Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

este tipo de placa funciona no ubuntu?


erich8

Posts recomendados

A qualidade dessas placas varia de mediana a péssima, a minha mesmo, apesar de suportar oficialmente PCI-e 2.0 (500MB/s )ela só funcionou em modo PCI-e 2.0 nos primeiros dias, depois disso ela passou a funcionar em modo PCI-e 1.0 (250MB/s); gargalando o desempenho do meu SSD, e não teve jeito de fazer ela voltar a funcionar em modo 2.0, nem trocando de slot, ou resetando o BIOS....

 

Sem contar a péssima qualidade dos conectores.. tive que colar os cabos SATA com cola quente para evitar uma tela azul a cada movimento do gabinete, pois as travas do conector da placa são muito frouxas, mesmo com cabos SATA novos...

 

A minha placa é um modelo da nacional contac que, apesar da baixa qualidade ainda funciona sem problemas a quase 2 anos.

 

PS: a minha placa usa o mesmo modelo de conectores daquele modelo azul da segunda foto, porém são 2 portas, observe que sequer tem travas no conector... os conectores da placa na primeira foto parecem um pouco melhores.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ja pensou em usar um case externo USB? claro que não é um primor de qualidade, mas eu transferi a uns anos um HD de 1TB para uma case USB Empire, dos mais baratos, e uso esse HD como backup ate hoje. no meu caso a fonte dele era de 12V/2A, e como eu não confiava na qualidade dela, parecia aqueles carregadores de camelô, eu adaptei uma saída jack 10 mm em um espelho PCI para alimentar o case com a fonte do PC (Seasonic S12II 620W). 

 

Sobre as placas PCI-e/SATA, um detalhe que eu não mencionei, é que eu uso as 2 portas da minha placa para ligar um HD de 2TB e um SSD de 120GB com Windows, a placa consegue dar boot no Windows sem problemas, mas não suporta RAID.

 

O Linux Ubuntu fica em um antigo HD de 160GB, mas consegue acessar sem problemas os arquivos no SSD e do HD de 2TB, no site da comtac é informado que a minha placa não tem suporte a Linux:

 

http://www.comtac.com.br/produto/placa-pci-express-2-portas-sata-iii

 

Eu nunca tentei usar o HD com Ubuntu diretamente nessa placa, mas eu creio que ela suporte dar boot em Linux também; entre as opções, a placa PCI-e/SATA é a que lhe daria melhor performance, só não vale gastar metade do preço de uma placa-mãe nova em uma simples placa de expansão e de qualidade duvidosa, só fuja de placas com chipset VIA...

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Se for o modelo com chipset Asmedia 106x o windows 7 reconhece a placa durante a instalação, não precisou de driver.

 

Quanto ao BIOS, ela deve reconhecer os HDs ligados na placa por ultimo, e é necessario selecionar o HD/SSD da placa como unidade de BOOT, no meu PC com placa Asus e BIOS AMI, a configuração fica na aba Boot em Hard Disk Drivers, é necessário selecionar o disco/SSD conectado na placa externa e coloca-lo no topo da lista, só depois disso é possível coloca-lo como disco de boot em Hard Disk Priority

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

primeiro preciso usar esta placa para transferir arquivos de um HD para outro, ai sim começa a revoluçao.
sera que o ubuntu que ja esta instalado vai achar esta placa?
terei de instalar o linux para que esta placa funcione?

si eu perder este PC vou ter problemas, pois nao tenho outro meio para entrar na internet.

adicionado 6 minutos depois

chip asm1061

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Eu ja uso o Ubuntu desde a versão 10.04, e nunca tive problemas com a placa, sempre funcionou, tanto em modo live, quanto apos a instalação... mesmo a ultima versão 14.04 LTS tendo vindo bastante bugada, ainda assim a placa foi reconhecida e os HDs nela foram montados automaticamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!