Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Confecção de circuito pelo método serigrafico


mlegnari

Posts recomendados

Bom dia pessoal!  

Depois de vários testes estou obtendo placas perfeitas pelo método serigrafico,  porém quando deixo as placas secarem de um dia pra outro no  escuro total elas nao revelam (nem mesmo sem expor a luz,  a emulsão não sai). 

 

Faço o seguinte : emulsão serigrafica e sensibilizante 10:1 conforme fabricante,  limpo a placa,  passo nela e centrífugo pra ficar camada fina e homogênea.  Seco numa estufa a 60 graus por 10 minutos,   placa sai seca e quente,  revelo na luz branca de 30w a 10cm por 2 minutos,  levo na água e sai fácil,  passo pincel pra tirar detalhes. 

 

O problema é quando eu centrífugo a placa e deixo secar de um dia pro outro no  escuro total,  a tinta endurece e não sai na água,  nem mesmo a expondo,  ja tentei ate agua morna e nada..  A pergunta é: isso é normal?  Posso usar barrilha leve ou só serve pra tinta fotosensivel? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom.

O método serigráfico pressupõe que se coloque a emulsão e sensibilizante na proporção de 9:1, mas 10:1 também funciona, na TELA DE SILK SCREEN. Depois de passar uma camada fina na tela, espera-se secar. Se for a emulsão e sensibilizante para silk screen, a temperatura faz com que a emulsão polimerize (endureça). Se deixar secar ao abrigo da luz e do calor, pode-se passar para a fase seguinte.

Obtenha um negativo do layout do circuito. Coloque-o sobre a tela de silk screen e coloque um vidro sobre o negativo, para manter o layout bem junto à tela.

O passo seguinte é aplicar luz sobre o conjunto, para que a parte que recebeu luz polimerize. O tempo de exposição tem que ser acertado. Por isso, tem que se testar com um layout. Intercale uma folha preta, que interrompa a incidência da luz, entre o vidro e a tela. Deixe apenas uma pequena faixa receber luz. Depois mova a folha preta, para deixar outra faixa receber luz, ALÉM da primeira. Repita a operação até o fim. Você terá diversas faixas de luz na tela. Cada uma com um tempo de exposição. 

Depois deixe a água cair sobre a tela e vá revelando. Em alguma faixa o layout ficará bom. Anote este valor de tempo. A distância entre a lâmpada e a tela também influencia no tempo.

Este processo não é muito bom para circuitos com detalhes pequenos, já que só encontrei telas com 150 fios. 

Esta emulsão não é apropriada para aplicar-se diretamente na placa de CI. É muito fácil não dar certo.

A emulsão que dá certo diretamente em placas é outra. Vende no mercadolivre. É uma apropriada para isso e é azul.

Pesquise na net que tem toneladas de documentos e vídeos sobre tudo de placa de circuito impresso.

MOR_AL

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pela resposta, 

Eu aplico a mistura diretamente na placa,  coloco pra secar na estufa e revelo facilmente,  o problema é quando deixo secar no escuro sem calor,  endurece demais e mesmo sem expor a luz,  nao sai mais nem na água.  Eu queria deixar as placas prontas para revelar de uma só vez. 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mlegnari Tanto essa como qualquer outra tinta quando exposta ao ar livre endurece.

No caso a exposição a luz é feita para acelerar o processo de cura e poder usa-la logo, sem ter que esperar por horas até que cure normalmente.

 

Então meu conselho é: não "pinte" as placas que não for usar na hora, mesmo que não faça a exposição a luz, pois ela irá curar assim mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!