Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vale a pena trocar TI por Engenharia Civil ?


Posts recomendados

Estou prestes a terminar o terceiro ano, e ano que vem farei vestibular/ENEM. O problema é que estou entre Sistemas de Informação/Ciência da Computação e Engenharia Civil, ambas as áreas na faculdade pública. Adoro tecnologia e exatas, e isso abrange ambas as áreas, então estou com essa dúvida e não consigo me decidir. Através de pesquisas, eu vi que engenharia tem um piso salarial melhor que em TI -principalmente no início de carreira- e condições de trabalho melhor. Porém, sempre sonhei em ir trabalhar e morar no exterior, e TI me parece uma boa área para isso, tirando que gosto de programação também. Então, vocês poderiam me ajudar pautando os pontos positivos e negativos de ambas as áreas, para que eu possa fazer uma decisão mais precisa. Agradeço desde já. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com TI se for ser funcionário na área de Software já adianto que só pagam bem em SP. Mesmo Estagiário sendo bom no que faz já começa bem na capital paulista. Em outros estados e interior o mercado é pequeno e já vi várias pesquisas apontando salários abaixo da média.
Se você se destacar, após alguns anos de experiência numa área super específica, esteja numa Multinacional que há chances de ir morar à trabalho no exterior, como Canadá, Alemanha e Portugal. Ganhando bem.

Engenharia Civil nunca saiu e não sairá de moda. Mesmo durante esta última crise politico-econômica você deve ter visto novas construções por onde passou, não?
Até aonde sei tem área para trabalhar em todo o Brasil, com salários próximos, isto te daria mais opções de onde viver.
Não sei se é comum ir pro exterior como Eng. Civil. Vale você pesquisar sobre isto.

Meu conselho final: Escolha o que te despertar mais curiosidade, afim de trabalhar com algo que goste muito. Sendo BOM em sua área sempre haverá boas oportunidades. Inglês fluente para ambas as áreas. Em TI procure obter certificações na área específica que for atuar ainda durante a Faculdade.

O que não lhe ensinarão em nenhuma faculdade: Como fazer dinheiro... Seja lá a profissão específica que escolher nos próximos 2-5 anos ela poderá mudar durante a vida, você pode vir a ganhar muito bem se for muito bom como já disse, mas só vai acumular patrimônio se tiver educação financeira. Estude por conta tudo relacionado à finanças pessoais, básico de Contabilidade, investimentos, e esteja de olho em negócios que possa fazer e obter lucro (desde a venda de um mouse ou um tijolo velho, até a criação de uma Startup de TI com uma ideia inovadora e que seja vendida a empresa por alto valor em poucos anos / até ser investidor em imóveis, até sendo dono de uma Construtora; tudo vai depender do Capital que conseguir acumular com quaisquer tipo de renda que obtiver).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@toni_fatec Moro em Curitiba, e observei que de acordo com vários sites, o mercado de TI na região Sul (Paraná) é o segundo melhor, mas mesmo assim é muito inferior ao de São Paulo. Acha que mesmo assim vale a pena investir na área de TI mesmo não morando em SP ?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!