Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Processador aquecendo mais do que deveria


Posts recomendados

Saudações,

 

Eu já tenho uma máquina faz 3 anos, porém nunca  me interessei muito em aprender de hardware. Mas agora que venho pesquisando percebi que a temperatura do meu processador é muito alta para a refrigeração que possuo.

Minhas configurações são:

 Processador Intel Core i7 4770 3.4GHz 8MB 4ª Geração LGA 1150 Quad Core 

 placa-mãe Gigabyte GA-Z87-HD3 LGA 1150 

 Water cooler - Corsair Hydro Series H100i - CW-9060009-WW 

 Memória DDR3 Kingston HyperX Beast KHX16C9T3K2/8X 16GB ( 4X4GB ) 1600MHz

 Placa de Video EVGA GeForce GTX 770 SC 02G-P4-2771-KR 2GB GDDR5 PCI-EXP 

 Fonte Corsair TX650 CP-9020038-WW 650W Reais ATX/EPS ATX 2.2 - PFC Ativo

 Gabinete Cooler Master 690 II RC-692B-KKN5 Preto s/ fonte 

 SSD HYPERX SAVAGE 480GB

E tem mais um cooler traseiro 110m

 

Sabendo que tenho um water cooler H100i eu ainda fico com 45-59° C sem fazer absolutamente nada! Além disso em jogo  que utilize em média 45% à 60%  do meu processador faz com que essa temperatura chegue em média de 65°- 72° C . Tem algo de errado com máquina? Meu gabinete é aberto, com water cooler precisa ser fechado?

OBS: Meu water cooler o radiador está virado para dentro da máquina e os fans para fora, já veio montado de loja e eu não mudei achando que está correto. Porém pelas pesquisas que fiz a maioria das pessoas deixa o cooler virado para dentro da máquina.

Eu moro em Salvador e a temperatura em média fica 30°C . ( Só em caso de isso influenciar muito)

 

corsair link.png

pag 1.png

pag 2.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hmm.. a primeira coisa que me chamou atenção é essa iGPU ligad: você está usando para alguma coisa? Por padrão, a placa-mãe desativa a iGPU quando tem uma placa de vídeo dedicada, o que me diz que você manualmente mudou essa opção, por qualquer motivo que seja. Embora não seja muito, isso contribui para esquentar o PC.

 

A segunda coisa que me chama atenção é essa VID/Vcore. Tá muito alta para um processador travado, eu esperaria menos que isso. Se fosse em overclock, até tudo bem. Mas para rodar na frequência padrão, eu aposto que é desnecessário tudo isso. Vá na BIOS e controle a tensão manualmente; é a mesma coisa que você faria se fosse fazer OC, só que ao em vez de aumentar o clock e a tensão, você apenas vai diminuir a tensão.

 

Tirando esses dois detalhes, tem também o fato de que os 4770 tem uma TIM horrorosa, conduz muito mal o calor do chip para o IHS, o que aumenta a temperatura. Não há muito o que fazer a respeito (a não ser que você seja corajoso o bastante para fazer delid), mas é algo para se manter em mente. Esses processadores são mais quentes mesmo.

 

 

Enfim, seu PC está meio quentinho, mas nada particularmente preocupante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, Sadajaro disse:

Sabendo que tenho um water cooler H100i eu ainda fico com 45-59° C sem fazer absolutamente nada! Além disso em jogo  que utilize em média 45% à 60%  do meu processador faz com que essa temperatura chegue em média de 65°- 72° C . Tem algo de errado com máquina? Meu gabinete é aberto, com water cooler precisa ser fechado?

 

10 minutos atrás, Imakuni disse:

A segunda coisa que me chama atenção é essa VID/Vcore. Tá muito alta para um processador travado, eu esperaria menos que isso. Se fosse em overclock, até tudo bem. Mas para rodar na frequência padrão, eu aposto que é desnecessário tudo isso.

 

Não seria aquela opção de "Alto Desempenho" do Windows? Se for, é isso.. Até porque, a CPU dele tá com clock alto, com uso baixo..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, RS Faria disse:

Não seria aquela opção de "Alto Desempenho" do Windows? Se for, é isso.. Até porque, a CPU dele tá com clock alto, com uso baixo..

Embora a utilização geral esteja em apenas 13%, um dos núcleos está em 81% (por qualquer razão que seja). Para mim, soa bem natural que o turbo boost faça seu trabalho e jogue os clocks lá para cima.

 

Mas de qualquer forma, clock nem é tanto problema assim, a tensão é mais importante. Para 3.9ghz, 1.175v numa CPU Haswell é meio overkill. Mesmo que o Windows esteja em modo de alto desempenho, mantendo os clocks no talo, a tensão provavelmente não precisa ser tão alta assim.

 

Se fosse minha máquina, a primeira coisa que eu faria é tentar baixar essa tensão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!