• Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   13-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware,

Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:
        Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas ao formulário abaixo:    Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Seguidores 0
SaulimaBR

Qual o Melhor Linux para se trablhar com vídeo?

14 posts neste tópico

Estou montando uma ilha de edição para uma produtora de vídeo que estou iniciando, e como não vou ter 3300 paus para comprar uma licença do Adobe Premiere (fora a licença do windows), penso em partir para o software livre, que seria no caso um Sistema Linux para rodar o Cinelerra (excelente programa de edição profissional de vídeo). Estava testando o Mandrake 10.0 Official em minha máquina. para aprender o básico do sistema linux, mas alguns problemas chatos com meu softmodem (LG Neto dragon) que me deixaram horas lutando pela solução do mesmo e me levaram a 6 reinstalações ( o modem parava de funcionar do nada), sem contar com alguns bugs estranhos com alguns aplicativos, inclusive com o Cinelerra quando instalado pelo URPMI (ele não rodava, tive que baixar o rpm do site oficial), me levaram a ter um certo preconceito contra esta plataforma, pelo menos esta versão.Outra coisa é que no forum nem todos usam o mandrake e por isso fica difícil encontrar ajuda para resolver esse probleminhas mais específicos, sem contar que na lista de discussão oficial do mandrake no Brasil , não se discute nada. Gostaria que alguém mais entendido pudesse me indicar uma boa distribuição, estável, prática e sem muitos bugs, para que eu possa montar minha ilha sem maiores preocupações. Alguém poderia me ajudar?

P.S.- Já testei tb o Kurumin, mas ele se mostrou muito instável, chegando a travar várias vezes....

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

As melhores distros são a slackware, debian e conectiva.

Conectiva é a mais fácil delas, a debian é uma distribuição "pura" (mais unix que linux) e a slack é uma versão "pura" mais complicada (melhor), Dependendo do teu conhecimento em mandrake, eu diria que é uma boa partir pra slack, senão, pode tentar a conectiva, uma versão excelente (eu uso), que funciona com rpm numa boa.

Eu tinha um modem lg rodando perfeitamente bem no conectiva 10, sem problema nenhum.

E desde que instalei o conectiva 10 ele nunca travou, de forma alguma, e uso pra um monte de coisas (não pra edição de vídeo :D , sorry).

1°) Conectiva

2°) Slackware

3°) Debian

Isso, óbvio, é minha opinião.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que o Slack e o Debian são mais para rede... a configuração deles é muito complicada... Como a finalidade é editar vídeos profissionalmente a facilidade tem que vir em primeiro lugar... VAleu pela opinião... Alguém tem mais alguma que possa ajudar?

Compartilhar este post

Link para o post

Esse negócio que tal distro é própria para tal coisa, e tal distro é melhor para tal é lenda, Linux é bastante flexível, qualquer distro que você instalar e customizar vai se adaptar as suas necessidades.

O que acontece é que cada um se identifica melhor com uma determinada distribuição, qualificar qual recebe ponto positivo ou negativo cabe a você !

Provavelmente o que é bom para você não é bom para os outros e vice versa. Digo isso não somente no caso do Linux

Ps. Nossa, essa história de classificar as melhores é muito estressante :sne:

T+

:joia:

Compartilhar este post

Link para o post

se você considera o slackware e o debian complicados demais eu sugiro que você utilise o conectiva. é uma distribuição mais simples de configurar e será mais fácil para você obter suporte técnico (por ser uma distribuição brasileira).

espero ter ajudado.

Compartilhar este post

Link para o post

Linux não é "desenvolvido para", qualquer distro tem a mesma capacidade das outras, o kernel que faz a diferença, uma só é mais fácil ou tem algumas pequenas diferenças das outras. Qualquer distro vai funcionar numa boa, falei acima de acordo com as facilidades, se você acha que a debian e slack não vão satisfazer, procura uma conectiva ou corel (paga).

Fora isso você só vai bater cabeça.

Compartilhar este post

Link para o post

Quando falei do Debian e do Slack não quis ofender o gosto de ninguém.... agora, umas coisas estou levando em conta para escolher a distribuição:

1 - O Cinelerra não existe em pacotes deb... so em rpm e código fonte (que já tentei compilar com todas as bibliotecas que o desenvolvedor indica, mas não consegui) por isso ter um Debian ia ser uma complicação para usar o programinha de edição. Até o slack ia ser complicado, pois segundo andei pesquisando ele não tem um gerenciador de pacotes nativo, sem contar que seu processo de configuração não tem nada de automático e demanda tempo, o que nós não temos.

2- Como é um empresa de produção videográfica, a última coisa que queremos é ficar preocupados com arquivos de configuração a serem editados. No nosso aso queremos algo estável, confiável (algo que não notei no Mandrake 10), que nos deixe editar nossos vídeos em paz.

3 - Uma distribuição que tenha um suporte mais farto (outro ponto contra o MDK)

Corel Linux segundo já me informaram no forumgdh.net , é a pior das piores distribuições linux que existem na face da terra, disseram-me que não dá para confiar. Obviamente escolher a distribuição é questão de gosto, mas quem já conhece algumas distribuições pode muito bem me dizer quais são práticas e dão para serem usadas com tranquilidade com aplicativos que demandam um uso de processador na casa dos 100% durante vários minutos ou até horas. Não é assim de qualquer distribuição serve. Existem distribuições com bugs imensos, como o Kurumin por exemplo, que jamais poderia ser usado para esta finalidade.

O que peço é apenas a opinião de quem conhece para me indicar uma distribuição nestes termos.Aqui e no outro forum que já citei, estão falando muito do conectiva e do fedora, dá mesmo para confiar nos dois?

P.S.- quanto ao Linux feito para... dêem uma olhada em http://www.agnula.org/ , uma distribuição "feita para" aplicações multimídia como o proprio projeto na pagna inicial descreve, ele até poderia servir para mim, mas não tem suporte e segundo soube, tem muitos bugs por se tratar das versões iniciais....

Compartilhar este post

Link para o post

para iniciarmos uma ilha de edição no linux temos que ter o minimo de trabalho possivel com confiiguração pois o uso ira se restringir a nivel de usuario, então para não se perder muito tempo com configuração de dispositivos pode-se usar duas distros de fácil instalação e configuração, o red hat ou o conectiva, o mandrake não e muito valido pois costuma ser muito bugado! mas e linux!!! então maos a obra!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Se você quer uma distro estavel vai ter que aprender a configurar na mão ou com ferramentas que não automatizão tudo... Slackware e Debian não são desenvolvidas para redes... isso não tem nada a ver... recomendo Slackware... e ele tem muita coisa na net para ajudar... documentos e tutoriais é o que não falta...

Para instalar um sistema operacional estavel e confiavel vai ter que demandar tempo configurando sim... e ate editando arquivos... mas o Slackware você configura uma vez e esquece... ele não lhe da mais trabalho...

T+

Compartilhar este post

Link para o post

concordo com o antony.... qualquer distro que você queira usar, será "instável" se não for configurada do jeito certo.... ou seja, é muito melhor você "perder" um tempo agora configurando estas máquinas e editar os seus vídeos em paz, do que pegar uma distro "automatizada" que vai fazer você arrancar os cabelos porque configurou alguma coisa errada..... meus 2 centavos :D

Compartilhar este post

Link para o post

Eu realmente acho melhor você instalar o Fedora Core 3, ele é um linux 'intermediário' em termos de complicação. Ele detecta muitas coisas sozinho, e eu nunca vi travar aqui em casa, nunca mesmo.

A sua melhor solução seria puxar as distro pela qual você está em dúvida e ir testando uma a uma..e ver qual se adapta mais. Ficar perguntando aqui, não vai trazer um linux especial para edição de vídeo. Teste-as.

Compartilhar este post

Link para o post

cara se você não quer perder tempo editando muitos arquivos de configiração eu volto a recomendar o conectiva. ele é mais fácil de utilizar e também de configurar, além do suporte que já citei acima.

agora queria dizer que concordo com a opnião da maioria dos usuários que postaram aqui: não existe gnu/linux específico para uma tarefa. o que você pode fazer é otmizá-lo para uma determinda função (e esse é um filão do gnu/linux).

o que você disse sobre o agnula.org, o que acontece é o seguinte: uma empresa ou um grupo de usuários ou até mesmo uma pessoa sozinha pega a fonte do gnu/linux, otimiza para uma determinada função e depois distribui dizendo que é um gnu/linux feito para aquilo. na verdade não é um gnu/linux feito para aquilo, é um gnu/linux que foi otimizado para aquela função. e otimização você pode fazer com qualquer distro.

mas voltando ao seu caso se você não quer perder tempo com muitas configurações. repito: fique com o conectiva.

espero ter ajudado.

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por SaulimaBR@15 dez 2004, 10:05

A questão toda é... Não tenho tempo para aprender e configurar um slack da vida....

Então pegue um Linux qualquer da vida que automatize tudo (coisas que você não tem nem ideia) e tente viver feliz com ele... o Fedora Core 3 esta otimo... e não peca tanto com o aprendizado... e ele é o sucessor do Red Hat para desktops... ou seja, aceita seu .rpm... pegue-o e veja no que da por ai...

Mas volto a repetir: para ter um sistema operacional estavel e confiavel tem que pelo menos aprender a configura-lo... a configuração do Slackware não é difícil... isto é meio que uma lenda... pode ser um pouco mais trabalhosa... mas tirando uma tarde para fazer isso se resolve... se você nunca usar para ver e aprender vai continuar ai no difícil... ate memos para usar Windows a pessoa tem saber um básico... não sei por que a frescura com o Linux...

T+

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0