Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Projeto: Sensor de luminosidade


Posts recomendados

Olá, boa tarde. Sou aluna de engenharia mecânica e estou cursando a disciplina de eletrônica. Devemos fazer o projeto abaixo e eu não tenho ideia de como começar. Se alguém puder me orientar ficarei eternamente grata. 

Obs: O led deve permanecer ligado durante 5 segundos e não pode usar qualquer microprocessador. 

"O projeto será constituído em uma entrada, uma saída e dois módulos. A
entrada será a rede elétrica e a saída será 4 LEDs. O módulo 1 será a fonte
reguladora de tensão, ou seja, a retificação da rede elétrica e esse módulo
alimentará o módulo 2 que será o sensor que comandará a saída.
O módulo 2 será um circuito de controle, entrada e saída de informações, tal
como um computador, este será desenvolvido pelo grupo. Este módulo devera
conter um LDR (Light Dependent Resistor) que será a tomada de informação
do ambiente e controlará a saída (4 LEDs) conforme o nível de luminosidade
do ambiente. Esse módulo também deve conter comando de ligar/desligar.
O módulo 2 deverá fazer a leitura da luminosidade do ambiente com base em
um LDR (Light Dependent Resistor) e acionará a saída (LEDs) para indicar o
quão escuro ou claro está o ambiente, Exemplo: acionará um LED para
luminosidade intensa, 100 a 90%, dois LEDs para luminosidade moderada, de
90 a 50%, três LEDs para luminosidade baixa, 50 a 10% e 4 LEDs para falta de
luminosidade, 10 a 0%."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hum... a redução e retificação você pode comprar pronta como essas fontes de celular/câmeras. Como você está em engenharia mecânica eu iria por essa opção que é a mais simples... se fosse elétrica ou no máxima da computação(uma mistura de elétrica com ciência da computação) até diria para você comprar um trafo usado de ferro velho ou coisa do tipo e retificar com diodo (mas eu não faria isso huahuahu).

 

Depois de retificado e reduzida a tensão você pode manter ela constante com um regulador de tensão Ci que você quiser... 5V... 8V ...12V dependendo do que fonte você está usando.

 

O controle do leds por iluminação você pode fazer usando um microcontrolador "puro" (só o chip stand alone) tipo um pic ou um atmega 328p. Se o professor quiser algo mais rápido e mais básico você pode fazer um rede de comparadores* de tensão com um amplificador operacional... você pode colocar eles por "LED VU Meter Circuit " que são uns circuitos controladores de leds ... dá para fazer com potenciômetro... se dá para usar pot dá para usar o LDR no lugar que varia a resistência conforme a luz...

 

você pode tentar usar conversor A/D  e por ai vai... O ideal é você criar o que mais ou menos está dando o teu professor e que nível está a aula. Se você nunca teve aula de microcontroladores, melhor não ir por esse caminho... se te deram aula de comparadores* circuitos AND ou OR seria interessante ir para esse caminho...

 

 

Tem muitas formas de fazer isso... Dá uma pesquisada ai ...

adicionado 1 minuto depois

Se bem que se vocês puderem usar uma fonte regulável do laboratório aí o circuito fica mais simples nessa parte, bastando um regulador e uns capacitores...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como está claro que não deve usar CIs do tipo micro controlador, a chave para o circuito é o comparador de tensão. 

CIs como LM324 ou LM339 fazem essa função e tem exatamente as 4 saídas para os leds. Coloque 4 trim pots de 10k para ajustar quando cada Led deve acender. 

 

Uma fonte não é um bicho de 7 cabeças, um transformador de 12V, 4 diodos 1n4007, um capacitor de 1000uF/25V e um 7812 resolvem o problema. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Enquanto isso... num clique logo abaixo (temporariamente) nesta mesma página, neste mesmo forum, bem pertinho de você...

image.png


Se não quiser/puder usar o lm3914, use como base pros comparadores. Ldr na Ent. Sinal.

Dica: pra acender 1 led por vez: catodo numa saída, anodo na próxima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi gente, obrigada pelas respostas. Neste trabalho dispositivo físico é opcional. Temos que montar o circuito e simular em algum  programa, eu estou usando o multisim. 
O problema é sobre escolher os componentes e fazer as ligações, aprendemos em sala sobre cada um separado mas não aprendemos sobre o resto.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Bianca Amaral disse:

Oi gente, obrigada pelas respostas. Neste trabalho dispositivo físico é opcional. Temos que montar o circuito e simular em algum  programa, eu estou usando o multisim. 
O problema é sobre escolher os componentes e fazer as ligações, aprendemos em sala sobre cada um separado mas não aprendemos sobre o resto.  

Nesse caso é a mesma coisa. 

Os nomes dos componentes são os mesmos tanto na simulação quanto na vida real. 

O post que eu fiz acima continua válido, pois é possível encontrar todos os componentes no Multisim. 

De uma pesquisada em "bargraph com LM324" no Google e vai entender do que estou falando. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Bianca Amaral disse:

@Mestre88 Obrigada, vou pesquisar sim. Eu consegui fazer o modulo 1 mas ainda não simulei. Agora preciso descobrir como fazer o resto. O professor disse que podemos usar tbj ou ampop. Valeu pela ajuda. 

No caso eu sugeri ampop, ele mais específico a este caso do que o BJT. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...