Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Projeto: Sensor de luminosidade


Posts recomendados

Olá, boa tarde. Sou aluna de engenharia mecânica e estou cursando a disciplina de eletrônica. Devemos fazer o projeto abaixo e eu não tenho ideia de como começar. Se alguém puder me orientar ficarei eternamente grata. 

Obs: O led deve permanecer ligado durante 5 segundos e não pode usar qualquer microprocessador. 

"O projeto será constituído em uma entrada, uma saída e dois módulos. A
entrada será a rede elétrica e a saída será 4 LEDs. O módulo 1 será a fonte
reguladora de tensão, ou seja, a retificação da rede elétrica e esse módulo
alimentará o módulo 2 que será o sensor que comandará a saída.
O módulo 2 será um circuito de controle, entrada e saída de informações, tal
como um computador, este será desenvolvido pelo grupo. Este módulo devera
conter um LDR (Light Dependent Resistor) que será a tomada de informação
do ambiente e controlará a saída (4 LEDs) conforme o nível de luminosidade
do ambiente. Esse módulo também deve conter comando de ligar/desligar.
O módulo 2 deverá fazer a leitura da luminosidade do ambiente com base em
um LDR (Light Dependent Resistor) e acionará a saída (LEDs) para indicar o
quão escuro ou claro está o ambiente, Exemplo: acionará um LED para
luminosidade intensa, 100 a 90%, dois LEDs para luminosidade moderada, de
90 a 50%, três LEDs para luminosidade baixa, 50 a 10% e 4 LEDs para falta de
luminosidade, 10 a 0%."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hum... a redução e retificação você pode comprar pronta como essas fontes de celular/câmeras. Como você está em engenharia mecânica eu iria por essa opção que é a mais simples... se fosse elétrica ou no máxima da computação(uma mistura de elétrica com ciência da computação) até diria para você comprar um trafo usado de ferro velho ou coisa do tipo e retificar com diodo (mas eu não faria isso huahuahu).