E só "aperfeiçoou a técnica"

 

Quanto aos 90 graus, eu sempre soube que o 83XX iria a 72 e os 6xxx iria aos 62. O meu processador, ao chegar em 76 desliga o pc... e anteriormente o FX6300 desligava em 67.

 

Quem usa linux é ainda pior. No arch, por exemplo, dá 20 graus de diferença, mesmo em overclock.; O fintek, que é o "watchdog" do 8320E é bem bugado em idle no linux, em over melhora, mas ainda assim....

 

Estou dando minha experiência. Eu confio no overdrive e no HWinfo, porque os outros não conseguem ler o sensor pelo menos na minha mobo, infelizmente, mas no HWinfo por causa do tray........ e só o sensor do processador, isso que não dá pra entender.

Isso é específico ao 8320E? Porque pra mim a leitura é a mesma em todos os aplicativos de leitura, tanto no Windows como no Linux.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
13 horas atrás, AmarildoJr disse:

Isso é específico ao 8320E? Porque pra mim a leitura é a mesma em todos os aplicativos de leitura, tanto no Windows como no Linux.

 

Eu notei ser específico do 8320E. É a leitura do watchdog fintek que não é perfeita no pinguim. Mas detalhe 2) em idle, se eu deixar o processador com suas frequencias nativas, é ainda mais bugado...

 

Antes de fazer overclock em idle ele tinha leituras de 6 graus, e detalhe: aqui eu tenho 22 de temp ambiente

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, ilkyest disse:

em idle, se eu deixar o processador com suas frequencias nativas, é ainda mais bugado...

Ah sim, se usar a leitura que todos usam então vai ser bugado sim ehehehe. É aquela que eu lia quando estava marcando 6ºC. Olha só:

 

Citação

k10temp-pci-00c3
Adapter: PCI adapter
temp1:        +23.0°C  (high = +70.0°C)
                       (crit = +80.0°C, hyst = +77.0°C)

Tocando com o dedo eu sinto o processador morno, o que indica que ele está poucos graus acima da minha temperatura corporal, então não pode ser 23ºC.

 

Agora olha a temperatura que eu comentei antes:

Citação

temp1:        +33.0°C  (low  = +127.0°C, high = +127.0°C)  sensor = thermistor
temp2:        +39.0°C  (low  = +127.0°C, high = +127.0°C)  sensor = thermal diode
temp3:        +39.0°C  (low  = +127.0°C, high = +127.0°C)  sensor = Intel PECI

 

A primeira é a temperatura lida pelo thermistor do fan do processador. Na parte de trás do fan (que olha para o dissipador) tem um diodo bem pequeno que, quanto mais quente, mais resistente ele fica, por consequência maior é a temperatura lida e maior é o RPM dele (ja chegou a 6600 pra mim). É por causa desse thermistor horrível que o fan não sobe de 3400 RPM se você tiver um sistema de refrigeração, porque ele vai sentir mais o ar frio que chega do que o ar quente vindo do dissipador. E como o que comanda o fan é essa leitura (e não a temperatura do processador em si), ele geralmente vai girar só até 3400 RPM. Mas fechando o gabinete a temperatura aumenta e consequentemente a rotação dele.

 

A segunda temperatura eu tenho 99.99% de certeza ser a do processador, é a que faz mais sentido, e após várias horas de testes e pesquisas eu cheguei a essa conclusão.

 

A terceira supostamente é do northbridge, mas eu já deixei a máquina em full-load por 30 minutos e verifiquei que a temperatura mostrada (temp3) não era real (88ºC), mas por volta de uns 60 (tenho um fan de 80 jogando ar no northbridge).

 

Para ter essas leituras basta rodar o comando "sensors-detect", @ilkyest. Ai me diz o que aparece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
19 horas atrás, AmarildoJr disse:

k10temp-pci-00c3
Adapter: PCI adapter
temp1:        +34.6°C  (high = +70.0°C)
                      (crit = +80.0°C, hyst = +77.0°C)

fam15h_power-pci-00c4
Adapter: PCI adapter
power1:       95.13 W  (crit =  95.13 W)
 

 

e só isso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gerson42 amigo, esta margem térmica me parece muito ruim. Sua cpu esta com pouca carga, e a margem ja esta em 12°c?! Tente um teste de stress com o prime 95 para confirmar. Tenho uma cpu igual, mas com um cooler melhor, e minha margem em stress no prime 95, apos 40 min nao fica menor que 25°c, com temp ambiente na casa de 30°c. 

adicionado 8 minutos depois

@gerson42 veja essa margem com o teste do prime 95: 

P_20160715_134629.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!