Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Será que eu provoquei o estouro do capacitor?


Posts recomendados

  • Membro VIP

Tenho uma fonte chaveada que teve um capacitor estourado anteontem. @aphawk já me disse quase tudo:

O que é curioso são as circunstâncias do estouro. Vejamos.

 

Eu estava tentando testá-la! Havia acabado de conectá-la à tomada. Os pinos de conexão são daqueles chatos, americanos. Isso me faz pensar em mal contato e indução, depois do ocorrido. Mas parece que a coisa aconteceu mesmo foi quando usei o multímetro. Para testar no plugue P4 a tensão de 12 V DC, invés de configurar a escala de 20 DC, eu configurei a escala de 200 DC. Esse exagero foi errado?! Ou foi tudo uma coincidência?

 

Outro assunto.

 

Eu já percebi que fontes chaveadas não são fáceis de consertar. Mas eu devo arriscar simplesmente trocar o capacitor estourado? O problema é que não poderei testar outras partes, até mesmo por falta de perícia. A troca pode valer a pena mesmo assim? Ou será que a fonte foi danificada de forma mais ampla? Talvez colocar um capacitor barato, primeiro...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexandre.mbm  

 

Não, não tem nada a ver a escala do multímetro.

 

O mais provável é que uma das pontas possa ter causado algum curto-circuito enconstando em dois pontos ao mesmo tempo.

 

E a outra possibilidade, bem mais remota,  é que a fonte resolveu estourar justamente naquele instante, por pura coincidência!

 

Eu não trocaria apenas o capacitor. Aliás, eu nem me meto a consertar essas fontes. Prefiro comprar uma fonte recondicionada no ML.

 

Mas se você quer trocar o capacitor, o mínimo que você tem de fazer é testar os componentes da etapa de potência e retificação AC/DC, tipo diodos retificadores, transistores e afins.

 

Paulo

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Felizmente a fonte estava fechada. Mesmo assim eu tive medo de me fazer algum mal, aquele gás, e o líquido. Parece que é ácido bórico e uma solução salina. Ainda não sei o que exatamente isso significa.

 

Tudo bem o comentário. Deve ter sido falha minha mesmo. Eu estava meio desleixado ou agoniado com minha própria bagunça.

 

Hummm... talvez uma das pontas de prova tenha tocado no chão. Será que pode ter sido isso?

 

Update

 

Por que a fonte estava fechada, eu achei que ia fazer algo muito simples. Já havia testado duas outras fontes (não chaveadas) minutos antes, e mais duas provavelmente chaveadas (digo pelo peso leve). Eu me permiti fazer aquilo num fim de madrugada, cansado. Não mexo com eletricidade naquelas condições. Estava tudo fechado.

 

Que *****! O projeto dessa fonte parece até bonitim...

 

Eu já tinha uma ATX morta aqui. Nunca acharei utilidade para os chaveadores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não estou dizendo que foi culpa sua, estou dizendo é que as vezes acontece e a culpa é nossa.

A outra ponta de prova poderia ter encostado no 220v da tomada que não teria problema, não acarretaria nenhum dano.

 

Um tempo atrás ganhei uma fonte chaveada 12v 10A + 5V 1A que não funcionava de acordo com quem me deu.

Eu testei e os 5V estavam lá, havia um eletrolítico de 2200uFx25V estufado... fechei e deixei ela lá.

Seu post me inspirou e fui trocar o capacitor....os 12v voltaram a funcionar.

De vez em quando eu dou sorte!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!