Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Capacitor ESR no PIC


Posts recomendados

Olá! Comecei a mexer no PIC18F46K80, em que tem como especificação o uso de um capacitor low-ESR de 10uF no pino VDDcore/Vcap. Segundo o datasheet, esse capacitor serve para estabilizar a regulagem da alimentação interna para o processador, mas há a possibilidade de desabilitar (The on-chip voltage regulator enable pin, ENVREG, must always be connected directly to either a supply voltage or to ground. Tying ENVREG to VDD enables the regulator, while tying it to ground disables the regulator.) Neste modelo de PIC não tem ENVREG!!!

 

PERGUNTAS:

1- Então tenho mesmo que ligar esse capacitor ao microcontrolador deste modelo específico (já que não posso desabilitar)?

2- Até este momento nunca tinha ouvido falar de capacitor ESR e no datasheet passam até fabricantes específicos. É possível evitar o uso desse e usar outro modelo de capacitor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@wBB ,

 

Esse capacitor é obrigatório, independente de se usar o regulador interno ou não.

 

Hoje em dia é mais fácil encontrar esses capacitores, pois são muito usados em fontes chaveadas, geralmente possuem a cor verde.

 

Na falta de um desses, em vez de usar um de 10 uF, pode usar uma quantidade maior de capacitores comuns com um valor menor, por exemplo 4 de 4,7 uF, que terá um bom resultado.

 

E eu ainda sempre coloco um capacitor cerâmico de 100nF em paralelo, para melhorar o comportamento em alta frequência.

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @aphawk . Grato pelas informações. Até tenho aqui vários valores que se estiverem associados como você sugeriu, vão chegar próximos aos 10uF. Mas isso não pode gerar problema, usando por exemplo capacitores eletrolíticos comuns de 10uF, já que provavelmente eles vão dar alteração considerável no valor da tal "resistência equivalente" em série a que ele se propõe "imitar"?

 

@Isadora Ferraz se é possível evitar o uso desse capacitor, então esse pino VDDcore ficará ligado de que forma? Pois o datasheet só deixa alternativa em microcontroladores que tem o pino ENVREG, o que não é o caso deste que estou usando.

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Perdão amigo mas pressupus que você queria usar outro TIPO de capacitor e não evitar o uso do mesmo. De novo, pode sim usar o que você "tiver na reta" pois neste início de carreira isto tende a não ser importante. Mas como paulão disse, você tropeça com este capacitor low esr em qualquer fonte chaveada.

Não li o d.s. não sei a função de envreg mas sugiro colocar este capacitor entre o tal VDDcore e gnd bem pertinho dos pinos

 

E pra "concluir" ... Só que ao contrário do que ele disse não pode usar capacitor verde... Bem.. é o melhor que tenho pra este momento mágico fim de tarde de sexta super. Bora tomá uma.

 

abç

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

58 minutos atrás, wBB disse:

Olá @aphawk . Grato pelas informações. Até tenho aqui vários valores que se estiverem associados como você sugeriu, vão chegar próximos aos 10uF. Mas isso não pode gerar problema, usando por exemplo capacitores eletrolíticos comuns de 10uF, já que provavelmente eles vão dar alteração considerável no valor da tal "resistência equivalente" em série a que ele se propõe "imitar"?

 

O valor sugerido de 10 uF não é "obrigatório"... pode também um de 22 uF ou de 47uF .

 

Como você está colocando vários em paralelo, o ESR fica reduzido também, igual ao que acontece com resistores !

 

Os capacitores do tipo low-ESR possuem um comportamento melhor em alta frequência, e para compensar isto é que eu sugiro que você utilize um cerâmico de 100 nF em paralelo com eles. Na prática, funciona muito bem !

 

Pode ir em frente que vai funcionar, meu amigo .... eu particularmente nunca usei capacitores low-ESR em nenhuma montagem, uso eles apenas em fontes chateadas !

 

Nos produtos que eu faço para uso comercial eu coloco 4 capacitores eletrolíticos comuns de 4,7 uF em paralelo, o que totaliza quase 20 uF mas resulta num ESR 4 vezes menor, junto com o capacitor cerâmico de 100nF, e tudo sempre funcionou direitinho.... se a placa de circuito impresso for grande, com vários CI's, eu distribuo mais capacitores em pontos-chaves, para melhorar a estabilidade da alimentação em função da variação do consumo de corrente.

 

Tudo isto vem com a prática, meu amigo ....

 

 

 

adicionado 5 minutos depois
13 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

E pra "concluir" ... Só que ao contrário do que ele disse não pode usar capacitor verde... Bem.. é o melhor que tenho pra este momento mágico fim de tarde de sexta super. Bora tomá uma.

 

Eu quis dizer que a maioria dos que eu vejo em fontes chateadas baratas e que são do tipo Low-ESR são assim, e quase todos são na cor esverdeada  :

 

41JMyr3FPyL._SX425_.jpg

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!