Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Transformar os 20 Volts de um carregador de notebook em 12V?


Ir à solução Resolvido por faller,

Posts recomendados

  • Membro VIP
1 hora atrás, Kenny Robert disse:

@faller Houve alguma melhora no projeto?

Sem título.jpg

adicionado 3 minutos depois

me esqueci do fusivel......

Bote o fusível na linha dos 20 Volts, antes de entrar ai, só para garantir que sua casa não pegue fogo...

Pode construir desse modo que vai operar numa boa..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, faller disse:

Bote o fusível na linha dos 20 Volts, antes de entrar ai, só para garantir que sua casa não pegue fogo...

Pode construir desse modo que vai operar numa boa..

Que legal! até que enfim consegui! Muito obrigado pela ajuda @faller, vou ver se consigo os componentes o quanto antes para começar a montagem, seria bom se eu acha-se aqui em minha cidade mesmo.....

Para esse projeto é bom um fusível de quantos Amperes?

adicionado 2 minutos depois

Há e tanto o tip 42 e o Lm7812 devem estar em um bom dissipador certo?

Tenho aqueles dissipadores que vem nas fontes de computadores que tem espaço para três e aquelas "micas" que o isolam o componente do dissipador daria certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Kenny Robert disse:

Que legal! até que enfim consegui! Muito obrigado pela ajuda @faller, vou ver se consigo os componentes o quanto antes para começar a montagem, seria bom se eu acha-se aqui em minha cidade mesmo.....

Para esse projeto é bom um fusível de quantos Amperes?

adicionado 2 minutos depois

Há e tanto o tip 42 e o Lm7812 devem estar em um bom dissipador certo?

Tenho aqueles dissipadores que vem nas fontes de computadores que tem espaço para três e aquelas "micas" que o isolam o componente do dissipador daria certo?

Coloque um dissipador generoso..  Como vais querer alimentar isso dai com uma fonte de 20V@3A, de notebook, a maior dissipação será de (20-12)V x 3A = 24 Watts que é uma potência bem considerável.

E sim deves usar mica para separar o CI e o Transistor do dissipador. Coloque um pingo de pasta térmica nas faces de contato CI/mica/dissipador. E boa sorte ai na montagem...

Fusível eu colocaria ai de 4 Amperes..

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

@faller O projeto deu certinho! muito obrigado pela ajuda!

Estou em outro projeto e preciso da ajuda de vocês aqui do clube, por ser outro regulador colocarei aqui mesmo certo? ou é melhor abrir outro tópico?

 Montei um regulador com Lm317 ( já bem dissipado), resistor 470r, potenciômetro 10k, um capacitor de 220 uf/35v de entrada, e um de 25V/470uF na saida!

 Mais mesmo com os capacitores a fonte não estabiliza! Por exemplo ao ligar uma lampada   de 3,5W (4,75V/0,75A) a fonte cai para 1,6V e a luz da lâmpada fica muito fraca!

Teria alguma dica? A fonte utilizada é 14V x 1A (apenas para os testes, pretendo utilizar outra), 

Obs: apenas a fonte e um 7805, liga a lampada tranquilamente.

 

E como o projeto da fonte estabilizada em 12V saiu muito barata, pensei em comprar um tip42 e colocar junto ao lm317, daria certo? o certo mesmo seria usar o lm338 (como aquela sua fonte ajustável) mais eu quero utilizar esse LM317 que estava parado!

Obrigado pela Atenção!

Tenha uma Boa noite!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Colocastes os capacitores anti oscilação, conforme o fabricante indica no datasheet???  Esse comportamento tem tudo para se pensar ou que o CI esteja entrando em proteção térmica ou esteja entrando em oscilação..

Proteção térmica requer maior dissipação no CI. Oscilação requer uma montagem limpa e com fios curtos e grossos bem como os capacitores e diodos que o fabricante recomenda no datasheet do CI

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@faller segui o esquema do datasheet que está logo abaixo!

esse esquema é protegido contra FEM..... e outros?

LM317.png

adicionado 4 minutos depois

Há e no final acabei descobrindo que o problema era a fonte, ao colocar na fonte de PC o problema sumiu!

Voltando aquela pergunta o tip42 é compátivel ao lm317?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@faller Irei comprar componentes via E-Bay realmente é confiável? Todos os vendedores que irei comprar são "Nivel Top", irei comprar os componentes para fazer uma fonte ajustável descente! e deixar alguns componentes em "estoque".

qual a diferença do LM 338 TO2 e TO3 (dissipação, potência...)?

Irei comprar o tip42 ao invés do tip147 (auxiliando o 338) da certo? 

Alguma vez foi taxado? 

Há... e quanto ao pagamento somente via Pay-Pal?

Desculpa tantas perguntas!

Faller lhe agradeço por sempre ser atencioso!

Tenha uma Boa Noite!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A diferença entre TO3 e TO2 é exatamente essa dai, capacidade de transmitir potência do CI ao dissipador..

Dá certo sim mas eu prefiro o TIP127..

Sim já fui taxado, paguei e tudo bem..

Via Pay-Pal via cartão e at,e mesmo via boleto em alguns casos..

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, Kenny Robert disse:

@faller vou ver se consigo comprar TO3 ao invés de TO2 ( a diferença nem é tão grande assim), e também vou ver se compro o tip127!

E rezar para não ser taxado!

Geralmente o frete é grátis ou muito barato. Não faça grandes compras de cada vez. Compre poucos itens até mesmo para te garantir, se der perda total (nunca tive) não perdes muito..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/02/2017 às 13:46, faller disse:

Geralmente o frete é grátis ou muito barato. Não faça grandes compras de cada vez. Compre poucos itens até mesmo para te garantir, se der perda total (nunca tive) não perdes muito..

@faller terei muito tempo para pesquisa, pois minha mãe me informou que o cartão ira demora mais uns 20 dias para liberar a compra!:mellow:

Mais irei esperar!

Pena que os vendedores aceitam apenas o Pay-Pal, pois estou com o dinheiro em mãos mais não há como fazer a compra!

 

 

adicionado 12 minutos depois
Em 28/02/2017 às 13:46, faller disse:

Não faça grandes compras de cada vez. Compre poucos itens até mesmo para te garantir, se der perda total (nunca tive) não perdes muito..

Meu carrinho está logo abaixo! Tem poucos itens pois apenas quero pegar confiança no site!

Não entendi! por exemplo: hoje eu compro o lm338, daqui uns 10 dias eu compro o tip127...... etc...

é dessa maneira?

lista de compras.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 3 semanas depois...

@faller Os itens estão chegando, minha duvida agora seria o valor dos resistores, pois meu trafo consegue oferecer algo próximo aos 20A com base nos testes que fiz até agora, então me baseando em seu projeto (Fonte ajustável 20V 10A) irei montar uma fonte de uns 15A (ou seja 3 transistores), os transistores tip127 e o regulador LM338 já chegaram, então queria saber como faço para calcular aqueles resistores de 5W, que entram no emissor do transistor? Pois pretendo comprar eles esta semana!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
10 horas atrás, Kenny Robert disse:

@faller Os itens estão chegando, minha duvida agora seria o valor dos resistores, pois meu trafo consegue oferecer algo próximo aos 20A com base nos testes que fiz até agora, então me baseando em seu projeto (Fonte ajustável 20V 10A) irei montar uma fonte de uns 15A (ou seja 3 transistores), os transistores tip127 e o regulador LM338 já chegaram, então queria saber como faço para calcular aqueles resistores de 5W, que entram no emissor do transistor? Pois pretendo comprar eles esta semana!

Os valores são todos os mesmos do circuito original. Ele, o resistor de emissor, casa com o transistor. Se colocasses 10 transistores 10 resistores de emissor, todos do mesmo valor, deveriam ser colocados..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Repare que quando fiz uma fonte para 10 Amperes usei dois transistores que em seu total de corrente poderiam tolerar até 20 Amperes (10 Amperes cada um no Tip147)

Agora queres colocar 3 transistores do tipo 127 cujo somatório de corrente permitida atinge 15 Amperes e deles queres tirar esses 15 Amperes.. Tem coisa errada ai..  Se quiseres 15 Amperes desses ai mesmo que auxiliados pelo LM338, vais ter de colocar de 5 a 6 deles...

 

Te aconselho estudar a curva de derate ou derating de um transistor..  Para que consigas dele a Potência e/ou correntes nominais vais ter de manter o transistor a 40 graus, por ai.. Só arrefecendo com hidrogênio líquido..

Tente entender a curva de derate do transistor... Elas estão nos datasheets...

Até agora não entendi o porque da compra de TIP127... Por que fazer caprichado se podes fazer torto!!!!! Esse deve ter sido o princípio por ti buscado...

 

 

adicionado 1 minuto depois
10 horas atrás, Kenny Robert disse:

@faller Desculpa lhe incomodar novamente!

Você acha que 33.000 uF seria o suficiente para meu trafo? ( quando montei esse trafo, em meus calculos deram 16V/21A). é que hoje acho que irei finalizar a compra. 

O valor do capacitor pode até mesmo estar exagerado para a corrente de 15 Amperes. Ficaria ai por perto dos 20.000 uF

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!