Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
castaway

NET Virtua e bloqueio de portas

Recommended Posts

Pessoal, estou precisando acessar externamente um DVR que tenho em casa (aparelho que grava as imagens das câmeras CFTV) e também quero criar um servidor FTP. Porém, após desabilitar o firewall do windows para testar as portas (depois irei criar as regras) e fazer o redirecionamento das portas do meu roteador DLINK DIR600, só consegui abrir a porta 90 (usei o teste deste site para verificar as portas abertas: http://www.yougetsignal.com/tools/open-ports/). Todas as outras estavam fechadas, mesmo após o redirecionamento.

Procurei no Google e vi que muitos usuários reclamam que a NET Virtua bloqueia as portas e que é necessário solicitar a abertura através da desabilitação do NAT IPV4 (procedimento chamado rollback do NAT). Fiz essa solicitação na NET e eles marcaram uma visita técnica para amanhã, só que hoje me ligaram dizendo que o meu modem não tem NAT IPV4 e todas as portas estão liberadas e que o bloqueio ocorre no meu roteador, eu disse que iria realizar mais uns testes e que era pra eles me retornarem a ligação mais tarde.

Então, fiz o seguinte agora, desliguei o roteador wireless e liguei via cabo o notebook diretamente no modem da NET e as portas continuam bloqueadas. Acho que isso prova que a atendente me deu da informação errada. Queria a opinião de vocês se existe mais algum teste para eu fazer ou esqueci de algo.

Obigado.

Editado por Evandro
Não remover o conteúdo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A NET adotou IPv6 em alguns locais, o problema pode ser este.


Pesquise pois tem outros tópicos relativos a isto no fórum, na verdade não é bem um bloqueio. Se o modem passa a usar apenas IPv6, você usa um tradutor IPv4 para se conectar, e este IPv4 não permite redirecionar portas de modo simples.

 

Uma possibilidade é usar IPv6, não necessitando mais de redirecionamento de portas. Outra é fazer um downgrade para IPv4 apenas, mas a operadora nem sempre disponibiliza porque no Cable modem a infraestrutura é compartilhada.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Foi o que eu escrevi, eu falei isso para a atendente e ela me disse que meu modem não tem NAT IPV4 e todas as portas estão liberadas.

    Editado por Evandro
    revertendo edição

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Na verdade você não vai conseguir liberar todas as portas, a NET e várias outras operadoras bloqueiam as portas para quem é cliente "pessoa física", essas portas só conseguem ser liberadas se você tiver uma internet contratada como "pessoa jurídica", isso eles fazem justamente para ganhar mais dinheiro, há 5 anos atrás quando eu estava montando a minha empresa de hospedagens eu queria fazer uns testes e abrir a porta do FTP (padrão 21) e do SSH (padrão 22), não consegui de forma alguma, única forma que consegui depois foi de fato contratando servidores dedicados dentro de um datacenter.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Porque não vou conseguir? Eu enviei um email solicitando e eles marcaram uma visita para vir aqui amanhá desbloquear, porém a atendente me ligou dizendo que as portas já estavam liberadas, eu fiz um teste e provei que não. Assim que eu provar que ela está equivocada o técnico virá aqui em casa desbloquear.

    Editado por Evandro
    revertendo edição

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    6 minutos atrás, castaway disse:

    Porque não vou conseguir? Eu enviei um email solicitando e eles marcaram uma visita para vir aqui amanhá desbloquear, porém a atendente me ligou dizendo que as portas já estavam liberadas, eu fiz um teste e provei que não. Assim que eu provar que ela está equivocada o técnico virá aqui em casa desbloquear. Criei o post para perguntar para vocês se o teste é válido mas parece que o pessoal não lê o texto inteiro.

     

    Bom, eu deixei o que aconteceu comigo, pois tive o mesmo problema que você, precisei ligar 50 vezes na provedora, mandaram um técnico (só de praxe) e no final eu consegui depois de uma reclamação no Reclame Aqui a verdadeira explicação para o meu caso, ai me mostraram o contrato tanto da pessoa física como da pessoa jurídica, espero que de fato você consiga, só acho que não deve se menosprezar quem está aqui se dispondo à tentando esclarecer suas dúvidas, seja lá qual for a resposta, boa ou ruim! 

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Só não entendi uma coisa, o técnico foi na sua casa para desbloquear as portas e você não testou na hora se tinha funcionado ou não? Poderia ter reclamado para ele diretamente antes de ele ter ido embora.

    Editado por Evandro
    revertendo edição

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    8 minutos atrás, castaway disse:

    Só não entendi uma coisa, o técnico foi na sua casa para desbloquear as portas e você não testou na hora se tinha funcionado ou não? Poderia ter reclamado para ele diretamente antes de ele ter ido embora.

     

    Amigo, estou vendo que seu intuito aqui é criar confusão e não simplesmente tentar aceitar a opinião de quem já passou pela mesma experiencia, seja humilde a aceite a opinião de quem já passou pelo mesmo problema e está tentando te ajudar, estou me retirando do tópico em questão! Vou deixar para o moderador @dwatashi tentar te ajudar à solucionar o seu problema!

    Editado por Mario A. Paglia Junior

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Você disse que o técnico foi na sua casa para resolver o problema do desbloqueio de portas e a visita não deu em nada, foi só de praxe. Eu então perguntei porque você não testou na hora e verificou que as alterações que ele fez não tinham surtido efeito, você poderia pedir para arrumar na hora e evitar reclamações futuras.

    Editado por Evandro
    revertendo edição

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    4 horas atrás, castaway disse:

     Você disse que o técnico foi na sua casa para resolver o problema do desbloqueio de portas e a visita não deu em nada, foi só de praxe. Eu então perguntei porque você não testou na hora e verificou que as alterações que ele fez não tinham surtido efeito, você poderia pedir para arrumar na hora e evitar recalamações futuras.

    Porque ficar magoadinho com esse questionamento? Acho que você deve rever sua maneira de lidar com as pessoas e não tentar projetar suas frustações nos outros.

     

    como eu informei, o técnico foi lá só de "praxe" para cumprir a visita e me informar que não seria possível realizar o desbloqueio das portas por se tratar de uma norma interna, até descobrir que essa norma interna era que somente os clientes Pessoa Jurídica poderiam ter as portas principais de FTP e SSH desbloqueadas.

    Editado por DiF
    Retificar o post. algumas partes de discussão foram removidas

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Então amigo, mais uma vez vou ter que repetir que a leitura detalhada e compreensão do tópico é essencial, e dizer isso é ser assertivo e não desrespeitoso.

    Veja que eu disse que abri uma solicitação para o técnico vir aqui em casa para desbloquear as portas e ele virá ciente de que está é a tarefa dele. Não tem o menor sentido ele vir até aqui para dizer "não será possível realizar o desbloqueio das portas por se tratar de uma norma interna".

    Talvez você tenha errado em chamar uma visita técnica sem especificar o assunto da visita e a tarefa do técnico, por isso aconteceu este equiívoco na sua visita. Eu não tenho como adivinhar isso, por isso lhe questionei porque você não testou e pediu para ele arrumar na hora.

    Reflita um pouco antes de ficar magoado, entenda a diferença de assertividade e falta de aducação e se coloque na posição dos outros que não tem como adivinhar as coisas.

    Editado por Evandro
    revertendo edição

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    4 horas atrás, castaway disse:

    Talvez você tenha errado em chamar uma visita técnica sem especificar o assunto da visita e a tarefa do técnico, por isso aconteceu este equiívoco na sua visita. Eu não tenho como adivinhar isso, por isso lhe questionei porque você não testou e pediu para ele arrumar na hora.


    Em relação à visita do técnico, se realmente você acredita que eles cumprem tudo o que combinam então sem problemas, como eu disse, o meu problema era especifico e eu precisei ligar umas 50 vezes (sem brincadeira), na visita do técnico ele também veio ciente do problema por isso informei que a visita é somente de "praxe" para que ele viesse (mesmo sabendo) e pudesse falar "eu não posso desbloquear por uma norma interna", eu trabalhei 8 anos como supervisor em Televisão por Assinatura (SKY) e sei muito bem como funciona as normas internas, as vezes somente para evitar uma multa de R$ 500 da ANATEL (multa essa paga toda vez que um cliente abre uma reclamação), eles já se munem enviando o técnico para depois na justificativa da reclamação da ANATEL eles responderam falando "foi enviado o técnico na casa do Fulano, etc e etc".

     

    Espero que realmente eu esteja errado sobre o que estou falando aqui e que você consiga resolver o seu problema, vou aguardar ansiosamente a sua resposta aqui sobre o desfecho do caso!

    Editado por DiF
    Retificando o post. Para manter o sentido.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    @castaway não ter menu de NAT IPv4 é uma coisa, estar usando apenas IPv6 é outra coisa, não vi nenhuma menção sobre IPv6 no questionamento inicial.

     

    Se colocar no campo de pesquisa, net Ipv6 vai encontrar alguns tópicos com referência similar, porque a NET optando por IPv6 desativa o IPv4 (porque tem menos endereços e deixa-os reservados para clientes corporativos, por exemplo).

     

    Precisa saber se realmente está executando apenas IPv6, se tentar forçar um IPv4, como se comporta, etc. Porque o procedimento de teste informado pelo atendente pode ser verdadeiro, mas IPv6.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Pessoal, entrei no site para testar ipv6 e parece que não uso:
     

    Your IPv4 address on the public Internet appears to be ***.**.***.**

    Your Internet Service Provider (ISP) appears to be CLARO S.A., BR

    No IPv6 address detected [more info]

    Good news! Your current configuration will continue to work as web sites enable IPv6.

    You appear to be able to browse the IPv4 Internet only. You will not be able to reach IPv6-only sites.

    Your DNS server (possibly run by your ISP) appears to have no access to the IPv6 Internet, or is not configured to use it. This may in the future restrict your ability to reach IPv6-only sites. [more info]

    Parece que o bloqueio é na NET mesmo e a atendente está esquivocada.

    Editado por Evandro
    revertendo edição

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    Visitante
    Este tópico está impedido de receber novos posts.





    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×