Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Campari

Tecnólogo ou Bacharelado ?

Recommended Posts

Bom galera, em minha região (mais perto de minha cidade) oferece curso de Gestão de tecnologia da informação pela Fatec, curso gratuito...

Eu tenho 18 anos, trabalho em mercado, mexo na parte dos computadores, conheço hardware e software, e um pouco de programação.

Em fim em sua opinião, eu deveria fazer esse curso pela Fatec, que já começaria a fazer em julho, ou estudar para tentar Engenharia de produção para ganhar uma bolsa ou passar em algum vestibular ou até mesmo estar pagando com meu próprio salario financiando pelo PEP da Anhanguera que é o melhor financiamento totalmente sem juros para estudar somente no ano que vem?

Eu sei que uma coisa não tem nada a ver com outro, uma área e´uma área, más quais desse cursos se estiver optando em estudar eu vou ter chances de se dar bem na vida?

Me ajudem ai, e sejam sinceros e seus pontos de vista de hoje em dia.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Campari você é bom em calculo matemático? engenharia de produção vai te dar um retorno financeiro muito bom, tenho dois colegas meu que tem salario ai em media de 7 à 10 mil reais por mês, agora assim é muito calculo irmão, tenha fé em Deus e você consegue desenvolver habilidade amigo, depois você faz gestão em tecnologia para um complemento.

  • Curtir 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@O Monge Eng mecânico brinks, o nosso amigo falou tudo ali, e depende do seu esforço também, não é uma questão de  também ficar 24 horas fazendo contas e mais contas, se fosse uma Eng eletrica até concordo..

  • Curtir 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@João brendon É verdade tudo vai do esforço e trabalho né, um versículo que gosto muito, tema da minha assinatura.  

“O preguiçoso morre desejando, porque as suas mãos recusam trabalhar.” (Provérbios 21. 25). Se não estudar e trabalhar, pode ser formado em Harvard University, será um profissional frustado.

  • Curtir 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@O Monge todos nós temos capazes de fazer isso meu amigo.. 

  • Curtir 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • @O Monge Nunca tive problemas com caculados, no tempo de escola nunca tive problema e sempre fui bem, na verdade mandava bem em todas ás matérias, e nunca precisei estudar para fazer prova, só no que prestava atenção na aula já era o suficiente para ganhar uma boa nota. Más hoje me arrependo, sinto que poderia ter ido mais longe, meus professores sempre me alertavam que eu tinha potencial. Bom más vou estudar engenharia, muita gente já me falou que vale á pena fazer um esforcinho ainda mais quando é jovem e não tem mulher e nem filhos, digo por uma pessoa experiente e bem trabalhando numa boa empresa AES, más estava em duvidas, más vocês me ajudaram a realmente em chegar por outros olhos!! Obrigado gente!

    • Curtir 1

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    @Campari Cara, a FATEC tem muitos cursos bons. O tecnólogo vale como superior, e tem suas vantagens : O bacharel tem muito mais teoria, mas o tecnólogo é muito mais pratica.

    Eu mesmo estou pra me formar em design de jogos em um tecnólogo, aprendi a mesma coisa que uns colegas que estudam bacharel na Anhembi Morumbi (que custa um rim por mês), perdi apenas 1,5 anos de teoria.

    No tecnólogo, exige muito esforço da sua parte, pois assim que é explicado, você já põe em pratica e sendo um curso gratuito, exige muito de você.

    Vá com fé no tecnólogo, é mais rápido e pratico e te poupa de muita coisa desnecessária também, mas com uma pós, você já fica "expert" e como meu amigo que estudo logística na FATEC fala : La você tem que dar seu sangue, pois curso(faculdade) gratuito te reprova fácil.

     

    Este PEP da Anhanguera é apenas se você realmente não consegue estudar ou bancar a faculdade, ele aumenta gradativamente o valor e fica pro final do curso. Eu acho mais viável você utilizar aquilo que será "gratuito" e poderá te dar o mesmo retorno que você teria na anhanguera, sendo até, em alguns cursos, superior a ela.

    Minha mãe quando virou psicologa, estudou na anhanguera, teve muitos problemas com a parte de adm, deixam muitas coisas desreguladas e os diplomas chegam muito tarde. A anhanguera tem professores ótimos e empenhados, o que estraga ela, na minha opinião, é a gestão e não sou só eu quem reclama dela, só bastar pesquisar no google e ver a insatisfação dos alunos e ex-alunos.

     

    Vá na FATEC, la é ótimo, um de meus professores tem mestrado e os carambas todo e da aula da mesma coisa la, você não sairá perdendo, usará algo que é direito seu e terá o mesmo retorno.

     

    Se você for bom, não importa onde estude, você se dará bem na vida. Diploma não é tudo, abre muitas portas, mas o mundo ta cheio de caras com doutorados e mestrados que são péssimos profissionais. Busque cursos alternativos a sua area enquanto se forma, fale com os professores sobre os cursos que eles fizeram.

     

    Espero ter ajudado com o textão, abraços amigo e bons estudos !

     

    @O Monge , acho que estou te perseguindo sem querer ! abraços amigo.

    Editado por Jeffor
    • Curtir 1

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • @Jeffor Legal o modo que você explicou, tenho um amigo que faz logística lá e ta enchendo o saco pra mim fazer também, diz ele que após terminar o curso que é de 3 anos, você pode fazer uma engenharia, ou adm em menos tempo, em 1 ano e meio, ou uma especialização em engenharia de produção, ou pós, doutora, mestrado ou uma MBA.

    Em fim meu maior medo é escolher fazer tecnólogo e me arrepender depois de terminar, que seria mais cabível estudar mais 1 ou 2 anos e se formar em eng ou em adm.

    Eu sei que pagar o PEP pesa ainda mais eu que vou ter que ralar muito pra pagar, por não tenho pai presente e sustento a casa.

    Eu posso estudar esses meses que faltam para fazer o Enem e tentar passar em alguma coisa, ou pagar se caso não passar, porque acredito eu que se uma empresa ver que você realmente é dedicado eles vão te dar uma força.

    O que me diz amigo ?

    adicionado 9 minutos depois

    @Jeffor  Eu vejo a catcho, e o que mais vejo é vagas para administradores ou para curso superior más lá eles não citam qual curso é. Eu acabo olhando fico meio que desesperado, pois trabalho em mercado, mercado pequeno, e lá na catcho experiencia profissional é mais requisitados do que um diploma.

    Tenho experiencia em estoque, caixa, compras, vendas, atendimento ao cliente más isso não consta em minha carteira de trabalho, só como estoquista.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    agora, Campari disse:

    acredito eu que se uma empresa ver que você realmente é dedicado eles vão te dar uma força.

    @Campari Exato, boa lógica.

    Sabe o que eu faria em teu lugar ? Tentaria a FATEC, estudaria o tecnólogo e tentaria o ENEM também e um vestibular de federal ou uma UNICAMP e USP da vida por exemplo (se tiver alguma namorada, esqueça o da federal & estadual hehe, brincadeiras a parte).

    Minha noiva começou biologia na anhanguera, pois foi o que dava na época, depois passou em uma faculdade melhor para veterinária que ela queria e foi isenta de 2 semestres.Tem a tal de isenção de matéria, que pode ocorrer com você.

    Estude nos dois, mas se não quiser, invista em um cursinho, aprimore seus conhecimentos gerais e uma dica : Minha mãe tirou nota máxima na redação na época, procure livros sobre técnicas de redação. Tem também alguns blogs e fóruns que você posta sua redação e professores avaliam e apontam seus erros, eu não me recordo de nenhuma agora, mas existem. Redação conta bastante, estude ela também.

     

    Mas quer uma dica que abriu a mente de muitas pessoas que eu conheço ? Procure uma feira de profissões. Geralmente na USP e UNICAMP tem ou outras faculdades locais. Veja videos sobre os cursos que você quer, procure o sentido dessas graduações e faça alguns testes com você mesmo sobre a profissão. Procure onde eles atuam, mercado, segmento, o que estudam e varias especificações. Pesquise bem, pode ser que você se forme engenheiro elétrico por exemplo mas queira fazer pós, MBA ou acima em outra engenharia, ou mude drasticamente de profissão, de cozinheiro para designer, de engenheiro para médico.

     

    Arrisque, veja se você gosta, a FATEC é de graça, se você não gostar, você sai e tenta passar em vestibulares, mas continue sempre estudando, não perca o foco se não você desanima. Busque um cursinho ou procure vídeo-aulas do Guia do Estudante, são muito boas.

     

    Ta ai a minha recomendação, espero que você se forme um dia e seja um grande profissional, só o seu querer em buscar uma graduação, já mostra potencial. Arrebente e faculdade é o que não falta e com a crise, estão quase dando os cursos pelos preços. E lembre-se, quanto menos você gastar, mais você pode investir em outros cursos para aprimorar seu porrifólio e conhecimento, ajudando muito no seu futuro profissional.

    • Curtir 1

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • @Jeffor Então fui na feira de profissão da USC, cara e sinceramente tudo me atraiu sabe eu olhava e achava tudo interessante, só que o que realmente eu queria saber era o retorno financeiro como era o mercado de trabalho para cada um deles. Sou responsável em serviço, como vejo colegas que acham o fim do mundo sair 5 min mais tarde, em fim, fiz vários testes vocacional e sempre deram administração em primeiro lugar depois direito, assim seguindo engenharia.

    Em questão de redação realmente tenho que dar uma boa treinada pois estou péssimo e conta muito, e pra ser sincero quando vejo aquelas pessoas bem vestidas socialmente me da mais vontade ainda de chegar na quele lugar, meu medo maior é errar, sei que errar é a base para o sucesso, más não posso errar minha família e meus sonhos depende de mim, muitas as vezes sinto a falta de um pai pra dizer "filho estuda, faça isso, vai dar certo", pois minha mãe é muito negativa e acha que meus sonhos são praticamente impossível de alcançar.

    Editado por Campari
    • Curtir 1

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    @Campari Todos erram, Bill Gates errou, Steve Jobs, Einstein... Posso ficar o dia todo citando pessoas que erraram muito para aprender. É normal, muitos não acreditarão, ou acreditarão, mas o que você precisa analisar é as idéias, se elas são necessárias para o mercado, como devem ser aplicadas.

    Um bom pensamento para você no futuro seria o : Onde, quando, com quem, pra quem, pra que, por que e pra quando. Essa base te da uma formação para fazer uma empresa ou mesmo realizar uma satisfação pessoal.

    Aprendi em Coaching, que tudo precisa ter bases, se você bolar as suas, você vai longe.

    E em questão do gosto, procure o que te atraiu demais, faça uma releitura pessoal, veja o que é mais compativel com sua personalidade e desejos.

    Outra coisa, se preocupar com o retorno financeiro em 1º lugar é extremamente ruim. Vamos pensar no seguinte : Se você é engenheiro e ganha 5 mil por mes e pretende se aposentar na empresa assim ou você é um cara que começa ganhando 3 mil, mas que na sua profissão, qualquer ideia pode valer milhões, quem tem a carreira mais promissora ?

    Lembre-se - O retorno monetário, em qualquer carreira, até para um cara que ja vendeu balas (citando u exemplo BR - Silvio Santos), se você for bom, se você tiver conhecimento você vai longe, e não um que tem diploma, pois hoje em dia, diploma é mero detalhe. Voltamos no Bill Gates, um eximio programador, não terminou a faculdade e construiu um império. Pense agora nas pessoas que estudaram com ele, quantas dessas pessoas você ja ouviu falar ?

    Então lembre-se, a faculdade te dará conhecimento de mercado e como procurar o conhecimento, através dos professores que ja foram do mercado e tem boa vivencia, o profissional será você, pense apenas no conhecimento e no social, se seu conhecimento afetará bem as pessoas, e assim você será um homen de sucesso como você quer ser.

     

    Lembre-se disso.

    • Curtir 1

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • @Jeffor Realmente não tenho medo de errar e tentar de novo, e não pretendo me formar em alguma coisa, talvez arrumar um cargo que ganhe 5 mil reais que nem você citou e parar por ai, muito pelo contrario eu penso em ir muito mais longe, acho que uma personalidade forte minha é que nada é impossível tudo depende de mim de minha experiencia do meu modo de em chegar as coisas, hoje á Fatec é de graça e pra mim que hoje tenho algumas despesas seria uma boa, pois precisaria pagar apenas o transporte, que a prefeitura de minha cidade ajuda com metade do valor. Acho que irei optar pela Fatec! Obrigado pelos conselhos amigo! Sucesso pra você também!

    • Curtir 1

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    @Campari Já somos bem sucedidos amigo, só seremos mais !

    Abraços e bons estudos, se precisar pode mandar mensagem. Te enviei meu whatsapp no privado.

    Editado por Jeffor

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário

    Entre para seguir isso  





    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×