Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Arduino Como adaptar um cooler 12 v no arduino


Posts recomendados

Pessoal estou com uma dúvida, tenho um Arduíno uno 3, tenho um cooler 12 v e uma fonte 12 v (essa fonte parece um carregador)

Me disseram que tenho que usar o transistor NPN até ai beleza, mas disseram também que é possivel colocar essa fonte de 12 v no jack do Arduíno, mas para o arduíno não queimar com excesso de tensão ele não iria trabalhar apenas com 5 volts dos 12 oferecidos pela fonte, agora que vem meu problema como eu faço para fornece esses 12 volts para o cooler poder funcionar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O arduino tem um regulador de tensão smd junto ao plug P4 para fazer essa regulação de tensão... de 12V para 5V ou outras tensões... teoricamente seria de 7V em diante já dá ligar o arduino, já o limite dessa tensão depende do tipo de regulador.

adicionado 3 minutos depois
24 minutos atrás, Hiago Marques disse:

agora que vem meu problema como eu faço para fornece esses 12 volts para o cooler poder funcionar?

Depende... você pode ligar em paralelo e ele vai ficar ligado o tempo todo ou você pode controlar com uma das portas digitais do arduino, mas você tem que colocar um mosfet/transistor de potencia para fazer funcionar. Isso pois o arduino trabalha com saída de 5V nas portas digitais e o mosfet vai trabalhar como chave.

 

Tem exemplos na net.

 

adicionado 4 minutos depois

Note que se você colocar os 12V nas portas digitais ou qualquer outra além do p4 você vai torrar* teu Arduíno...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!