• Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   13-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware,

      Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:
        Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas ao formulário abaixo:    Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Seguidores 0
SaulimaBR

Qual o Melhor Linux para se trablhar com vídeo?

14 posts neste tópico

Estou montando uma ilha de edição para uma produtora de vídeo que estou iniciando, e como não vou ter 3300 paus para comprar uma licença do Adobe Premiere (fora a licença do windows), penso em partir para o software livre, que seria no caso um Sistema Linux para rodar o Cinelerra (excelente programa de edição profissional de vídeo). Estava testando o Mandrake 10.0 Official em minha máquina. para aprender o básico do sistema linux, mas alguns problemas chatos com meu softmodem (LG Neto dragon) que me deixaram horas lutando pela solução do mesmo e me levaram a 6 reinstalações ( o modem parava de funcionar do nada), sem contar com alguns bugs estranhos com alguns aplicativos, inclusive com o Cinelerra quando instalado pelo URPMI (ele não rodava, tive que baixar o rpm do site oficial), me levaram a ter um certo preconceito contra esta plataforma, pelo menos esta versão.Outra coisa é que no forum nem todos usam o mandrake e por isso fica difícil encontrar ajuda para resolver esse probleminhas mais específicos, sem contar que na lista de discussão oficial do mandrake no Brasil , não se discute nada. Gostaria que alguém mais entendido pudesse me indicar uma boa distribuição, estável, prática e sem muitos bugs, para que eu possa montar minha ilha sem maiores preocupações. Alguém poderia me ajudar?

P.S.- Já testei tb o Kurumin, mas ele se mostrou muito instável, chegando a travar várias vezes....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

As melhores distros são a slackware, debian e conectiva.

Conectiva é a mais fácil delas, a debian é uma distribuição "pura" (mais unix que linux) e a slack é uma versão "pura" mais complicada (melhor), Dependendo do teu conhecimento em mandrake, eu diria que é uma boa partir pra slack, senão, pode tentar a conectiva, uma versão excelente (eu uso), que funciona com rpm numa boa.

Eu tinha um modem lg rodando perfeitamente bem no conectiva 10, sem problema nenhum.

E desde que instalei o conectiva 10 ele nunca travou, de forma alguma, e uso pra um monte de coisas (não pra edição de vídeo :D , sorry).

1°) Conectiva

2°) Slackware

3°) Debian

Isso, óbvio, é minha opinião.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que o Slack e o Debian são mais para rede... a configuração deles é muito complicada... Como a finalidade é editar vídeos profissionalmente a facilidade tem que vir em primeiro lugar... VAleu pela opinião... Alguém tem mais alguma que possa ajudar?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse negócio que tal distro é própria para tal coisa, e tal distro é melhor para tal é lenda, Linux é bastante flexível, qualquer distro que você instalar e customizar vai se adaptar as suas necessidades.

O que acontece é que cada um se identifica melhor com uma determinada distribuição, qualificar qual recebe ponto positivo ou negativo cabe a você !

Provavelmente o que é bom para você não é bom para os outros e vice versa. Digo isso não somente no caso do Linux

Ps. Nossa, essa história de classificar as melhores é muito estressante :sne:

T+

:joia:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

se você considera o slackware e o debian complicados demais eu sugiro que você utilise o conectiva. é uma distribuição mais simples de configurar e será mais fácil para você obter suporte técnico (por ser uma distribuição brasileira).

espero ter ajudado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Linux não é "desenvolvido para", qualquer distro tem a mesma capacidade das outras, o kernel que faz a diferença, uma só é mais fácil ou tem algumas pequenas diferenças das outras. Qualquer distro vai funcionar numa boa, falei acima de acordo com as facilidades, se você acha que a debian e slack não vão satisfazer, procura uma conectiva ou corel (paga).

Fora isso você só vai bater cabeça.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando falei do Debian e do Slack não quis ofender o gosto de ninguém.... agora, umas coisas estou levando em conta para escolher a distribuição:

1 - O Cinelerra não existe em pacotes deb... so em rpm e código fonte (que já tentei compilar com todas as bibliotecas que o desenvolvedor indica, mas não consegui) por isso ter um Debian ia ser uma complicação para usar o programinha de edição. Até o slack ia ser complicado, pois segundo andei pesquisando ele não tem um gerenciador de pacotes nativo, sem contar que seu processo de configuração não tem nada de automático e demanda tempo, o que nós não temos.

2- Como é um empresa de produção videográfica, a última coisa que queremos é ficar preocupados com arquivos de configuração a serem editados. No nosso aso queremos algo estável, confiável (algo que não notei no Mandrake 10), que nos deixe editar nossos vídeos em paz.

3 - Uma distribuição que tenha um suporte mais farto (outro ponto contra o MDK)

Corel Linux segundo já me informaram no forumgdh.net , é a pior das piores distribuições linux que existem na face da terra, disseram-me que não dá para confiar. Obviamente escolher a distribuição é questão de gosto, mas quem já conhece algumas distribuições pode muito bem me dizer quais são práticas e dão para serem usadas com tranquilidade com aplicativos que demandam um uso de processador na casa dos 100% durante vários minutos ou até horas. Não é assim de qualquer distribuição serve. Existem distribuições com bugs imensos, como o Kurumin por exemplo, que jamais poderia ser usado para esta finalidade.

O que peço é apenas a opinião de quem conhece para me indicar uma distribuição nestes termos.Aqui e no outro forum que já citei, estão falando muito do conectiva e do fedora, dá mesmo para confiar nos dois?

P.S.- quanto ao Linux feito para... dêem uma olhada em http://www.agnula.org/ , uma distribuição "feita para" aplicações multimídia como o proprio projeto na pagna inicial descreve, ele até poderia servir para mim, mas não tem suporte e segundo soube, tem muitos bugs por se tratar das versões iniciais....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

para iniciarmos uma ilha de edição no linux temos que ter o minimo de trabalho possivel com confiiguração pois o uso ira se restringir a nivel de usuario, então para não se perder muito tempo com configuração de dispositivos pode-se usar duas distros de fácil instalação e configuração, o red hat ou o conectiva, o mandrake não e muito valido pois costuma ser muito bugado! mas e linux!!! então maos a obra!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se você quer uma distro estavel vai ter que aprender a configurar na mão ou com ferramentas que não automatizão tudo... Slackware e Debian não são desenvolvidas para redes... isso não tem nada a ver... recomendo Slackware... e ele tem muita coisa na net para ajudar... documentos e tutoriais é o que não falta...

Para instalar um sistema operacional estavel e confiavel vai ter que demandar tempo configurando sim... e ate editando arquivos... mas o Slackware você configura uma vez e esquece... ele não lhe da mais trabalho...

T+

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

concordo com o antony.... qualquer distro que você queira usar, será "instável" se não for configurada do jeito certo.... ou seja, é muito melhor você "perder" um tempo agora configurando estas máquinas e editar os seus vídeos em paz, do que pegar uma distro "automatizada" que vai fazer você arrancar os cabelos porque configurou alguma coisa errada..... meus 2 centavos :D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu realmente acho melhor você instalar o Fedora Core 3, ele é um linux 'intermediário' em termos de complicação. Ele detecta muitas coisas sozinho, e eu nunca vi travar aqui em casa, nunca mesmo.

A sua melhor solução seria puxar as distro pela qual você está em dúvida e ir testando uma a uma..e ver qual se adapta mais. Ficar perguntando aqui, não vai trazer um linux especial para edição de vídeo. Teste-as.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara se você não quer perder tempo editando muitos arquivos de configiração eu volto a recomendar o conectiva. ele é mais fácil de utilizar e também de configurar, além do suporte que já citei acima.

agora queria dizer que concordo com a opnião da maioria dos usuários que postaram aqui: não existe gnu/linux específico para uma tarefa. o que você pode fazer é otmizá-lo para uma determinda função (e esse é um filão do gnu/linux).

o que você disse sobre o agnula.org, o que acontece é o seguinte: uma empresa ou um grupo de usuários ou até mesmo uma pessoa sozinha pega a fonte do gnu/linux, otimiza para uma determinada função e depois distribui dizendo que é um gnu/linux feito para aquilo. na verdade não é um gnu/linux feito para aquilo, é um gnu/linux que foi otimizado para aquela função. e otimização você pode fazer com qualquer distro.

mas voltando ao seu caso se você não quer perder tempo com muitas configurações. repito: fique com o conectiva.

espero ter ajudado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Postado Originalmente por SaulimaBR@15 dez 2004, 10:05

A questão toda é... Não tenho tempo para aprender e configurar um slack da vida....

Então pegue um Linux qualquer da vida que automatize tudo (coisas que você não tem nem ideia) e tente viver feliz com ele... o Fedora Core 3 esta otimo... e não peca tanto com o aprendizado... e ele é o sucessor do Red Hat para desktops... ou seja, aceita seu .rpm... pegue-o e veja no que da por ai...

Mas volto a repetir: para ter um sistema operacional estavel e confiavel tem que pelo menos aprender a configura-lo... a configuração do Slackware não é difícil... isto é meio que uma lenda... pode ser um pouco mais trabalhosa... mas tirando uma tarde para fazer isso se resolve... se você nunca usar para ver e aprender vai continuar ai no difícil... ate memos para usar Windows a pessoa tem saber um básico... não sei por que a frescura com o Linux...

T+

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0