Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Temperatura i7 4790


Posts recomendados

Pessoal, uso aqui no i7 4790 um Hyper T4, e no gabinete 5 ventoinhas de 120mm, o que deixa tudo com muito boas temperaturas, mas ao executar o Intel Burn Test os núcleos do i7 chegam a baterem picos de 98ºC enquanto que a case dele fica em 44ºC. Com essa diferença de temperatura da case externa para os núcelos nem sei como diminuir, pois ao que parece a solução térmica da Intel que não é boa.

 

A minha dúvida é: posso ter problemas com o CPU por os núcleos trabalharem nessa temperatura?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@raulgrangeiro como fica o seu Vcore (core voltage) durante o IntelBurnTest? Mas faça o teste com o gabinete aberto. Está muito quente e é perigoso chegar perto dos 100ºC. Eu não deixaria passar de 80-85ºC.

 

Como está a organização dos fans do seu gabinete?

 

Está usando qual pasta térmica no Hyper T4?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Contiusa disse:

@raulgrangeiro como fica o seu Vcore (core voltage) durante o IntelBurnTest? Mas faça o teste com o gabinete aberto. Está muito quente e é perigoso chegar perto dos 100ºC. Eu não deixaria passar de 80-85ºC.

 

Como está a organização dos fans do seu gabinete?

 

Está usando qual pasta térmica no Hyper T4?

 

Vcore está oscilando entre 1.147 V e 1.151 V.

 

Meu gabinete é bem ventilado: tem 1x 120 mm embaixo (ar para dentro), 1x 120 mm na frente (ar para dentro), 1x 120 mm lateral (ar para dentro), 1x 120 mm atrás (ar para fora) e 1x 120 mm em cima (ar para fora).

 

Estou usando a Arctic Silver 5 no Hyper T4.

 

A questão da temperatura é justamente o que falei: a case do CPU (a parte externa dele) está bem fria, mas os cores estão muito quentes, não sei porque.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@raulgrangeiro o Vcore está bem baixo, então não é isso. Os fans também estão legais. Esse i7-4790 também não deve ter um turbo muito alto em teste de estresse. Fica como? A 4Ghz mesmo ou menos?

 

Resta ver se o T4 está mal instalado. Ou se essa AS5 já expirou a validade ou se ela é ruim mesmo. Pode ser lote antigo, pode ser falsificada... Não gosto da AS5 por causa disso. 

 

Mas você está vendo essas temperaturas com qual programa? Use dois ou três para confirmar, pois pode ser bug. Tem o Real Temp, HWMonitor, AIDA64, HWiNFO64, vários. Veja se estão todos assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Contiusa disse:

@raulgrangeiro o Vcore está bem baixo, então não é isso. Os fans também estão legais. Esse i7-4790 também não deve ter um turbo muito alto em teste de estresse. Fica como? A 4Ghz mesmo ou menos?

 

Resta ver se o T4 está mal instalado. Ou se essa AS5 já expirou a validade ou se ela é ruim mesmo. Pode ser lote antigo, pode ser falsificada... Não gosto da AS5 por causa disso. 

 

Mas você está vendo essas temperaturas com qual programa? Use dois ou três para confirmar, pois pode ser bug. Tem o Real Temp, HWMonitor, AIDA64, HWiNFO64, vários. Veja se estão todos assim.

 

O 4790 varia de 800 MHz a 4 GHz, mas ele usa esse turbo como se fosse clock normal do CPU, ele trava em 4 GHz quando estresso o CPU.

 

Verifiquei a instalação do Hyper T4, está certinho, não está frouxo em nenhum dos 4 parafuros e nem folgado sobre o CPU. Modifiquei a curva de fan dele na BIOS, e quando chega em 70ºC ele já bate 100% de rotação.

 

Estou vendo essas temperaturas no Speedfan, vou testar aqui no Real Temp e mostrar os resultados.

 

Porque há uma diferença tão grande da temperatura dos núcleos para a case do CPU?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@raulgrangeiro não sei que case é esse que você fala, mas fora do núcleo são sondas que não têm a menor precisão porque são externas. O que importa mesmo são as temperaturas dos núcleos.

 

Se for isso mesmo, a instalação do T4 está errada. Ou então essa AS5 é falsificada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Contiusa disse:

@raulgrangeiro não sei que case é esse que você fala, mas fora do núcleo são sondas que não têm a menor precisão porque são externas. O que importa mesmo são as temperaturas dos núcleos.

 

Se for isso mesmo, a instalação do T4 está errada. Ou então essa AS5 é falsificada.

 

A case é a carcaça metálica que cobre os núcleos do CPU. Essa AS5 já usei em instalações de outras máquinas e correu perfeito, mas já comprei uma MX-4 pra testar aqui, só aguardando chegar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Contiusa disse:

@raulgrangeiro você poderia ter reinstalado o cooler para ter certeza. Comprou a MX-4 de qual embalagem (cor)?

 

Esta aqui: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-871494728-arctic-cooling-pasta-termica-mx-4-4gramas-entrega-imediata-_JM

 

Não reinstalei o cooler porque acabou minha AS5, foi por isso que comprei a MX-4. Em uns 4 ou 5 dias deve chegar aqui e vou reinstalar com ela pra ver se melhora algo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@raulgrangeiro ah, beleza, é a de embalagem branca. Porque a cinza (abaixo) é bem antiga, de antes de 2011.

 

arctic_mx4.jpg

 

É, troca a pasta e reinstala o cooler para ver se melhora, porque até um Blizzard T2 segura esse processador. Então alguma coisa no processo está errado.

 

Depois diz se melhorou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Contiusa disse:

@raulgrangeiro ah, beleza, é a de embalagem branca. Porque a cinza (abaixo) é bem antiga, de antes de 2011.

 

arctic_mx4.jpg

 

É, troca a pasta e reinstala o cooler para ver se melhora, porque até um Blizzard T2 segura esse processador. Então alguma coisa no processo está errado.

 

Depois diz se melhorou.

 

Certo, logo que a pasta chegar irei substituir na máquina, e volto aqui com o resultado. Obrigado pela ajuda até então! Logo volto com o resultado desse teste.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!