• Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   13-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware,

      Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:
        Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas ao formulário abaixo:    Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Seguidores 0
fabricioandrey

O Gabinete me eletrecutou!

20 posts neste tópico

Tenho um dúvida em relação ao leve choque que dá ao se pegar na parte traseira dos computadores que estão ligados sem aterramento. Isso é nomal??? Os componentes serão danificados???

Essa corrente elétrica vem da fonte do gabinete, ou ela é passada pela placa-mãe??

Tenho o maior medo que isso possa queimar meu computador, pois o meu antigo ficou na guerra por mais de 7anos e sempre usei uma tomada que tem aterramento. Agora, com esse novo computador, ligo-o no meu quarto com um adaptador de tomada comum, sem aterramento.

Corro risco de danificar alguma peça??? Existe alguma solução mais viavel para isso? sem q seja preciso eu contratar alguém pra fazer aterramento aqui.

Se alguém souber algo a respeito.

:goff:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tb levo choque....mesmo com ele desligado...só ele tando na tomada.....

Isso só acontece quando vou mexe na parte de dentro....por fora nd....

Sei la....eu puxa da tomada....dai não da mais choque...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não precisa abrir, basta pegar em uma parte não-pintada do gabinete. O meu medo não é o choque e sim se vai queimar alguma coisa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu no seu lugar, usaria um módulo isolador. Tá certo que ele é bem mais caro que um estabilizador normal, mas pelo menos você não sofrerá com choques, e não precisará fazer aterramento!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O aterramento é o mais barato a se fazer...

A energia que você recebe quando encosta no gabinete com os pés descalsos é naverdade a energia que salta do seu gabinete e se disperça pelo seu corpo, ao encostar no seu gabinete você drena a energia estática retida nele. Esse ato de tocar no gabinete é repetido de propósito por técnicos que precisam abrir um pc sem aterramento isso evita possíveis danos no equipamento.

Se você fizer o aterramento corretamente a energia estática e a energia que sofre fuga no seu gabinete será drenada para o aterramento.

Não há perigo algum em usar um computador sem aterramento se você mantem o seu PC fechado e não encosta nos componentes.

Entretanto se você costuma tocar na sua placa mãe ou deixa o gabinete aberto, cheio de poeira, ou algo desse tipo então o aterramento deve ser providenciado com urgência.

Quem não tiver aterramento em casa pode fazer um aterramento provisório usando um fio de cobre e um "material de cobre maior" (como um cano). Em uma ponta do fio de cobre enrole ou solde o "material de cobre maior" e prenda a outra ponta no seu gabinete ou no terceiro pino do cabo da fonte.

Exemplo do cabo da fonte:

| | ----> Alimentação

O ----> Aterramento

Enterre a ponta com o "material de cobre maior" na terra perto do computador. (O ponto onde o cano de cobre será enterrado deve ser úmido, por isso geralmente é preferivel que se enterre em locais onde há grama ou vegetação).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara, estragar o computador eu duvdo q estrague... tipo, no meu computador antigo (k6 II - 500) sempre q eu mexia dentro dele ou em uma parte não pintada com ele DESLIGADO (mais não desligado da tomada) , eu levava um baita choque... descalço ou não... e tipo, foram 4 anos mexendo nele e tomando choque (pois eu morava em AP e num tinha como aterrar) ... e nunca queimou nda... tipo, quando eu tinha q mexer em algo mais lá dentro (tipo, processador ou coisa do tipo) pra eu num levar choke a toda hora eu desligava da tomada.... mais kuando era pra colocar uma simples coisa na PCI ou algo do tipo eu nem tirava e nunca queimou nda... ^^

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Realmente, será difícil queimar as placas, desde que você não fique mexendo nelas...

Já experimentou inverter a tomada? Talvez dê resultado, mas o correto seria realmente você fazer um aterramento!

A disposição das ligações da tomada, você "encarando" ela na parede, é:

N........F

.....T

Onde:

N=Neutro

F= Fase

T= Fio terra.

Algumas fontes ligam (erroneamente) o fio neutro ao terra, e se você não possuir aterramento, e inverter os fios da tomada, irá ligar a fase diretamente à carcaça do micro, causando esse choque!

falou!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

bom... eu não entendo muito de eletrônica , mas o que foi que eu fiz foi:

comprei uma tomada com terra, e o terra eu parafusei no parafuso que segura o suporte na parede.... simples... mas parou de dar choque ahahahah, ( duvida: sera que um raio queima o computador) po... minha casa tem muita parede ahahahahahah

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo

Essa foi a ação mais equivocada que poderia tomar! Aterrar no parafuso que e na parede é muito pior do que não aterrar!

Boa sorte!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ai galera!!! Nada melhor do que um bom aterramento, tipo 3 metros de cobre debaixo da terra!!! Mas o pessoal ai tem razão: se não encostar nas placas, tem perigo não :-BEER

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ai amigo tb ja passei por isso mas mas só q na minha instalacao tem fio terra mas levava uns choquinhos!!!perdi ate um HD de 30GB (foi o q o tecnico falou)!!!!chamei o eletricista e a instalacao estava todo OK!!!!!ate hoje naoum sei ql os motivo mas acho q deve ser por causa dessa minha fonte e meu estabilizador :muro::muro::muro::muro: !!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Postado Originalmente por lucas_nt@15 jan 2005, 20:24

ai amigo tb ja passei por isso mas mas só q na minha instalacao tem fio terra mas levava uns choquinhos!!!perdi ate um HD de 30GB (foi o q o tecnico falou)!!!!chamei o eletricista e a instalacao estava todo OK!!!!!ate hoje naoum sei ql os motivo mas acho q deve ser por causa dessa minha fonte e meu estabilizador :muro::muro::muro::muro: !!!!

Estranho você sentir choque num gabinete aterrado... :tantan: o que será que houve? ainda dá choque? :muro::muro:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigos

Muita atenção a um detalhe muiiiito simples! Também já fui vítima de algum choque no case e como o aterramento foi feito por mim, fiquei meio encucado com o fato.

Buscando o culpado, encontrei um detalhe que não mais esqueço. O cabo de força que entra na fonte cria alguma folga com o manuseio. Foi só dar um reaperto, uma forçada nos pinos e tudo voltou a ficar tranquilo. O plug desses cabos é meio mal construído. Não era para permitir mal contato, muito menos no terra!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por E=MC2@15 jan 2005, 20:52

Estranho você sentir choque num gabinete aterrado... :tantan: o que será que houve? ainda dá choque? :muro:  :muro:

deve ter acontecido o q o amigo MEIRANETO falou!!!pois ele não tá dando choque faz um bom tempo!!!!

O cabo de força que entra na fonte cria alguma folga com o manuseio. Foi só dar um reaperto, uma forçada nos pinos e tudo voltou a ficar tranquilo. O plug desses cabos é meio mal construído. Não era para permitir mal contato, muito menos no terra!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

JÁ PASSEI POR ISSO UMA VEZ, EU FUI LIGAR O CONECTOR DA CAIXA DE SOM NO PC E SEM QUERER ENCOSTEI NA PARTE METALICA E LEVEI UM CHOQUE.

ATERRAMENTO ESTAVA TUDO OK, OLHEI O NEUTRO E O FASE TAMBÉM ESTAVA TUDO OK NEUTRO A ESQUERDA E FASE A DIREITA

FIQUEI SEM SABER PORQUE ESTAVA LEVANDO CHOQUE SE ESTAVA TUDO OK

ENTÃO RETIREI O FILTRO DE LINHA E LIGUEI O ESTABELIZADOR DIRETO NA TOMADA SEM NADA DESSE DIA PRA CA PAROU..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

aí gente boa!!!

Eu acho muitu importante aterrar o pc não é apenas

o problema da estatica mas tambem “impuresas e

porcarias” q são “jogadas” pra dentro do pc pela rede

elétrica, no caso d uma descarga atmosférica (raio)

um pc aterrado tem + chances d sair ileso, tem um

topico no forum a respeitu disso muitu bom pra tirar

duvidas.

Quanto vocês gastaram no PC? 1,800?, 2500?, 3000?,

acho q um investimento d + ou - R$60,00 é indispensavel

pra proteger seu patrimonio, valeu aí galera!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É bom deixar bem claro que a função principal do aterramento não é proteger o equipamento mas sim o usuário de não morrer eletrocutado.É algo tão simples de se implemetar e que pode salvar a sua vida.Sei que estou sendo drástico mais questaõ de segurança não se brinca.Eu próprio fiz o aterramento do meu pc usando haste de cobre,caixa de cimento,tampa de ferro,fio de boa bitola e cano pvc e o resultado foi muito bom, mas se você não tiver condições de você mesmo executar o serviço peça ajuda ou contrate alguém que saiba pois como disse o que está em jogo é a sua segurança.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

energia estatica...,aqui em casa é comum,levar choques

aqui em casa tinha um terra uma vez,so que cortando a grama cortaram o fio q tava aterrado,bem,so que a tomada é de 2 pinos (sem o terra),mas eu ja vou tomar providencias

alias um athlon64 é melhor não ser burro de um caso de chogue

pessoal tem uma coisa que é bom saber

tinha uma empresa em que tinha coloca um para-raio e o aterramento so que colocaram meio perto,quando veio um raio,queimo varios computadores :muro:

ehhehehe,empresa não foi muito experta de colocar o aterramento perto de um para-raio :tantan:

tenho um conhecido que quando colocou o aterramento parou de dar travamentos no computador,e não dava mas a energia estatica

é isso ai gente

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Posso dar uma dica simples para você não levar mais choques?

Inverta o plug na tomada, ou seja, a perninha que está no "buraquinho" da esquerda você coloca do "buraquinho" da direita, e a perninha que está no "buraquinho" da direita você coloca no "buraquinho" da esquerda...

Fim dos choques! Essa eu aprendi com meu avô quando levei choque na porta geladeira! Funciona no PC também, já testei aqui!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0