Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock FX-6300


LeoMessi10

Posts recomendados

Boa tarde, 
Vou tentar simplificar da melhor maneira meu problema, eu tinha uma mobo M5A78L-M LX/BR, que eu tinha constantes problemas de FPS em alguns jogos, como o BF4, ai comprei uma GA-970A-D3P, resolveu parcialmente, realmente melhorou muito o desempenho em jogos, óbviamente pelo Chipset ser melhor, só que ainda tenho o que me parece ser umas engasgadas em alguns mapas do BF4, em outros não, estou a 80Fps e da uma queda e vai para 25-30, ai eu checo o uso da GPU e a mesma cai para 60% de uso, quando sobe novamente para 99% o jogo volta ao normal, minha duvida é se eu fizer um Overclock mais alto do que eu tenho hoje que é de 4.0Ghz no Processador, esse gargalo iria sumir ? 
caso sim, teria que mexer nas voltagens do Processador na BIOS ? tenho um Cooler EVO TX3 da CoolerMaster

Então fica minha dúvida, quem puder me ajudar agradeço.

GA-970A-D3P
FX6300 3.5Ghz (OC 4.0Ghz) Black Edition
Cooler EVO TX3 
4x4 Markivision (16GB)
CX600M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Lucas Emanuel Valério disse:

não recomendo fazer overclock com essa placa-mãe, e overclock no processador não vai fazer muita diferença na pratica e alias qual o modelo da sua placa de video?

Foi mal, esqueci de colocar, é uma R9 280x da XFX, a respeito da placa-mãe, pelo que vi em alguns posts pela internet, ela é boa para OC, agora fiquei na dúvida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, LeoMessi10 disse:

Foi mal, esqueci de colocar, é uma R9 280x da XFX, a respeito da placa-mãe, pelo que vi em alguns posts pela internet, ela é boa para OC, agora fiquei na dúvida.

não confio em placas mães com menos de 8 fases pra overclock, quanto a sua placa de video você poderia aumentar o power limit dela e ver como ela se comporta nos jogos

uma coisa que eu esqueci de falar antes ... essas quedas bruscas de fps podem estar sendo causadas por aquecimento, o famoso "cpu throttling" antes de tudo monitore e verifique suas temperaturas durante os jogos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Lucas Emanuel Valério disse:

não confio em placas mães com menos de 8 fases pra overclock, quanto a sua placa de video você poderia aumentar o power limit dela e ver como ela se comporta nos jogos

uma coisa que eu esqueci de falar antes ... essas quedas bruscas de fps podem estar sendo causadas por aquecimento, o famoso "cpu throttling" antes de tudo monitore e verifique suas temperaturas durante os jogos

Eu tenho 2 monitores, 1 roda o game e no outro fico com o HWmonitor aberto para acompanhar as temperaturas e o uso dos Hardwares, o Processador não passa de 55º e a GPU chega até 67º em determinados jogos, como BF4 que é o que eu mais jogo, mas eu entendi o que você disse, mas aumentar o Power limit dela pode causar algum dano a ela ? porque prefiro por em risco o processador que a GPU, kkkk

Mas o estranho cara, é que é em alguns mapas, o que me leva a acreditar que pode ser até do próprio jogo, não sei se você conhece, mas por exemplo, Mapa Zavod, Firestorm, e outras com mapas enormes, não dão problema, mas Pearl Market e Paracel Storm cara, o consumo da GPU fica caindo e voltando, e quando cai, cai o FPS, muito estranho.. achei que poderia ser "Falta" de um OC no Processador, já que dizem que processador FX é quase que necessário OC para rodar jogos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Lucas Emanuel Valério disse:

power limit não causa dano algum na placa de video você vai apenas liberar mais energia pra ela, outro motivo pra esses travamentos pode ser hd muito fragmentado segue abaixo um link abaixo mais detalhado sobre isso

https://www.baboo.com.br/hardware/tudo-sobre-desfragmentacao-de-disco/

Vou fazer isso, posso fazer pelo MSI Afterburner ? então tu acha que não vale a pena aumentar o OC do FX6300 e também mexer no Vcore ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Lucas Emanuel Valério disse:

eu ja tive esse processador + msi 970 gaming AM3+ deixava ele em 4.5Ghz e a diferença pro stock nos jogos era muito pequena, sim você consegue fazer isso com o MSI Afterburner

Entendi, vou fazer um OC no FX pra 4.5, precisarei mexer no Vcore ? vou fazer também na placa de video, vou confiar 100% no que você disse que não prejudica o hardware.. rsrs

Digo se resolveu, muito obrigado cara pela atenção

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sim, mas por causa da sua placa-mãe não recomendo subir tanto assim

tem esse artigo que fala sobre power limit https://adrenaline.uol.com.br/forum/threads/overclock-power-limit.613034/

tem também esse artigo que fala sobre as fases de alimentação http://peperaiohardware.com/vrm-e-fases-de-alimentacao/ que é exatamente isso que eu tento alertar na hora de fazer overclock

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LeoMessi10 Tenho um FX 6300 com uma GA 970 DS3P, quase igual a sua. Roda em conjunto com uma RX 480 8GB, 8GB 1333mhz de RAM e uma CX 500. Nunca fiz overclock, no máximo o que tá ligado é o TurboCore e sinceramente os jogos rodam bem tranquilos... gargalo existe, porque um FX6300 não consegue levar 100% a RX 480, mas não existe travamentos, quedas de FPS, rodo GTA V, PUGB, H1Z1... tudo numa boa. Eu sinceramente, não recomendo você realizar OC nesse processador, diminuir a vida útil dele a troco de muito pouco ganho. A não ser que já queira trocar o processador e tudo mais.O erro que você falou pode ser referente ao jogo, tente verificar os arquivos do jogo (na Steam eu sei que tem essa opção, na Origin eu não lembro), se fosse um problema de Hardware, com certeza apresentaria nos outros mapas e em outros jogos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 22/06/2017 às 09:33, Rodrigo Pieroni disse:

@LeoMessi10 Tenho um FX 6300 com uma GA 970 DS3P, quase igual a sua. Roda em conjunto com uma RX 480 8GB, 8GB 1333mhz de RAM e uma CX 500. Nunca fiz overclock, no máximo o que tá ligado é o TurboCore e sinceramente os jogos rodam bem tranquilos... gargalo existe, porque um FX6300 não consegue levar 100% a RX 480, mas não existe travamentos, quedas de FPS, rodo GTA V, PUGB, H1Z1... tudo numa boa. Eu sinceramente, não recomendo você realizar OC nesse processador, diminuir a vida útil dele a troco de muito pouco ganho. A não ser que já queira trocar o processador e tudo mais.O erro que você falou pode ser referente ao jogo, tente verificar os arquivos do jogo (na Steam eu sei que tem essa opção, na Origin eu não lembro), se fosse um problema de Hardware, com certeza apresentaria nos outros mapas e em outros jogos.

 

Cara, ontem eu vi uns videos de OC nesse Processador e tal, fiz exatamente como recomendado, aumentei o Vcore para 1.385v botei a 4.5Ghz, fiz os testes no Prime95 e estabilizou de boa em todos os núcleos, atingiu 68º de temperatura, joguei BF4, joguei alguns outros jogos, Need, Batman AC, e etc.. percebe-se sim uma melhor no desempenho, é bem nítido sim, porém nos mapas citados acima do BF4, continua caindo desempenho da GPU de 99% para 67,72,78% e pesquisei em alguns fóruns dos EUA e notei que o problema é sim no MAPA, muitas pessoas com PCs infinitamente melhor que o meu sofre do mesmo problema, outros mapas não acontece isso, tem uns que chegam a ser muito mais complexos e enormes e crava no 80-90 Fps tranquilo, então posso dizer que o problema é sim do jogo e não do Hardware.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Rodrigo Pieroni disse:

@LeoMessi10 Que bom e que ruim ao mesmo tempo mano kkkkkkkkkkkkkk. Mas no geral a notícia é boa! Realmente estava acreditando ser o mapa! Ainda bem que detectou isso. Quanto ao OC, ganhou quanto de FPS?

Pois é cara, o mapa que mais consigo matar, kkkkkkkkkk, mas infelizmente nada posso fazer, mas notei uns 15 a 25 fps(variando) a mais em todos os mapas que joguei, o GTA V eu deixo o V-Sync ativado, então fica nos 60 e não cai, antes caia em alguns lugares, mas é um jogo muito bem otimizado, sinceramente nunca vi nada iguala esse jogo, kkkkk
mas nos jogos ganhei uns 15 a 25 FPS, acho q valeu a pena, vou colocar um water cooler porque achei as temperaturas um pouco acima do que sempre tive, claro que aumentando a tensão ele aumenta a temperatura, e sinceramente não sei qual é a temperatura máxima considerada normal para esse processador, uns dizem 60, outros 80, ja vi que oficialmente pela AMD é dito 72º, mas nunca passa de 65º então acho normal até agora..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

overclock faz diferença sim (a depender do caso)

No seu como você está tendo gargalo o overclock te trará mais desempenho sim. 

mas se fosse um i7 7700k com a r9 não traria tantos frames a mais

 

Vida útil é só não exagerar no vcore e nas temperaturas vejo pessoas em fóruns rodando com o mesmo OC a 2-3 anos e o processador ta ai pra contar historia

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!