Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
jefferson_oi

160GB ou 2x 80GB

Recommended Posts

Boa noite, pessoal. Estou montando um micro novo e tenho passado dias inteiros lendo os tópicos e tutoriais desse fórum. Quero aproveitar para agradecer os membros e administradores que contribuem - E MUITO - para o aprendizado de todos nós! Já defini praticamente todos os ponto do computador, mas uma dúvida ainda persiste; vou descrever o processo num todo, para não restarem dúvidas aos que porventura venham a me ajudar.

Quero um micro de ALTO desempenho. Após a leitura de alguns tópicos, ficou claro que o SATA II (3Gbps) é superior aos demais padrões (PATA e SATA I). Defini o uso de um HD Samsung SATA de 160GB (HD160JJ, se não me engano). Porém fiquei a pensar se não seria melhor usar dois HD's de 80GB com RAID0 (stripping).

Quero particionar os 160 GB's (150GB, segundo o Windows e seu sistema binário) da seguinte forma:

C: -> 25% para o OS, Office, WinZip.... programas em geral

D: -> 25% para Mp3, Vídeos... multimídia em geral.

E: -> 25% para Jogos, só jogos... :)

F: -> 25% para "backups", installers de programas, arquivos mais importantes (com cópias em CD's e DVD's, claro!), etc.

G: -> DVDRW

H: -> CDRW/DVD

A dúvida é: se eu usar os dois HD's de 80 GB's em RAID0 eu poderia usar essa configuração? Ou seria melhor usar o HD de 160GB's em modo single, particionando ao meu gosto? Fica a dúvida, espero que me ajudem! E também acho que não estou "floodando" pois minha dúvida é bem específica e não encontrei em nenhum outro tópico. Obrigado!

Em tempo: sempre que meu micro apresenta uma queda de desempenho considerável, formato somente o drive C:, pois o OS e os programas podem ser facilmente reinstalados com CD's e backups guardados na unidade F:, preservando meus arquivos pessoais sem a necessidade de backup completo. Esta operação pode ser realizada em modo RAID0 com a mesma facilidade que num HD em modo single?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara vou te dizer o que eu acho.

Como você quer desempenho, você deve comprar 3 HDs. Dois SATA II 3Gbps (pode ser de 40 ou 80 GB) e um outro maior (300GB por exemplo). Esse HD pode ser SATA I que é + barato Nos Hd q estão em RAID você coloca o OS e todos os aplicativos (incluindo os jogos). no HD grande você coloca os mp3, videos e etc. Esse HD maior você pode dividir como quiser, porém os outros dois menores não.

t+

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Então não seria possível particionar o HD em RAID0 à minha moda, certo? E pior, não poderia formatar somente o drive C:, caso houvesse uma perda de performance em função de um OS "velho", mantendo todos os outros drives (D: E: e F:) inalterados? Se for realmente isso, talvez seja melhor eu optar por uma configuração tradicional, com apenas um HD, particionado como descrevi anteriormente pois, embora não exista o ganho proporcionado pelo RAID0, a facilidade de formatação é importantíssima! Outra opção (eu acho) seria o uso de dois HD's na configuração tradicional, já que mesmo sem RAID0 o uso de duas portas SATA evita o gargalo de transferir todos os dados por apenas uma porta, aumentando o desempenho (não tanto quanto RAID0 mas não tão ruim quanto single). Concorda?

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    estou no mesmo dilema, recentemente comprei um pc novo e acabei escolhendo um HD 160GB Samsung SATA I -150MB/sec. mas percebi que foi um erro, deveria ter comprado 2 hds samsung SATA II -300MB/sec e coloca-los em RAID0.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Find3r, pra mim o maior dilema era placa-mãe ou Processador, mas me enganei, esse lance do HD tá complicado! Pelo que percebi até o momento, o RAID0 é melhor na performance, mas perde na liberdade de particionamento e formatação do modo SINGLE. Estou aguardando posts de membros que são mais esclarecidos no assunto, pois neste momento estou decidido a colocar 2 x 80 Gb SATA II 3Gbps em modo SINGLE, para evitar o gargalo (que gera lentidão) mas sem perder tanto desempenho quanto 1 HD em modo SINGLE. É como um meio-termo... Vamos lá gente! Postem! A minha dúvida é a de outros usuários também! Obrigado àqueles que ajudam!

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Sou meio refratário a esses RAIDS, é uma opção pessoal minha, queria saber, em números, quanto que um sistema RAID acrescenta em performance a um jogo, por exemplo.....

    Prefiro ter 2 HD's separados e formatados como eu quero, do que colocar 2 HD's em RAID...acho que o RAID traz mais confiabilidade para os dados, porém nunca tive problema com meus últimos hd's e eles tem mais de ano já...

    É uma questão a avaliar, o custo benefício, se o aumento de desempenho com RAID é tão grande que compense.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário

    Entre para seguir isso  





    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×