Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

i7 980x @ 4.2ghz vs i7 7700k @ 4.2ghz


Posts recomendados

Fala galera, acredito que este seja o local correto, pois a minha dúvida é relacionada a um pc completo, e não apenas a processadores.

 

Segue meu setup:

Mobo: Asus Rampage III Extreme (Som onboard morto, LAN onboard morta)

GPU: GeForce GTX 970

RAM: DDR3 Corsair 7-7-7-20 1600 6x2GB

CPU: i7 980x @ 3.3gz

Cooling: 360mm watercooler

 

Segue a dúvida: Esse setup é um setup extremamente antigo, foi construído em 2010, feito para ser overclockado ao extremo pelo meu primo, que rodava esse processador a 5.1ghz sem problemas com o sistema de cooling dele, tinha 3 placas de video gtx 480, que eu nao pude bancar o custo de energia delas ligadas e acabei trocando pela 970, que por sinal tinha desempenho melhor... A questão é que os jogos atuais já estão rodando com fps que chegam a 30 em graficos high (nem no ultra estão).

 

Rodo nesse setup:
Rise of Tomb Raider: Gráficos High com algumas coisas desabilitadas, como as treta anti-serrilhado... 60fps estável, com quedas pra 40, 35 dependendo o ambiente (luz, movimentos etc)

The witcher: igual tomb raider... mas o fps fica estável em 50-80

 

e outros jogos mais simples que vão tranquilos entre 80 e 120 fps com graficos no maximo (jogos que exigem menos, como overwatch, cs, wow etc...)

 

Como gosto de montar meus proprios computadores, e sempre montei... estou pensando em dar uma evoluída. tenho um setup pronto pra overclock, mas não uso por falta de conhecimento, principalmente na parte de tensão e etc... (nao entendo *** nenhuma dessas coisas). Mas estou disposto a olhar uns tutoriais e aprender a fazer overclocks seguros...

 

A pergunta é: esse setup com uma GTX 1080 e overclockado pra 4.2ghz consegue pelo menos 80, 85% do desempenho que teria um setup top com 7700k? 

DDR4 @ 2400 cl 12

Strix Gaming z270e

i7 7700k @ 4.2

GTX 1080

 

vs

 

DDR3 @ 1600 7-7-7-20

Rampage III Extreme

i7 980x @ 4.2

GTX 1080.

 

o que acham que vale mais a pena? Consigo um desempenho semelhante com a minha setup?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, esse seu i7 atual é bem forte, eu não vejo motivos pra você ter tantos problemas assim, veja, em multicore ele consegue ser mais rápido que meu Xeon (i7 3770), e é um ***** Hexa Core...

O problema é que o Single Core dele é fraco. Eu não acho que ele levaria uma 1080 acima dos 70%, eu chuto uns 30% de gargalo. Mas você tem que levar em consideração que a 970 é tipo uma 1060 da vida, que é uma placa forte nos dias atuais e que deveria encarar tudo sem problemas, e não vejo motivos pra um upgrade tão caro. Vale MUITO mais a pena, no caso, vender todos seus itens e pegar um singelo i7 7700 + GTX 1060 (ou 1070), do que pagar o absurdo que é uma 1080. 1080 é pra entusiasta, e acho que não é o seu caso xD

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@De4dm4sterBR  Então, o problema maior está em pegar a 1080 e nao usufruir dela toda. Eu não vou comprar a 1060 por que sei que ficarei insatisfeito, pois gosto de jogar com os graficos realmente no maximo que o 1080p podem suportar. Em relação a vender, essa setup vale muito mais do que pagariam por ela, por ser antiga, e eu só venderia se fosse o pacote completo... Gabinete trambolho com o kit watercooler + placa-mãe proc ram e fonte de 1000w.

Eu até ficaria satisfeito com a 1070, porém por tempo limitado, e quando eu fizesse o upgrade pra um setup mais recente, teria que trocar a GPU novamente... caso eu pegue a 1080, consigo segurar ela por uns 5 anos, e em 2 anos eu faço o upgrade do restante do setup. 

 

Infelizmente perdi a promoção dos 7700 e 7700k quando saiu o ryzen, que foram pra 1159 e 1250 respectivamente... agora pagar os 1500 e 1700 do mercado nao vale nem um pouco a pena.

 

@TheSnow nao tenho necessidade de jogar em resolucoes maiores que 1080p. 4k pra mim é desperdicio de dinheiro, pois monitor 4K nao existe, e tvs 4k nao sao 144hz com 1ms .

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um 980x  ainda é muito forte  cara , desempenho dele é equivalente a um i7 2600 com a vantagem de ser um Hexa core , mesmo com over terá um pouco de gargalo sim com uma gtx 1080 ainda mais jogando em 1080p não adianta ...

Mas você precisa mesmo de uma gtx 1080 ? pega uma gtx 1070 e seja feliz , na minha opinião uma gtx 1080 pra 1080p é desperdicio , um i7 7700k tem um single muito forte tem nem como comparar ,_,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Braga mas a intenção é overclockar pra 4.2. e se eu souber fazer, consigo jogar esse proc em 5.1, ele é unlocked.

adicionado 1 minuto depois

@TheSnow então, mas a 1060 roda a quantos FPS? eis o problema... eu detesto quedas de FPS. gosto de jogar com FPS fluido acima de 60... e tem jogos que se nao for pelo menos 144 de fps eu nao fico satisfeito... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@CNeyAlencar

9 minutos atrás, CNeyAlencar disse:

144hz com 1ms

Esqueça isso. Pois apenas jogadores profissionais veem diferença a partir de 60Hz, ou seja, um monitor em 60Hz, IPS travado, é muito melhor que esses *gamer 144Hz" de painel TN, faça o teste na sua casa, coloque um jogo leve, sete as configurações para conseguir travar nos 144Hz, e depois apenas reduza a frequencia dele pelo o windows e jogue novamente travado em 60, não vai sentir diferença. Se sentir, aí poderia valer a pena mante-lo. E esse 1ms, é uma medida errada, o que importa é o input lag, e nesse site tem um banco de dados desses valores, basta ver que o menor deles é 9ms, ou seja, esse 1 ms é uma medição de apenas o tempo do pixel mudar de cinza para cinza (grey to grey GTG) e quando a medição correta é feita de branco para preto, esse valor aumentar uns 3x as vezes, e não da diferença alguma.

Caso queria jogar nesse monitor 144Hz, tem que ir de 1080, nenhuma GPU mais fraca mantem taxa de frames altas assim, porém teu processador por ter singlethread fraco, vai capar ela e não vai usar toda a potência. 

Segundo caso é ir para resolução maior, 2k por exemplo, joga em 60HZ com a 1080 e aí seu processador já não vai capar ela, vai trocar apenas GPU e monitor e vai ficar tranquilo.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Flávio Santana Lima Eu já tenho um monitor da Asus 144hz 1ms, e depois de jogar anos e anos em um monitoir lixão de sei la quantos ms e 60hz, garanto que faz muita diferença. Jogo muitos jogos de forma competitiva (nao profissional), e não sou chegado em jogos single player nao... mas sou fan de alguns, como tomb raider... e por ser entusiasta, (vide setup atual...) gostaria de montar um computador de mesmo nível... pelos meus cálculos, montar um PC novo, saíra 6000 reais, se conseguir o proc no valor de 1250 que teve uns 3 meses atrás.

adicionado 1 minuto depois

E, se eu fosse rico, certamente estaria falando em montar um setup desse nível mesmo, usando peças extreme... mas como apenas dei sorte de meu primo ter colocado o setup dele de lado e vendido pra mim a preço de banana, nunca mais terei um setup xtreme :tw_bawling:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@CNeyAlencar 2ghz de OC, ainda mais em uma cpu mais antiga, é muita coisa, ainda mais pra quem nunca fez um OC. Tem certeza que ele chega a Isso ? Só se o chip for muito bom mesmo. A 1060 6gb roda tudo no ultra a 60fps, evidentemente. A 1070 tem muita folga (digo isso pois tenho uma). Eu não compraria uma placa superior à 1070 pra jogar em full hd jamais, ela já é certo exagero

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@CNeyAlencar E como você não sabe qual era o input lag do anterior nem nada. Faça o teste. Coloque o monitor em 60, travado com V-sync e jogue, depois deixe em 144Hz e trave com o v-sync e jogue de novo, se sentir diferença, aí faça sua escolha. Importante que tem que ser um jogo que a framerate fique travada, assim, um bem leve como  CS GO e LOL, dê prioridade para FPS por conta dos movimentos rápidos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@TheSnow usar o DSR apenas da o efeito de Anti-Aliasing, mas não vejo o porque disso. Indiquei esse teste para ele, pois aí ele pode ver se vale a a pena usar em 144Hz e gastar uma nota, ou usar em 60 e apenas trocar a GPU.

 

@CNeyAlencar Uso uma 1070 agora com um LG 29um68 em 60Hz, lindo ultrawide, não vejo problemas. Mas faça o teste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Flávio Santana Lima Uso mesmo monitor e gpu que você, e digo o mesmo.

O DSR quis dizer pra diminuir a carga sobre o processador, ao invés de precisar de comprar outro monitor.

Aproveitando o tópico, eu sei que ele da apenas um "anti aliasing natural", mas você acha que é viável usar isso em algum jogo? Tipo, se da diferença  (em um setup equilibrado)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@TheSnow Não para ele, pois tem um monitor com 144Hz, e para jogar bem e nessa frequência a GPU dele precisa chegar aos 144, o DSR vai dificultar e muito isso. No caso, se ele for reduzir para os 60, e pegar uma 1070, aí ele pode usar um DSR para ficar bacana a imagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@CNeyAlencar depende do FPS que quer alcançar. 

Se quer alcançar os 144, acho que nem a 1080 consegue tão facilmente em jogos como the witcher 3, assim teria que trocar o kit.

Agora se quer os 60, aí uma 1070 lhe resolveria o problema, e você manteria o kit por mais um tempo.

adicionado 2 minutos depois

@CNeyAlencar nada te impede de você pegar a 1080 ou até uma 1080 ti para jogar em 60 fps, pois aí você já ficaria preparado para quando quiser jogar em 144hz, precisando trocar apenas o kit, pois já teria uma ótima GPU, mas aí tem outro porém, ano que vem tem as VOLTA da Nvidia, então, se planeja trocar de kit daqui a 2 anos, a 1080ti, já não seria tão util, e terá melhores opções melhores, assim nesse ponto de vista, a 1070 te supriria no melho custo x beneficio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Flávio Santana Lima gostaria de lembrar também que curto fazer umas stream de vez em quando :P

 

Meu maior problema é: gasto 1500 em uma 1070, fico 2 anos com o pc.

daqui 2 anos me da no saco e compro um kit novo, e acabo gastando + dinheiro com uma 1080.

 

Compro a 1080 agora por 2300, usufruo do que der pra usufruir por 2 anos, troco o kit em 2 anos por um i7 de ultima geração e mantenho a 1080.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@CNeyAlencar Não acho valer a pena upgrade de 1070 para a 1080, pois a diferença de perfomance é pequena. 

 

E a 1080 não pega 144 FPS nos titulos como The witcher 3, a 1080 ti, deve chegar nos 130. Da uma pesquisada e define seu objetivo, só falo que para rodar em 144Hz ou próximo, tem que trocar kit, se for pros 60, só trocar a GPU.

adicionado 3 minutos depois

1080ti olha, em The witcher 3, a 1080ti mantem os 140 FPS, e a 1080 os 100, e a 1070 os 80.

Da uma olhada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@CNeyAlencar Lembrando que ninguém usa 144hz pra jogar esses jogos single player, essa frequência é usada praticamente só pra FPS, como cs go, rainbow six siege, etc. Jogos competitivos em geral, muita gente usa pra mobas também. Só que uma 1070 já é mais que suficiente pra rodar, tanto esses jogos em 144 fps, quanto os single, como the witcher 3, em 60fps, e não é necessário trocar seu i7 pra manter ela. Logo, eu ficaria com ela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@CNeyAlencar Não se fecha tópicos mais aqui.

Quanto ao modelo, não há nenhuma diferença significativa entre eles, todos vão trabalhar a 1900-2000 mhz e nenhuma vai ter uma diferença muito grande de temperatura entre elas (das de entrada, claro). Então dê preferência apenas às marcas com melhor RMA e mais baratas, como EVGA e Galax

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!