Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Projeto de waterblock


sledgehammer

Posts recomendados

  • Membro VIP

Sugestão: quem conhece alguma oficina que faça fresagem, procure saber quanto se cobra pela hora da fresagem (material cobre). Vai ajudar muito. Até posso fazer o meu, vou gastar mais por ser apenas uma peça, mas por enquanto está inviável para fazer pra galera por um bom preço.

Gustavo, a mangueira pode ser a de PVC ou a de silicone (essa é melhor).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

eu estava pensando no lance das serpentinas, aqui onde moro é bem quente então, existem vários suportes pra água (galões de 10 ou 20 litros) com sistema de serpentinas pra água sair gelada... tudo bem que o esquema num é barato (uns 100 reais eu acho) mas poderia ser adaptado para receber a água do waterblock e resfriá-la para que reorne ao mesmo numa temperatura mais baixa, creio que poderia suprir o radiador, o que acham da ideia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa colega jcelso,

Eu acredito que para refrigerar a agua em temp ambiente esse sistema possa ser eficaz, mas não acredito que ele possa suprir a necessidade de um bom radiador, pois no sistema de water cooler o processador aquece, e muito, a agua.. por isso a necessidade de um radiador.. não conheco o sistema ao qual você se refere, mas se for como imagino não acredito que supra a necessidade de refrigeracao

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sledgehammer, já vi que a conversa se desvirtuou do seu projeto inicial.

Seguinte, gostaria de comentar algumas partes.

Como eu estudo engenharia (aff que saco ;-) ) sempre penso nas engenhocas e etc.

Uma coisa que notei no seu projeto é que o interior do bloco possui umas quinas "vivas".O melhor seria chanfrá-las.Tipo, pra quem num sabe, chanfrar é o mesmo que dar uma "arredondada".Se a ideia do bloco é fazer com que resfrie o processador todo por igual, num faz sentido criar turbulências em certos pontos, que podem criar micro diferenças de temperatura, que somadas podem fazer com que gere um aumento de alguns graus celsius indesejáveis.

Outra coisa é que você falou que depois de o sujeito usinar a peça ela ficou quente um tempão.Ao contrário do que você possa imaginar, isso é ruim, e não bom.Se a ideia é a dissipação de calor o mais rápido possível, num faz sentido usar um material que reterá o calor por períodos longos de tempo.Tem que ser um material que troca calor bem rápido.Tipo, essematerial tem que ter resistividade térmica o mais baixa possível, para "roubar" bem rápido e em grandes quantidades o calor do processador, e depois perder esse calor bem rápido pro ambiente.

Mais uma coisa que poderia ajudar seria se inspirar nos sistemas de refrigeração de automóveis, e assim usar um aditivo.O aditivo tem a vantagem proteger contra oxidação (ferrugem) e de otimizar as trocas de calor na água.porque?porque ele tem como característica o fato de não entrar em ebulição tão rápido como a água comum.Quer dizer, se a água chega ao ponto de ebulição a uns 110 graus (lembrem-se que a água só entra em ebulição a 100 graus com uma pressão igual a do nível do mar, quem mora em montanhas ferve água mais rápido), o que é exagero nmum pequeno sistema como esse, com o aditivo ela resiste mais alguns graus, e congela com temperaturas mais baixas que 0 graus, tipo ele não se solidifica até uns -5 graus, dependendo do aditivo, claro.O que é vantagem para o sistema do MAD.Sem falar em água bidestilada.

E, por último, usar um bloco-dissipador não seria má ideia, apesar de eu achar que iria influenciar pouco.Mas usar um WATER-AIR cooler como tão falando é pior, porque a ventoinha iria esquentar o bloco, e não ajudar a resfriar.A ventoinha tem que ser colocada num ponto do circuito de água longe da peça a ser resfrida, como todos usam hoje em dia, que é através de um radiador.quanto maior o radiador, e mais potente a ventoinha que você ta usando no RADIADOR, melhor resfriamento você terá, e mais água terá que usar, e mais dinheiro gastará numa bomba potente, e maior será a conta de luz no fim do mês, e menos skol você poderá beber huahuahuahuha!!! :laugh:

Procure por um material chamado amianto, que eu acho que é barato e troca calor bem rápido, com a vantagem de não oxidar, NUNCA, e eu desconfio que seja barato.E mais, ele é muito fácil de trabalhar (é praticamente um durepox), dispensando o seu amigo da rua Santa Efigênia que te atende mal e cobra alto.Era o material dos antigos carburadores de carro, coisa que eu entendo um pouquinho só... :;): Aliás, veja se num ferro velho você encontra, se bobear o cara te dá de graça.Lembro que essa bagaça esquentava rápido pra k7.

O único problema é que tem gente que diz que é cancerígeno, mas só pra gente que tipo trabalha fabricando isso, tem grilo não pr vocês.

Espero ter ajudado!

abraços    

ps: ah, mas claro, o melhor é cobre mesmo, mas puro, e não esse que fica 1 hora pra resfriar, tudo cheio de impurezas

ps2: cara, tipo, pega 300 moedas de 1 centavo e derrete huahuahuahuahuahuah  :laugh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tá de zueira? Amianto é um isolante térmico :P

Tem péssima condutividade térmica.

Sobre a peça de cobre ter aquecido bastante e ter mantido o calor por bastante tempo é devido a altissíma capacidade térmica do cobre (ele é muito mais denso que o alumínio e tem a condutividade térmica é o dobro). Isso não é ruim. Ele irá retirar o calor do processador rapidamente. Assim como a água irá retirar rapidamente o calor dele. Ele troca rapidamente calor e isso é algo bom. O bloco ficou quente por bastante tempo porque não tinha uma ventoinha nele e ali ficou armazenado bastante calor. Só, isso não é ruim para o que desejamos.

Quanto aos cantos vivos, com certeza seria bom arredondar os cantos. Só não o fiz porque isso é uma dificuldade extra na fabricação. Inclusive já andei mudando ele para facilitar a produção.

Eu estava querendo viabilizar ele para produção barata, mas em pequena quantidade é complicado. Se desse pra juntar um grupo e fabricar umas 50 peças, dava pra reduzir o custo.

No fim das contas irei fazer o meu, com um custo alto (na faixa de uns R$120-140 o bloco, R$80-100 de usinagem) e distribuir os desenhos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por sledgehammer@01 Mai. 2003,04:00

Tá de zueira? Amianto é um isolante térmico :P

Tem péssima condutividade térmica.

Sobre a peça de cobre ter aquecido bastante e ter mantido o calor por bastante tempo é devido a altissíma capacidade térmica do cobre (ele é muito mais denso que o alumínio e tem a condutividade térmica é o dobro). Isso não é ruim. Ele irá retirar o calor do processador rapidamente. Assim como a água irá retirar rapidamente o calor dele. Ele troca rapidamente calor e isso é algo bom. O bloco ficou quente por bastante tempo porque não tinha uma ventoinha nele e ali ficou armazenado bastante calor. Só, isso não é ruim para o que desejamos.

Quanto aos cantos vivos, com certeza seria bom arredondar os cantos. Só não o fiz porque isso é uma dificuldade extra na fabricação. Inclusive já andei mudando ele para facilitar a produção.

Eu estava querendo viabilizar ele para produção barata, mas em pequena quantidade é complicado. Se desse pra juntar um grupo e fabricar umas 50 peças, dava pra reduzir o custo.

No fim das contas irei fazer o meu, com um custo alto (na faixa de uns R$120-140 o bloco, R$80-100 de usinagem) e distribuir os desenhos.

Saiu até agora por quanto o teu Watercooler Sledge?

Você fez tudo ou comprou alguma coisa pronta?

Sai mais barato fazer ou comprar feito??

Desculpa as perguntas, é que fiquei interessado e acho que vou começar a fazer o meu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Walker@01 Abr. 2003,02:42

Não seria mais fácil acoplar um motor de freezer na base ?

ao invés de usar agua e radiador, com o motor e uma serpentina que circulasse gas de geladeira era só ligar na conexão da base, mas fácil e o resultado seria o melhor resfriamento e para a agua não condenssar era só colocar uma camada de gel para absorver o vapor.

ZZZZZZZZZZzzzzzzzzzzzZZZZZZZZZZZZZZzzzzz

:laugh:  :laugh:  :laugh:

Eu tenho um sistema que é SEMELHANTE A ESSE ! O Braun sabe como é , pois a ideia veio dele . Uso um compressor de geladeira pra circular gas dentro de uma serpentina .Essa serpentina gela uma cuba com aprox. 2,5l dágua , dentro dessa cuba fica a bomba que faz a água circular pelo block .Dessa forma eu eliminei o RADIADOR .

O motor tem capacidade de deixar a água a 5ºc e  o sistema deixa a cpu a 15°c , MAS EU não USO MAIS ABAIXO DE 35°C por causa da condensação . Mantenho a água da cuba em 25°c fazendo com que a cpu fique em torno de 37°c/39°c , dessa forma eu não tenho problemas .

Se alguem quiser mais informações sobre esse sistema mande-me um email.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por noporeao@01 Mai 2003,04:26

Saiu até agora por quanto o teu Watercooler Sledge?

Você fez tudo ou comprou alguma coisa pronta?

Sai mais barato fazer ou comprar feito??

Desculpa as perguntas, é que fiquei interessado e acho que vou começar a fazer o meu.

Até agora só R$11 do material e R$25 da bomba.

O difícil está sendo a usinagem. Acho que será inviável produzir esse dai bem barato.

Eu vou fazer um na furadeira de bancada. Como tirar a poeira do meu diploma de técnico graxeiro e vou fazer um quando tiver tempo (esse é o problema). Com certeza irá ficar bem mais restritivo à passagem da água. Por isso vou diminuir bastante o percurso dela.

Mas ainda vou ligar para algumas oficinas de fundo de quintal, só que vou simplificar ao máximo o block, pois aqui a hora da fresa é de R$40-50 e não gostam de trabalhar com cobre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O brabo mesmo é o tempo.. mas mesmo em vista das dificuldades eu estou pensando em fazer um novo water block pra mim.. um pouco por curiosidade, um pouco porque gostei de me embrenhar nisso, e o resto é porque gosto de sarna pra me cossar hehe.

INfelizmente eu não sei postar fotos aqui, mas espero até o final da semana ter algumas ilustracoes na net.

colega sledge só uma recomendacao, fique em cima do frezador quando for fazer o seu bloco...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eae! beleza galera???

Sledgehammer (acho q é assim =]), aonde você comprou esses blocos de cobre??? eu estava querendo (faz tempo) fazer um waterblock pra mim, mas aqui onde eu moro (Itapetininga) eu num achei o bloco de cobre =[

Eu estava pensando em fazer algo ¨simples¨: eu iria fixar ele e ir furando com uma furadeira comum presa a um suporte, seria meio difícil, mas num custa (quase) nada tentar...

outra coisa: Qnt custa +- para mandar fresar???

Ah! eu achei uma bomba de aquario aqui, uma seilaoq2000, por 110 reais, eu achei mt caro, mas quem sabe num futuro distante... =]

[]s

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Yoda@14 Mai. 2003,19:09

Eae! beleza galera???

Sledgehammer (acho q é assim =]), aonde você comprou esses blocos de cobre??? eu estava querendo (faz tempo) fazer um waterblock pra mim, mas aqui onde eu moro (Itapetininga) eu num achei o bloco de cobre =[

Eu estava pensando em fazer algo ¨simples¨: eu iria fixar ele e ir furando com uma furadeira comum presa a um suporte, seria meio difícil, mas num custa (quase) nada tentar...

outra coisa: Qnt custa +- para mandar fresar???

Ah! eu achei uma bomba de aquario aqui, uma seilaoq2000, por 110 reais, eu achei mt caro, mas quem sabe num futuro distante... =]

[]s

falou

Compra uma bomba BETTER 500L/H ou 600L/H  custa R$30,00 e funciona muito bem .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa colega yoda..

Bem colega, eu o aconsleharia a se preocupar por ultimo com a bomba..

meu conselho é, assim que o bloco e radiador estejam em maos, veja o volume de agua do radiador e tamanho das mangueiras.. em media nos kits mais comuns, uma bomba de 1200 l/h já é o suficiente, mas isso leva em conta o diametro do tubo que ira usar, o tamanho do radiador e volume de agua..

eu uso uma bomba de 650 l/h e estou razaoavelmente satisfeito com o desempenho do sistema..

Em media, o preco da frezagem é de 40 reais por hora..

geralmente em algumas tornearias ou então em lugares aonde se recupera transformadores, é possivel encontrar barras de cobre de um tamanho razoavel...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Yoda, eu ainda não fresei o meu. O preço varia entre R$40 e R$50 a hora de máquina. No início eu fiz um projeto um pouco complicado e dava muito trabalho a toa (eu não sabia que cobre é um material ruim de se trabalhar, por isso demora fazer, ai sai caro). Eu dei uma simplificada sem comprometer em nada. Agora eu acho que poderia fazer em menos de 2 horas. Semana que vem vou tentar dar uma olhada e fazer um protótipo. Qualquer coisa irei fazer numa furadeira de bancada. Já estou procurando um punção pra descer o porrete no danado e deixar tudo preparado.

O bloco de cobre eu comprei num lugar chamado Central de Metais ( http://www.centraldemetais.com.br ). Se não me engano o cobre eletrolítico C110 custava R$20 o kg e eles fazem cortes das barras chatas (várias medidas).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por gaijim@25 Mai 2003,15:01

:o Deculpa a ignorância, mas pra que serve esses water block?????

Pra que são recomendados?... :D

waterblocks são uma parte de um watercooler, é a parte q fica em cima do processador =]

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um XP 1800+ em uma SOYO DRAGON PLUS, estas medidas que Sleider deu são "universais", encaixam no meu PC ou é estas medidsa são um caso isoldado!

Tem algum lugar onde eu possa pegar estas medidas? Soquete, processado, chipset, distancia dos furos, etc?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por llecoPOWER@28 Mai. 2003,17:42

Tenho um XP 1800+ em uma SOYO DRAGON PLUS, estas medidas que Sleider deu são "universais", encaixam no meu PC ou é estas medidsa são um caso isoldado!

Tem algum lugar onde eu possa pegar estas medidas? Soquete, processado, chipset, distancia dos furos, etc?

As medidas que o SLEDGE forneceu , são comuns em algumas placas-mãe , mas não é um padrão , pode até ser que não sirva pra sua placa-mãe.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

###### galera..... queria dar a minha opinião sobre as bombas q vocês usam....... acho q conheço uma melhor e mais barata..... hehehe...:

Bomba de Máquina de Lavar Roupas !!! ë isso mesmo... já até testei uma... paguei 25 conto numa lá q dá vazão de +ou- 2.400 L/hora e q com uma mangueira bem larga eu consegui jogar água a mais de 3m de altura !!! é muito torque !!! e ainda mais..... ela é externa e não transmite quase nenhuma energia termica p/ água !!!

vlae a pena... façam alguns testes e tirem suas próprias conclusões......

É...... acho q sou meio ignorante, mas, o q é exatamente essa tal de fresagem ?? é abrir os canais lá no cobre ??:(

falou.. :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saudações galera!!!

Andei pesquisando e achei um site em portugal que tem de tudo em termos de informação sobre watercooler e o melhor que é em portugues inclusive vende waterblocks super descolados de cobre e acrílico vale a pena checar.

http://www.aquapc.com/aquapc_wc.html

e pra quem quiser ver uma foto de um sistema montado numa máquina o endereço está ai:

http://www.aquapc.com/forum/viewtopic.php?t=1182

a propósito estou querendo assim como muitos aqui adquirir um wc e gostaria de saber porque não pegamos o melhor projeto do pessoal daqui do fórum e não fazemos um pedido coletivo pro dono do projeto, seria uma fabricação em massa barateando o custo do projeto e a pessoa que se dispuse-se a faze-lo cobrava um pouco a mais pra pagar a mão de obra e garanto que ainda ficava mais barato que estas soluções prontas de lojas e se bobear muito mais eficientes.

abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!