Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
EDUARDO MATOS DO AMARAL

Configuração de Rede Doméstica.

Recommended Posts

Olá amigos, 

      Estou tendo problemas em montar minha rede doméstica, e já que sou leigo no assunto, resolvi pedir ajuda. 

      Quero colocar a rede com a seguinte ordem.. e não sei por qual motivo, não consigo conectar ao Roteador (nem via Wireless, nem via cabo). Me parece ter a necessidade de alguma configuração no Roteador.

   

Modem >>> Switch >>> Roteador >>> Switch >>> Aparelhos.

Sei que pareço estar cometendo alguns erros de configuração nessa organização, porém foi a que melhor se adaptou a minha necessidade, uma vez que preciso cobrir duas casas com Wifi e cabos. Estou enviando em anexo uma imagem mais detalhada da ordem.

 

Minha Internet é Sumicity em fibra ótica de 60 mb, meus switchs são Multilaser de 5 portas e meu roteador é um D-Link Dual Band de 900 mb\s.

 

Agradeço pela atenção.

 

REDE.png

Editado por EDUARDO MATOS DO AMARAL

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A maioria dos modens tem dupla função: são modem e roteador. Vou supor que seu modem seja puro.

Para se distribuir um sinal de internet é necessário gerenciar a rota que os dados percorrerão, daí a necessidade de um roteador. Mais do que um simples switch, ele organiza as coisas.

Coloque o roteador como primeiro elemento após o modem, tomando o cuidado para que o cabo que vem do modem seja conectado na porta WAN (cor azul). Ao lado da porta WAN tem as portas de REDE (cor amarela). Use uma delas para o cabo curto que vai no primeiro switch e outra para o cabo de 20m que vai para o segundo switch. O resto da ligação está correta.

Pode tambem haver conflito entre o IP do seu modem e o roteador. Nesse caso, terá que escolher outro IP para seu roteador. Também pode, preventivamente, mudar o IP do roteador. Como não pode ser qualquer número, existem algumas regras chatas, vai algumas sugestões:

10.0.30.1

10.30.0.1

10.0.252.1

adicionado 16 minutos depois

Só mais uma coisa: na construção do switch a porta 1 é definida como preferencial. Colocar o cabo que vem do roteador nessa porta te dará a melhor performance do equipamento, mas se usar outra entrada tb funciona, sem problema.

Boa sorte

Não se esqueça de postar os resultados.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Além da perfeita colocação do colega Sérgio acima, você pode eliminar um dos switchs desta rede, já que no próprio roteador você conta com 4 portas que seriam ligadas nas duas TVs, no PC e a última seria encaminhada para o próximo switch.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Perfeito meu caro mago Sérgio Lembo... Ficou perfeita a configuração...dessa forma q descreveu ficou muito bom. Agradeço a atenção e a aula de montagem de rede. 

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×