Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Receiver Gradiente DS-20 sintoniza fm com som baixo.


Posts recomendados

Boa tarde, estou com esse receiver que esta sintonizando fm com som baixo, verifiquei algumas tensões nos ci´s de fm e estão próximas do especificado no esquema. Quando aproximo um pedaço de fio do pino 1 do CI CA-3189E o som aumenta., troquei os dois filtros cerâmicos de 10.7mhz, circuito integtado CA-3189E, mas não resolveu. 

DS20 gradiente receiver.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Bc tudo bom, o T2 que esta no receiver é o BF494 que segundo o site eletronica-pt substitui o bf254, como não tinha nenhum dos dois achei em um outro receiver um 2sc1809, inclusive por se tratar de um receiver gradiente RC-II estava fazendo a mesma função, mas continua do mesmo jeito, o estranho é que o som abaixa quando coloco a antena (estou usando uma antena interna comum de tv 300ohms), quando retiro a antena e coloco o dial numa frequência que não há estação de radio aparece aquele famoso ruido de radio fora de sintonia , porém com volume normal. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Ricardo, esse conjunto eu adquiri de segunda mão e aparentemente  não foi mexido. A sintonia das estações parece estar normal, pois em alguns pontos o áudio parece normal, o esquema possui varias medidas de tensão, tem os ajustes de stereo, mute de fm e etc, o problema é que sou bastante leigo no entendimento do funcionamento destes circuito o que dificulta bastante a analise do mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde pessoal, caro amigo Bc efetuei a troca do varicap e arrisquei "fuçar" nas bobinas L11 e L12 ao atuar na L11 a sintonia melhorou ao atuar na L12 não há diferença nenhuma, cheguei até retira-la do circuito e não houve nenhum diferença, o som continua baixo. Os pontos TP8 e TP9 marcam no esquema o "áudio do fm" que sai do pino 6 do IC4 CA3189E, injetei um sinal de áudio no tp8 e tp9 e o som do toca cd saiu com intensidade normal. No mercado livre achei um cidadão que - segundo ele - vende um esquema desse receiver com o roteiro de testes do circuito de sintonia, estou pensando em comprar pra ver se facilita na busca do culpado pelo problema.

*Obs. O outro receiver que tenho aqui funcionando normalmente tem o circuito semelhante a esse, é o Gradiente RCII.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

A bobina L12 trabalha em ressonância com L11 de forma que quando a estação esta bem selecionada, ela "trava" (segue) variações da frequência da emissora, não que a emissora esta "variando" a frequência, mas o ambiente pode trazer variações ou "desvios" delas por obstáculos no ambiente, por isso você não notou diferença nenhuma ao remove-la! O sinal que você esta sintonizando deve ser forte! (Emissora próxima)

O que acredito que você esta passando ai, é problemas no circuito automático de ganho! Pode ser algum capacitorzinho aberto, com fuga, ou eletrolítico seco! Não é fácil de detectar! Será uma tarefa minuciosa só vencida com muita paciência! O único conselho que dou é! Não mexa nas Bobinas!!!....

Pode testa-las sim! Fora do circuito e verificando a continuidade das bobinas, Curto elas vão marcar sempre! Mas não pode é dar circuito aberto!...

Como o outro receiver que você tem ai é muitíssimo semelhante, minha sugestão é que tire o "tambor" (Bobina completa)  e passe para o outro receiver, sem mexer em seu ajuste!!!....

 

Confesso que nunca presenciei um problema semelhante a esse que você enfrenta! Esses receivers  são muito bons! O único problema que peguei neles foi de não sintonizar nada! Ou esta funcionando, e do nada some todas as estações! Acredite eram só mau contato no aterramento do varicap!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Bc, outros detalhes que me esqueci de mencionar é que: quando aciono a tecla stereo ele corta quase que totalmente o som, dando pra ouvir o áudio da emissora bem de fundo e em máximo volume e outro comportamento interessante é que quando a sintonia esta forte inclusive com os leds do s-meter quase que completamente acesos o sinal fica baixo, se mudar o dial para um ponto fora da frequência da emissora o áudio da a com chiado porém aumenta de intensidade. Estou baixando material da internet e dando uma estuda pra tentar entender melhor esse tipo de circuito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Trago boas noticias pessoal, decidi trocar o circuito integrado IC4 CA3189E por um CA3089E que achei numa sucata de um receptor de parabólica, mesmo assim ficou na mesma, aí decidi trocar a bobina L11 - como o Bc havia sugerido - e eis que o som do FM normalizou, voltei o CA3189E no lugar e voltou o problema, sendo assim creio que o ci e a bobina estão com defeito. Essa bobina tem um capacitor dentro, consegui na internet um tabela que tem o valor do capacitor das duas bobinas, vou tentar eliminar o capacitor da L11 e colocar um capacitor (82pf) por fora pra ver se recupero ela.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia pessoal, pois é Bc graças a ajuda dos amigos do fórum consegui isolar o defeito. Agora o maior problema esta sendo conseguir achar os dados dessa bobina, aberta pelo menos ela não esta, medindo com o multímetro ela apresenta continuidade, vou ver se consigo um capacitor para colocar por baixo da placa para ver o resultado, achei também um artigo do Newton C. ensinando a descobrir a frequência de uma bobina, será que esse método é valido para essa bobina que tenho aqui? (http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/instrumentacao/108-artigos-diversos/3652-ins0154)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
12 horas atrás, Ricardo Laurini disse:

Bom dia pessoal, pois é Bc graças a ajuda dos amigos do fórum consegui isolar o defeito. Agora o maior problema esta sendo conseguir achar os dados dessa bobina, aberta pelo menos ela não esta, medindo com o multímetro ela apresenta continuidade, vou ver se consigo um capacitor para colocar por baixo da placa para ver o resultado, achei também um artigo do Newton C. ensinando a descobrir a frequência de uma bobina, será que esse método é valido para essa bobina que tenho aqui? (http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/instrumentacao/108-artigos-diversos/3652-ins0154)

Sim o método funciona e é válido, porém o que é difícil de conseguir hoje é um gerador de sinais que esteja bem calibrado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Bom dia a todos os amigos, demorei um tempo para dar o retorno porque estava aguardando a chegada do capacitor que veio junto com outros componente que comprei. O procedimento da quebra do capacitor interno da bobina e a colocação do capacitor externo por baixo da placa funcionou perfeitamente, quero desde já agradecer mais uma vez todos que contribuirão de alguma forma para a descoberta do defeito. Gostaria de pedir gentilmente para que algum administrador do fórum coloque o tópico como "Resolvido". Valeu!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!