Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Olá galera alguém monta esse esquema elétrico em uma protobord


Posts recomendados

você tem que usar um software de desenho de pcb.

 

No caso você pode juntar o ltspice com o FreePCB para você desenvolver o desenho do circuito para pcb. Procure por tutoriais. você também pode desenhar à mão com caneta como alguns por aqui na comunidade fazem, procure  tutoriais nesse sentido.

 

Tem outras ferramentas como o Porteus simulador que já vem com isso integrado.

 

Os transistor Q1 e Q2 estão com as bases desligadas... ou seja, estão abertos no circuito sem função.

adicionado 14 minutos depois

Ops... acho que to comendo salgadinho demais uhauhauha EU pensei que o cara queria colocar em uma PCB lol

 

É na protoboard ^^ procure tutoriais na net, use um multímetro para ver se está tudo no lugar ... Enfim

 

^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para que esse circuito serve?

Da forma que está parece que falta alguns componentes.

Não tem botões, nem leds, nem relés ou motores.

 

Para montar precisa conhecer os componentes usados, uma pesquisa básica pode lhe mostrar como ligar cada transistor por exemplo.

A protoboard é simples, seu contatos formam varias linhas verticais. É só ir colocando os componentes de forma a a dar contato somente nas linhas que o esquema pede. Se uma linha ficar toda preenchida pode usar outra e conectar as duas através de um fio.

Uma outra pesquisada pode lhe mostrar como as tais linhas estão interligadas.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você pode organizar na proto usando tensões ... cada letra é uma tensão diferente, onde ele deve se ligar. assim fica mais fácil ligar. Organização... Enfim ^^ tem que buscar tutorial X) Notei também que está faltando o terra nesse circuito grande da esquerda* eu acho... não fiz simulação, mas como falta definir componentes fica complicado...

proto.thumb.jpg.48bb046be3a69609d88573a25fd05725.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

etse crituito noã fza nneuhm snedtio. E qpp!! Itnerpreát-lo é cmoo tneatr lre etsa frzae. Etnenedu?

pois é .. tipo isso.  E se achar que deve.. a pergunta que não quer calar: o que você acha que ele deveria fazer? Quiçá vos apresentem alternativas menos ... insanas...

Ah e se for só pra treinamento de montagem é 1/2 estranho pedir pra alguém fazer mas enfim , acho que você pode optar por alternativas melhores e mais iniciais : p.ex.: acenda um led com um botão

...

 

Bem. exercitando um pouco minha velha bola de cristal, se q1,d1,q2,d2 fossem os pares infravermelhos e se tivesse uma bobina de relé em paralelo com d3,d4 até que existe a chance de sentido. mas não deixa de ser um bom momento pra você exercitar e rever sua ...

20 horas atrás, Vitor Roberto disse:

noção das simbologia

abç

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/07/2017 às 20:49, Bommu Perneta disse:

você tem que usar um software de desenho de pcb.

 

No caso você pode juntar o ltspice com o FreePCB para você desenvolver o desenho do circuito para pcb. Procure por tutoriais. você também pode desenhar à mão com caneta como alguns por aqui na comunidade fazem, procure  tutoriais nesse sentido.

 

Tem outras ferramentas como o Porteus simulador que já vem com isso integrado.

 

Os transistor Q1 e Q2 estão com as bases desligadas... ou seja, estão abertos no circuito sem função.

adicionado 14 minutos depois

Ops... acho que to comendo salgadinho demais uhauhauha EU pensei que o cara queria colocar em uma PCB lol

 

É na protoboard ^^ procure tutoriais na net, use um multímetro para ver se está tudo no lugar ... Enfim

 

^^

Usar o pcb eu sei, mas estou querendo mesmo na protobord, valeu pela dica dos 14 minutos

adicionado 2 minutos depois
Em 19/07/2017 às 21:12, Mestre88 disse:

Para que esse circuito serve?

Da forma que está parece que falta alguns componentes.

Não tem botões, nem leds, nem relés ou motores.

 

Para montar precisa conhecer os componentes usados, uma pesquisa básica pode lhe mostrar como ligar cada transistor por exemplo.

A protoboard é simples, seu contatos formam varias linhas verticais. É só ir colocando os componentes de forma a a dar contato somente nas linhas que o esquema pede. Se uma linha ficar toda preenchida pode usar outra e conectar as duas através de um fio.

Uma outra pesquisada pode lhe mostrar como as tais linhas estão interligadas.

 

É um seguidor de linha, Saber os componentes eu sei estudo com isso mas to querendo fazer em uma protobord para ver se funciona e passar para placa.

adicionado 3 minutos depois
Em 19/07/2017 às 21:31, Bommu Perneta disse:

você pode organizar na proto usando tensões ... cada letra é uma tensão diferente, onde ele deve se ligar. assim fica mais fácil ligar. Organização... Enfim ^^ tem que buscar tutorial X) Notei também que está faltando o terra nesse circuito grande da esquerda* eu acho... não fiz simulação, mas como falta definir componentes fica complicado...

proto.thumb.jpg.48bb046be3a69609d88573a25fd05725.jpg

Quais componentes posso te falar.

adicionado 4 minutos depois
Em 20/07/2017 às 08:20, Isadora Ferraz disse:

etse crituito noã fza nneuhm snedtio. E qpp!! Itnerpreát-lo é cmoo tneatr lre etsa frzae. Etnenedu?

pois é .. tipo isso.  E se achar que deve.. a pergunta que não quer calar: o que você acha que ele deveria fazer? Quiçá vos apresentem alternativas menos ... insanas...

Ah e se for só pra treinamento de montagem é 1/2 estranho pedir pra alguém fazer mas enfim , acho que você pode optar por alternativas melhores e mais iniciais : p.ex.: acenda um led com um botão

...

 

Bem. exercitando um pouco minha velha bola de cristal, se q1,d1,q2,d2 fossem os pares infravermelhos e se tivesse uma bobina de relé em paralelo com d3,d4 até que existe a chance de sentido. mas não deixa de ser um bom momento pra você exercitar e rever sua ...

abç

Eu estudo eletrônica não quero ascender um botão pois já sei, esse circuito e para um carrinho seguidor de linha.

adicionado 14 minutos depois
Em 19/07/2017 às 12:34, Vitor Roberto disse:

É esse aqui, eu tenho noção das simbologia, mas quero montar em uma protobord e não sei mexer muito nela. vocês conseguem montar para mim e me explicar como montou.

Desde já agradeço.

P_20170411_113152.jpg

Revi esse esquema elétrico e estava faltando algumas coisas.

Ver se ficou claro para vocês.

Aguardando uma resposta

Screenshot_2017-07-25-16-04-06.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vitor Roberto agora sim o circuito faz sentido. 

Mas qual a sua dificuldade? É isso que estamos tentando entender. 

Se Você conhece os componentes e sabe interpretar o esquema.

Para montar na Protoboard, basta ir encaixando os componentes e fazer as ligações com os fios. 

Alguns componentes podem ser ligados diretamente, basta colocá-los na mesma linha. 

Os contatos da placa são interligados em fileiras verticais de 5 em 5. 

Veja como os contatos estão interligados:

images.jpg.11d0ef0445028cb8870dd34c931c11e8.jpg

Um exemplo simples de como acender um Led:

images.png.c2ecb114935117d12d84901b131a4bfa.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
43 minutos atrás, Vitor Roberto disse:

estava faltando algumas coisas.

suspeitei desde o princípio.

45 minutos atrás, Vitor Roberto disse:

para um carrinho seguidor de linha.

idem.

Sim ficou claro. Escuro mesmo ficou é ... como quer que alguém compre material, monte pra você filme tudo, te mostre em video e etc?! Penso que pouca gente tem tempo/interesse maior que o seu né. E você se privaria da parte + legal que é ver sua criatura criar vida!

Mas como neste mundo tem lôco pra tudo, só lhe desejo ... sorte.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

suspeitei desde o princípio.

idem.

Sim ficou claro. Escuro mesmo ficou é ... como quer que alguém compre material, monte pra você filme tudo, te mostre em video e etc?! Penso que pouca gente tem tempo/interesse maior que o seu né. E você se privaria da parte + legal que é ver sua criatura criar vida!

Mas como neste mundo tem lôco pra tudo, só lhe desejo ... sorte.

Por isso que queria que montasse em uma protobord virtual...

Mas valeu pela atenção

adicionado 4 minutos depois
1 hora atrás, Mestre88 disse:

@Vitor Roberto agora sim o circuito faz sentido. 

Mas qual a sua dificuldade? É isso que estamos tentando entender. 

Se Você conhece os componentes e sabe interpretar o esquema.

Para montar na Protoboard, basta ir encaixando os componentes e fazer as ligações com os fios. 

Alguns componentes podem ser ligados diretamente, basta colocá-los na mesma linha. 

Os contatos da placa são interligados em fileiras verticais de 5 em 5. 

Veja como os contatos estão interligados:

images.jpg.11d0ef0445028cb8870dd34c931c11e8.jpg

Um exemplo simples de como acender um Led:

images.png.c2ecb114935117d12d84901b131a4bfa.png

 

Ja vi estas imagens mas esse circuito e muito complexo para mim, mas sei que é fácil, ainda sinto dificuldades.

adicionado 10 minutos depois
1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

suspeitei desde o princípio.

idem.

Sim ficou claro. Escuro mesmo ficou é ... como quer que alguém compre material, monte pra você filme tudo, te mostre em video e etc?! Penso que pouca gente tem tempo/interesse maior que o seu né. E você se privaria da parte + legal que é ver sua criatura criar vida!

Mas como neste mundo tem lôco pra tudo, só lhe desejo ... sorte.

"alguém compre material, monte pra você" essa parte eu fui na Santa e saiu meons de 20 reais fora o motor mas sei que não precisa fazer isso. Apenas queria ver esse circuito funcionando, mas de qualquer maneira obrigado pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É um quebra cabeça simples, só precisa de prática... cada componente tem suas pernas com deve ser ligados... os motores tem duas (pelo menos esse modelo ai), transistor tem 3 (idem), resistor tem duas pernas, led tem duas pernas... o óbvio. Depois disso você vê em que lugar cada perna está ligada de cada componente, por exemplo, o motor M1 um lado dele está ligado no terra e o outro está ligado a 2 componente a saída de um diodo D3 e o source do Q5 (que é o TIP127). Pronto, só ai você já tem um componente montado se você saber usar a protoboard como indicado ai em cima com o led... 

 

Ai como está ligado o D3? um lado está onde falamos anteriormente e portanto não precisa ser feito e o outro lado está ligado ao terra, pronto, ligação terminada. E por ai vai...

 

Ou você faz como eu fiz ai em cima e faz por tensão que no meu entender é bem mais fácil... fora isso se ainda não rolou pede ajuda a um professor ou colega para ensinar passo a passo... porque tá complicado... a não ser que alguém aqui faça um vídeo, ou monte tudo para você ver...

 

Esperando voluntários lol

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/07/2017 às 18:48, Mestre88 disse:

Então vá montando por partes, olhe para o circuito como se ele fosse vários circuitos pequenos. E depois vá juntando um ao outro. 

Cada transistor tem um bloquinho de resistores, faça um de cada vez. 

É assim que eu faço quando monto algo grande. 

É depois de muitas dicas finalmente consegui, agora é passar isso para uma placa arrumar as coisas e meu TCC ta pronto muito obrigado galera, gostei muito de conversar com vocês obrigado por tudo.

IMG-20170728-WA0109.jpg

adicionado 1 minuto depois
Em 25/07/2017 às 19:32, Bommu Perneta disse:

É um quebra cabeça simples, só precisa de prática... cada componente tem suas pernas com deve ser ligados... os motores tem duas (pelo menos esse modelo ai), transistor tem 3 (idem), resistor tem duas pernas, led tem duas pernas... o óbvio. Depois disso você vê em que lugar cada perna está ligada de cada componente, por exemplo, o motor M1 um lado dele está ligado no terra e o outro está ligado a 2 componente a saída de um diodo D3 e o source do Q5 (que é o TIP127). Pronto, só ai você já tem um componente montado se você saber usar a protoboard como indicado ai em cima com o led... 

 

Ai como está ligado o D3? um lado está onde falamos anteriormente e portanto não precisa ser feito e o outro lado está ligado ao terra, pronto, ligação terminada. E por ai vai...

 

Ou você faz como eu fiz ai em cima e faz por tensão que no meu entender é bem mais fácil... fora isso se ainda não rolou pede ajuda a um professor ou colega para ensinar passo a passo... porque tá complicado... a não ser que alguém aqui faça um vídeo, ou monte tudo para você ver...

 

Esperando voluntários lol

É depois de muitas dicas finalmente consegui, agora é passar isso para uma placa arrumar as coisas e meu TCC ta pronto muito obrigado galera, gostei muito de conversar com vocês obrigado por tudo.

IMG-20170728-WA0109.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!