Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Transformar projeto com protoboard, fios em uma placa única.


Posts recomendados

Após fazer teste e concluir o meu projeto, gostaria de saber como faço para transforma-lo em uma placa única, ou um shield para ser utilizado em cima do arduino.

Gostaria de realmente "finalizar o projeto", retirando a protoboard, fios e transformando para uso real esse protótipo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pra uso profissional, você tem a opção de lançar mão de algum cad pcb. Existem vários, alguns veiêra mas que funcionam bem (=eu kk) . tango, p-cad, orcad, altium, kicad, proteus, etc. destaco o Eagle (que não uso) que é +- gratuito e bem difundido.

Ouvi dizer que tem até um tipo de cad online (não me lembro o link)

Se tiver um trocadinho sobrando, alguns cads pcb podem passar de u$10000,00. E claro, tem que ter um tempinho pra aprendê-lo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
10 horas atrás, ViniciusKruz disse:

pelo fato dele gerar os arquivos gerber

de fato todos geram. E de fato algumas (senão todas) indústrias (que tenho contato) aceitam o fonte 'original' .brd, .pcb, .pcbdoc e afins. Mas aceito que tem projetista que não gosta de compartilhar o fonte.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz Eu usava o Proteus(Ares) e quando fui mandar uma placa pra confecção ele não gerava os gerber e o fabricante não aceitou, daí passei a usar o Eagle e deu tudo certo. Antes, esta indústria que me atende, aceitava o arquivo original .brd do Eagle, e eles mesmos geravam os arquivos de saída, mas agora eles exigem que a gente envie os gerber mesmo, sem o original. Pode ser que hoje o Ares já tenha esta saída(gerber), realmente não sei dizer se as versões mais recentes tem esta função. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@ViniciusKruz sua observação é curiosa e faz todo sentido. Os fabricantes de pci não podem investir em cads caríssimos só pra converter pra gerber e não querem se arriscar em cads 'remediados'. Por isso preferem os gerbers já mastigados. No caso do seu que recusou o eagle, provavelmente está se enquadrando pra não ser 'enquadrado'.

Tudo bem mas o mínimo que deve fazer é te explicar como gerar os gerbers em qualquer cad (apesar de ser relativamente fácil)

Os meus que aceitam os fontes, nem quero saber como fazem...kk

abç

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Tudo bem mas o mínimo que deve fazer é te explicar como gerar os gerbers em qualquer cad (apesar de ser relativamente fácil)

Isso mesmo, eles mandam um passo-a-passo explicando tudo, realmente não é difícil, só me complica um pouco é saber quais layers mandar, se não prestar atenção manda errado rsrsrs.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, ViniciusKruz disse:

@Isadora Ferraz Eu usava o Proteus(Ares) e quando fui mandar uma placa pra confecção ele não gerava os gerber e o fabricante não aceitou, daí passei a usar o Eagle e deu tudo certo. Antes, esta indústria que me atende, aceitava o arquivo original .brd do Eagle, e eles mesmos geravam os arquivos de saída, mas agora eles exigem que a gente envie os gerber mesmo, sem o original. Pode ser que hoje o Ares já tenha esta saída(gerber), realmente não sei dizer se as versões mais recentes tem esta função. 

Primeira vez que gerei um gerber no proteus faz um quatro anos,é duvido muito que versões anteriores não tenham geradores de arquivos gerber,pois é um padrão da industria,provavelmente você que não sabia como utilizar.Apesar de ser algo bem trivial,coisa de um minuto.

 

14 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

@ViniciusKruz sua observação é curiosa e faz todo sentido. Os fabricantes de pci não podem investir em cads caríssimos só pra converter pra gerber e não querem se arriscar em cads 'remediados'. Por isso preferem os gerbers já mastigados. No caso do seu que recusou o eagle, provavelmente está se enquadrando pra não ser 'enquadrado'.

Tudo bem mas o mínimo que deve fazer é te explicar como gerar os gerbers em qualquer cad (apesar de ser relativamente fácil)

Os meus que aceitam os fontes, nem quero saber como fazem...kk

abç

Olha,normalmente não tem segredo nenhum gerar o gerber. Mais se os caras já fazem isto,melhor deixar com eles mesmo.kkk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É possível que eu tenha entendido errado, pode ser que eles(a fábrica de placas) tenham dito que "eles" não geravam o gerber à partir de um arquivo do Proteus, pode ser pelo motivo que a @Isadora Ferraz disse: eles teriam que ter a licença dele.

 

Na época, quando me disseram isso eu logo parti pro Eagle e mandei o arquivo .brd pra eles, na verdade eu não tentei nem gerar o gerber pelo Proteus porque havia entendido que ele não gerava. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!