Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Transformar os 20 Volts de um carregador de notebook em 12V?


Ir à solução Resolvido por faller,

Posts recomendados

Sabe tenho um carregador de notebook parado aqui em casa e os 20 volts fornecidos por ele não tem muita necessidade para mim. Então pensei em colocar um LM7812 para estabilizar a fonte mais ai que vem a questão.

O LM7812 trabalha com 1A, e eu queria manter os 3A da fonte se eu colocar 3 lm7812 em paralelo (ou seria em serie?) eu conseguiria estabilizar a fonte em 12v e manter a corrente em 3A?

Ou teria de fazer outro processo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@faller Essa sua dica é excelente, mais para esse projeto em especifico eu estava pensando em uma fonte estabilizada em 12 volts.

E em minha cidade é um pouco difícil encontrar esses transistores (Lm350, Lm318........ até o Lm 317 deu trabalho para conseguir)

adicionado 16 minutos depois

@faller esse esquema de ligar 3 lm7812 em paralelo funcionaria?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não é nada recomendável paralelar 7812. Esses CI's não vão ter nunca a exata mesma resposta. Se um deles entrar na região de bloqueio vai deixar os outros dois na mão, que por sua vez também se bloquearão..

Se queres aumentar a corrente e ainda conservar o LM7812 use algo assim:

12v-15a-voltage-regulator-_circuit.jpg

 

Mas suprima o fusível de 1 A pois não tem o menor sentido...

Pode usar transistores TIP125 126 ou 127

 

E os citados LM317, 350 e 338 não são transistores mas sim CI's reguladores de tensão..

Acompanhe essa discussão sobre esses CI's dai para frente:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pode usar também amplificador operacional e um transistor mosfet canal N ou Transistor NPN,um diodo zener e um resistor e alguns capacitores

 

o diodo zener de 12v e o resistor vão dar a referencia de 12v, se quiser pode usar o seu LM7812 para dar a referencia em vez do zener e resistor.

 

o amplificador operacional vai controlar o Mosfet/NPN e comparar a tensão de saida com a referencia

os capacitores vão estabilizar o circuito

 

esse vídeo explica como funciona (com o MOSFET não precisa daquele resistor na base/gate):

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/01/2017 às 14:53, XtremeXX disse:

pode usar também amplificador operacional e um transistor mosfet canal N ou Transistor NPN,um diodo zener e um resistor e alguns capacitores

 

o diodo zener de 12v e o resistor vão dar a referencia de 12v, se quiser pode usar o seu LM7812 para dar a referencia em vez do zener e resistor.

 

o amplificador operacional vai controlar o Mosfet/NPN e comparar a tensão de saida com a referencia

os capacitores vão estabilizar o circuito

 

esse vídeo explica como funciona (com o MOSFET não precisa daquele resistor na base/gate):

 

 

Mais na verdade o que limita a corrente neste caso seria o que o transistor npn?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, Kenny Robert disse:

Mais na verdade o que limita a corrente neste caso seria o que o transistor npn?

Não tem limitação de corrente. Se a carga pedir essa topologia vai tentar entregar corrente até mesmo a ponto de danificar o transistor...  Usando um daqueles CI's reguladores, sozinhos, o sistema estará protegido contra curto circuito e contra sobre aquecimento e a corrente que se consegue fica limitada em 5 Amperes. Se usar o LT1083 o limite de corrente sobe a 7,5 Amperes que me parece mais do que suficiente para a maioria absoluta das aplicações..

 

Acreditem na experiência... O melhor dos circuitos tende ser o mais simples deles e se possível com CI específico..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/01/2017 às 18:58, faller disse:

Não é nada recomendável paralelar 7812. Esses CI's não vão ter nunca a exata mesma resposta. Se um deles entrar na região de bloqueio vai deixar os outros dois na mão, que por sua vez também se bloquearão..

Se queres aumentar a corrente e ainda conservar o LM7812 use algo assim:

12v-15a-voltage-regulator-_circuit.jpg

 

Mas suprima o fusível de 1 A pois não tem o menor sentido...

Pode usar transistores TIP125 126 ou 127

 

 

@faller Vou seguir este teu esquema, vamos ver se eu realmente entendi...     no meu caso que apenas 3A seria o suficiente, apenas o LM7812 e o tip126 seria o suficiente certo? (tirando o restante do circuito resistores, capacitores...)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Kenny Robert disse:

 

@faller Vou seguir este teu esquema, vamos ver se eu realmente entendi...     no meu caso que apenas 3A seria o suficiente, apenas o LM7812 e o tip126 seria o suficiente certo? (tirando o restante do circuito resistores, capacitores...)

Isso dai...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@faller vou fazer de tudo para conseguir os componentes aqui em minha cidade mesmo (só tem uma loja de eletrônica, e por isso quando acho o componente o vendedor cobra muito caro por ele), pois não quero ter de comprar online pois acho o frete um pouco caro. Mais caso eu precise comprar online, teria alguma loja para me recomendar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Na postagem de número #4, ai por cima lhe dei um conselho que acho que não deste a menor bola, vou repetir, espero que não seja inútil..

 

Acompanhe essa discussão sobre esses CI's dai para frente: https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1170171-fonte-ajustável/?do=findComment&comment=6626904

 

Pior do que ter de pagar um frete que julgas alto é pagar esse frete e receber um CI remarcado, fake, inútil...

Ademais, se comprares esse CI no eBay ou algum outro mercado no exterior além de pagaras mais barato que no mercado nacional a chance de receberes um CI original sem erro é bem maior...

Note, e ainda, em boa parte dos casos, sem pagar frete algum...

Olhe ai por exemplo: http://www.ebay.com/itm/201559667734?_trksid=p2057872.m2749.l2649&ssPageName=STRK%3AMEBIDX%3AIT

 

Peça ajuda para alguém se necessitares de cartão de crédito internacional ou o que valha..

5 reguladores Lt1083cp por 5,18 dólares (R$ 16,00) com frete grátis ou alternativamente custando 2,46 dólares (R$ 7,80)

Somando tudo e dividindo pelas 5 peças dá algo como R$ 4,76 por CI regulador até (7,5 Amperes) cada uma das 5 peças..

 

Sim, pode demandar coisa de um mês para chegar, mas para que a pressa????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, faller disse:

Na postagem de número #4, ai por cima lhe dei um conselho que acho que não deste a menor bola, vou repetir, espero que não seja inútil..

 

Acompanhe essa discussão sobre esses CI's dai para frente: https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1170171-fonte-ajustável/?do=findComment&comment=6626904

 

Pior do que ter de pagar um frete que julgas alto é pagar esse frete e receber um CI remarcado, fake, inútil...

Ademais, se comprares esse CI no eBay ou algum outro mercado no exterior além de pagaras mais barato que no mercado nacional a chance de receberes um CI original sem erro é bem maior...

Note, e ainda, em boa parte dos casos, sem pagar frete algum...

Olhe ai por exemplo: http://www.ebay.com/itm/201559667734?_trksid=p2057872.m2749.l2649&ssPageName=STRK%3AMEBIDX%3AIT

 

Peça ajuda para alguém se necessitares de cartão de crédito internacional ou o que valha..

5 reguladores Lt1083cp por 5,18 dólares (R$ 16,00) com frete grátis ou alternativamente custando 2,46 dólares (R$ 7,80)

Somando tudo e dividindo pelas 5 peças dá algo como R$ 4,76 por CI regulador até (7,5 Amperes) cada uma das 5 peças..

 

Sim, pode demandar coisa de um mês para chegar, mas para que a pressa????

Andei acompanhando o tópico sim. Sabe na verdade eu pensava que era ao contrario por isso nunca tive interesse de importar, para mim tinha maiores chances de ser fake........          Já que é assim acho que começarei a importar então. No ebay nunca tinha pesquisado muito não, mais no Aliexpress sim, sabe me informar se também é um bom site?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
7 horas atrás, Kenny Robert disse:

 No ebay nunca tinha pesquisado muito não, mais no Aliexpress sim, sabe me informar se também é um bom site?

Com a péssima qualidade dos componentes a venda no varejo no Brasil, acho que lá fora é mais confiável..

 

 

3 horas atrás, Kenny Robert disse:

@faller O projeto está certo?  Fiz alguma ligação errada?

esqueci de por o +12 na saída!

 

Sem título.jpg

Tá a visão do inferno, a noite, e com temporal..

Olhe bem no esquemático ai por cima. perceba como está muito diferente desse seu..

Faça um esforço e vais ver onde estão os erros...

Retire aquela quase Bateria (capacitor de 50.000 uF) da saída. Desnecessário e altamente prejudicial.

Se necessitar mesmo coloque algo como 0,1 uF

 

Se pensares um pouco melhor adotas um circuito como o da página 20, figura 13 dai, que agrega proteção contra curto circuito ao transistor (o CI já tem)

http://tronixstuff.com/wp-content/uploads/2010/06/fairchild-lm7805c.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
57 minutos atrás, Kenny Robert disse:

@faller certo!  Na verdade acabei colocando um zero a mais no capacitor, a intenção era 5.000 uf, mais então apenas 0,1uf seria o suficiente?

Irei dar uma olhada no esquema!

Consulte, leia mais os datasheets dos componentes. Eles dão dicas excelentes e sugerem esquemáticos dos melhores...

Repare nos datasheets dos LM7812 se existe capacitor diferente de 0,1 uF. Por que será????

Óbvio que a recomendação é a de usar 0,1 uF

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

Falta um ponto unindo R1, base de Q1 e capacitor C1..

O resistor R1tem de levantar seu valor ou o transistor Q1 jamais será acionado. Lembre-se ao passar corrente por U1 essa corrente estabelecerá em R1 uma diferença de potencial que deverá ser suficiente para levar Q1 a condução, portanto deverá ser maior que 0,7 Volts em um transistor comum e superior a 1,4 em um transistor darlington como o TIP127.  Ora com o valor de R1 em 0,1 ohm jamais se conseguirá isso pois a máxima corrente por ai (pelo CI) será de 1 Ampere.. Esse 1A x 0,1 = 0,1 Volts insuficiente para levar Q1 a condução..

 

Tente colocar ai algo como 3,3 Ohms x 5 Watts para R1

 

Insisto.. Você fez o circuito que o datasheet recomenda na figura 12 da página 20. Com pouquíssima modificação mudas para o circuito da mesma página 20, figura 13 e ganhas a garantia de ter o transistor protegido contra curtos circuitos. Olha que vale a pena..

http://tronixstuff.com/wp-content/uploads/2010/06/fairchild-lm7805c.pdf

 

Falo isso porque o fato de ter um fusível não vai proteger em nada, absolutamente nada seu transistor.. Aquele fusível dali só vai queimar mesmo depois do transistor entrar em curto e vai sim evitar que sua casa pegue fogo, mas não protege o transistor nem que a vaca tussa..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Poder pode sim mas os ci's são bem diferentes,e talvez requeiram outros valores de componentes auxiliares..

Por exemplo:

Ganho do Tip 42 é menor que 20 vezes, do Tip 126 maior que 2.000 vezes

Vbe do Tip 42 @ 2A = 0,9V

Vbe do Tip 126 @ 2A = 1,6 Volts

 

O tip 126  é assim em sua estrutura interna:

TIP126-pinout.jpg

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!