Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Projeto de waterblock


sledgehammer

Posts recomendados

Postado Originalmente por Cafs@17 mar 2004, 02:22

Passa o link aí ...

Bom cara... coisas do mercado pararelo aqui são faceis de encontrar...HAHAHA ... Não falando na intenção do trambique.. Mais mostrandu q mais donos d aquario vão atrás dessas bombas do q casemoders ...

A isso eu referi o paralelo !

ehehehehehe link eu num faço nem ideia, mas vi bastante bombas de agua baratas em deposito de construção. :zoio:

E eu já vi cara se aproveitando na Santa Ifigenea vendendo bomba por 150 reais.

No deposito os preços variam de 15 a 150 reais ehehehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

######, cara! Seu water tá um projeto muito interessante! Mas eu gostaria que você dissertasse mais alguma coisa sobre dois aspectos: o radiador e a bomba d'água!

Sabe eu, há pelo menos seis meses estou desenvolvendo um projeto no mesmo sentido, com algumas diferenças... Mas eu tenho um probleminhão! Moro no interior do RS e então fica meio complicado conseguir os componentes. Vantagem: fronteira com o Uruguay! os caras tem excelentes oficinas pra usinar, equipamentos modernos, já que o país é pequeno e depende de muita coisa importada... que eles mesmo resolvem faze!

Por isso eu gostaria de mais alguma coisa sobre bombas e radiadores... isso pode me ajudar, essa pra mim vai se a parte difícil!

Valewz!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Eu estou desenvolvendo meu watercooler, o waterblock e radiador estão sendo providenciados, porém, por enquanto o Waterblock será em alumínio, o radiador será feito sob encomenda, pra eu colocar na parte da frente, onde fica a entrada de ar do case, que será cortada com serra-copo.

postem aí, e se quiserem trocar idéias sobre projetos, ICQ 163109629 ou msn [email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por kozovokozido@30 abr 2004, 23:22

Eu estou desenvolvendo meu watercooler, o waterblock e radiador estão sendo providenciados, porém, por enquanto o Waterblock será em alumínio, o radiador será feito sob encomenda, pra eu colocar na parte da frente, onde fica a entrada de ar do case, que será cortada com serra-copo.

postem aí, e se quiserem trocar idéias sobre projetos, ICQ 163109629 ou msn [email protected]

E aí...

Onde você vai encomendar o Radiador??

To precisando de um ...

Até..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é cara, no momento estou desempregado, vai ficar ruim de conseguir, mas tenho 3 lugares para conseguir o radiador, para mim que quer um radiador com medidas específicas pode ficar em até R$200,00, pra quem quer saber como é o q eu quero, olha em www.coolmod.com, um radiador para duas ventoinhas de 80mm da innovatek, trazer de lá sai uns R$280,00(caaaaaaaarooo, nem ferrando :tantan: ), mas onde eu vi, são oficinas que trabalham só com radiadores, entrem em contato pelo ICQ ou MSN para conversar melhor...

Os locais são em São Paulo, na zona Sul mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Como falei, ainda estou sem trampo, meu projeto terá q esperar.

Uma notícia, se vocês ainda não sabem, é q a bomba causa um campo magnético grande, e pode afetar partes no computador, incluindo monitor, uma dica é fazer uma grade em forma dde gaiola com aterramento real para isolar o campo, ou fazer o WC fora do gabinete, como eu nem planejava <_< .

De qualquer forma ainda podemos trocar idéias. postem aí

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Caro colega em vez de você pagar muito caro por um radiador apropiado, queria ver se não dava para pegar um radiador de moto velha ( agrale) e adaptar 2 air-coolers neles, acho q vai sair bem mais em conta !! esse radiador você encontra na rua General osorio perto da sta efigenia. Acho q é o mesmo mecanismo do radiador apropiado !

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • 3 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

Xi está completamente parado. Primeiro foi porque não encontrava ninguém que fizesse o serviço por um preço aceitável. Encontrei um monte de louco, que pediam absurdos, R$250 até pra fazer o serviço na fresadora.

Há um tempo atrás encontrei um lugar que faz um preço tranquilo, mas agora falta tempo. Só no próximo ano e olhe lá.

Além do que, com um Thermalright fazendo bem o seu trabalho, não preciso me preocupar. Provavelmente o projeto vai ficar para a próxima máquina, já que a placa terá outra furação. Não vou fazer algo agora pra não usar.

Já pensei em tirar o tópico, mas se ainda serve pra motivar alguém a fazer o seu, vou deixando.

Se alguém já fez o seu WB, poderia iniciar um novo tópico, com fotos dele pronto, desenhos, etc.

Ai poderia destacar ele e deixar esse ir para o lixo.

Ah, sempre a alternativa de fazer tudo na furadeira (se for de bancada, já fica razoável). O resultado não é muito bonito, mas não deixa de ser eficiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Postado Originalmente por sledgehammer@11 fev 2003, 02:00

<font color='#000000'>Pessoal, há algum tempo atrás decidi projetar e construir o meu próprio waterblock (e depois o watercooler completo).

Como o waterblock é a parte mais sensível do watercooler (se você fizer besteira pode ficar ruim ou até estragar seu processador), antes eu pensava em comprar um waterblock de qualidade reconhecida (Swiftech ou Danger Den). Mas como trazer iria custar mais de R$200 (quando o dólar nem estava tão alto), achei melhor fazer o meu, que além de divertido, se aprende (ou se põe em prática) muitas coisas.

Conversei bastante com o Braun já, mas a parte crítica ainda não fechei. A fixação do cooler. Não toda, pois o posicionamento dos 4 furos na motherboard se encontra na documentação técnica. O problema é a pressão a ser exercida. Esqueci agora o valor, mas também está na documentação da AMD. Pretendo usar molas para distruibuir bem a pressão (solução usada por quase todos os coolers/waterblocks que usam os 4 furos).

Ainda preciso procurar essas molas (aqui em SP devo encontra na rua Florêncio de Abreu) e depois testar para descobrir a constante elástica delas, e calcular quanto deve ser a compressão delas para que fique com as pressões recomendadas pela AMD (lembrem que pouca pressão vai ter mal contato e o processador irá esquentar ou até queimar, e muita pressão pode trincar o core, ou arrebentar a placa).

Esse tópico é só pra mostrar como andam as coisas e colher opiniões gerais. Quando terminar (falta pouco), irei disponibilizar os desenhos e possivelmente organizar possíveis compradores pra mandar fazer com menor custo. Antes irei fazer um para testes e avaliação dos resultados.

Radiador e bomba já tenho bons pretendentes. Reservatório vou procurar algo legal e de boa aparência (se possível até com vedação).

Bom, vou postar alguns desenhos e links com fotos de outros wb e o provável radiador usado (além da bomba).

O projeto é claramente inspirado no Maze 3 da Danger Den (é basicamente um Maze 3 usando espiral quadrada).

Fotos do Maze3:

http://www.sledgehammer.kit.net/wc/maze3.jpg

http://www.sledgehammer.kit.net/wc/maze3a_large.gif

Os desenhos do "nosso" waterblock:

http://www.sledgehammer.kit.net/wc/waterblock1.png

http://www.sledgehammer.kit.net/wc/waterblock2.png

http://www.sledgehammer.kit.net/wc/waterblock3.png

Esse último é só o esquema de furação (formando pinos entre os furos) que irei fazer para criar turbulência e aumentar a área na região que fica em cima do processador.

O resultado final dessa região irá ser próximo disso (só que aqui foi feito com fresa, o que complica um pouco):

http://www.sledgehammer.kit.net/wc/pinos.jpg

Levei em consideração que a massa de cobre não deveria ser inferior a 300g (estimei em 320-330g, numa conta rápida). A base tem 5 mm, mas na região acima do processador a distância é de apenas 2 mm nos furos. O volume de água nos dutos é de cerca de 17,5 ml de água (pequeno se comparado ao Swiftech, com 69 ml, mas um pouco maior que do Maze3, que tem por volta de 16 ml).

A massa com o acrílico e conexões deve ser inferior a 400g. É até leve portanto. Tem air-cooler com quase 900g.

Inclusive pensei até aumentar a base para ganhar um pouco mais de massa.  O que acham?

O radiador deverá ser este daqui (já usado pelo MadMax, mas sem essa ventoinha):  http://www.sledgehammer.kit.net/wc/radext.jpg

A área útil do radiador é 36x22cm. Grande mas nem tanto (só não dá pra usar dentro do gabinete). Vou procurar outras opções para quem quer montar dentro do gabinete (isso vai pesar no desempenho).

E bomba, as baratinhas da Sarlo-Better (650l/h): http://www.sledgehammer.kit.net/wc/better.jpg

Aqui tem um esquema da montagem como ficaria (sem os insulators, pois não precisa): http://quarq.ath.cx/compcooling_2.shtml

Opiniões?</font>

Cara,

Seus links não existem.

Estou super curioso.

Passa os links corretos.

Abraços...

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Amigo, entrei neste tópico justamente para ver suas idéias...

Estou com umas idéias de fabricar um Watercooler completo artesanal... Feito em minha casa. As mesmas dificuldades que você está passando, estou enfrentando; a pressão do cooler sobre o processador. Pretendo manter esse tópico bem interessante, com fotos, projetos e idéias...

Outro problema que enfrento é quanto aos canos a serem usados. Apesar da temperatura não chegar a ponto de derreter um caninho de plástico simples, temo somente o cano se soltar do dissipador do processador. Tem alguma ideia?

Trocando experiências, vamos longe...

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Consegui!!!! :palmas: :palmas:

Meu water cooler está pronto. Foi o mais barato q já vi. Gastei 90 pila na bomba e 10 pila prum amigo meu fresar o block pra mim. O resto, o trampo "patrocinou", cobre, aluminio, manguerias, conectores, tudo, euhauheuhauh.

Logo postarei fotos de todo progeto.

falou!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Postado Originalmente por sledgehammer@16 de dezembro de 2004, 00:31

Xi está completamente parado. Primeiro foi porque não encontrava ninguém que fizesse o serviço por um preço aceitável. Encontrei um monte de louco, que pediam absurdos, R$250 até pra fazer o serviço na fresadora.

Há um tempo atrás encontrei um lugar que faz um preço tranquilo, mas agora falta tempo. Só no próximo ano e olhe lá.

Além do que, com um Thermalright fazendo bem o seu trabalho, não preciso me preocupar. Provavelmente o projeto vai ficar para a próxima máquina, já que a placa terá outra furação. Não vou fazer algo agora pra não usar.

Já pensei em tirar o tópico, mas se ainda serve pra motivar alguém a fazer o seu,  vou deixando.

Se alguém já fez o seu WB, poderia iniciar um novo tópico, com fotos dele pronto, desenhos, etc.

Ai poderia destacar ele e deixar esse ir para o lixo.

Ah, sempre a alternativa de fazer tudo na furadeira (se for de bancada, já fica razoável). O resultado não é muito bonito, mas não deixa de ser eficiente.

Sledge,

Em primeiro lugar gostaria de parabeniza-lo pelo projeto. Principalmente porque você ousou faze-lo em meados de 2002!

Acho que você deveria mesmo abrir um novo tópico, pois este está desatualizado (muitos link´s já não existem) e isso desanima os novos participantes.

Eu fiz praticamente o que você ousou fazer em meados de 2002, porém nem todas as pessoas que se comprometeram em dividir os custos, cumpriram com o prometido.

Caso voce queira abrir um novo tópico, poderei contribuir para que todos os interessados possam construir um WC igual ou parecido com esse do link abaixo:

My WC

Obrigado e um abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • 3 semanas depois...
  • 4 meses depois...
  • 3 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!