Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Notebook Positivo D35


h2z9f2a8sxw

Posts recomendados

Procurando informações para aquisição do meu primeiro NB achei o tópico V21 ainda em seus primeiros dias. Depois soube da existência do modelo NCL e criei um tópico para ele. Posteriormente vi surgir o V45, uma evolução do V25, com webcam, gravador de DVD e 512MB de memória. Nesta semana fiquei sabendo que o D35 da positivo estava por R$1990,00 na Colombo, muito mais barato que nas outras lojas.

Pesquisando sobre esse modelo com tela de 13", acabei achando que era mais interessante para mim do que o próprio V45 e acabei comprando. Vi nele qualidades do cce e não li ainda nada contra ele a não ser sobre aquecimento, que algumas pessoas manifestaram preocupação. Outra qualidade que me chamou a atenção é a rede gigabit, que eu não tenho previsão de usar, mas estará à disposição caso queira um dia. O caso da limitação do wifi citado no cce, embora não tenha previsão de uso de wireless, mas se um dia precisar está lá, e no D35 nada li contra. Essa máquina possui um "irmão rico" o D75 com carcaça igual, mas que custa mais do que o dobro do valor acima. O D35 possui um tamanho significativamente menor que os Vxx.

Até agora as informações mais relevantes que achei foram um post aqui no fórum e uma página com links para algumas fotos dele e um pouco de informação adicional.

Essa máquina vem com XP Home "legal". Liguei um pouco e aparentemente está tudo ok. Ainda não sei nada sobre espaço em disco, ou como vou fazer para instalar um Linux nela. No momento estou preocupado apenas em "inicializar" bem a bateria, sem executar algum procedimento condenável.

É isso o que sei até agora, não sei se fiz uma boa compra, mas decidi vir rápido aqui contar tudo o que sei para tentar ajudar aqueles que estão em vias de definir uma aquisição. Talvez isso incentive proprietários mais antigos a contar prós e contras, o que por certo será de muita valia, como os tópicos citados acima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O D35 por R$ 1.999 é uma excelente opção prá quem quer uma boa portabilidade: a tela de 13.3" acaba por reduzir o peso do laptop para 2kg, em comparação ao V-21, também da Positivo com tela de 14" que pesa 2.4kg e aos HP 6110 com tela de 15.4" que pesam 3kg. Prá quem vai carregar o laptop para todos os lados, 1kg faz muita diferença!

Agora seria interessante que a carcaça do D35 já seguisse o design da linha V-21 que é mais atual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, saberia dizer se é possível trocar o drive combo que acompanha o D35 por um gravador de DVD?

...Agora seria interessante que a carcaça do D35 já seguisse o design da linha V-21 que é mais atual.

Icefly, você poderia dizer mais a respeito da carcaça do D35? Quais são as diferenças?

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Icefly, você poderia dizer mais a respeito da carcaça do D35? Quais são as diferenças?

Obrigado.

A diferença é que o D35 usa a carcaça da primeira geração vendida pela Positivo, enquanto que a do V21 é da segunda leva vendida por eles e que em breve vai ser substituída (no Submarino já começaram a anunciar modelos V41 até o V45, com Windows Vista Starter e Home Basic). É só uma questão de estética, coisa bem subjetiva mesmo eheheh, como pode ser notado nas fotos postadas pelo Fronteira Final.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lendo esse post e outros aqui desse forum me interessei e semana passada adquiri um D35. Estou gostando muito do brinquedo hehehe.

Respondendo a pergunta, ele tem 3 portas USB, suporta até 2 Gb de memória, não sei exatamente quantos slots de memória ele tem, acredito serem 2, estou procurando essa informação...

Eu gostei muito do design dele, achei simples e funcional.

Aqui podem ser encontradas mais fotos:

http://www.uniwill.com/products/mobility/m...hp?HL=3&M=3

Esse deve ser o original fabricante, a Positivo só monta-os no Brasil.

Uma dica: esse note esquenta bastante na lateral direita, onde fica o processador e ,imagino, o hd. Para ficar amenizar isso e poder utilizar com mais conforto eu retiro a placa (tampa) plastica do slot PCMCIA. A temperatura da superfície reduz notavelmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Assim como a Positivo faz com os seus modelos V-21 e V-25, que na verdade são fabricados pela Clevo e remarcados aqui no Brasil, ela faz com o D-35 que parece ser fabricado pela Uniwill, que é um "braço"da ECS. Vejam aqui o modelo equivalente ao D-35 mas já com suporte a Core Duo.

Seria uma boa que estivesse com o mesmo preço de R$ 1.799 do V-21.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De certa forma está nesse valor, pois ele vem com o win xp. Pelo que tenho notado isso costuma elevar o preço em cerca de R$ 200.

De qualquer forma esse detalhe por aqui não parece relevante. :)

Realmente eu acho que essa máquina esquenta bastante, mas por ser meu primeiro nb não tenho um referencial para comparação, que a rigor deveria ser feita com máquinas de tamanho equivalente.

O Linux já está ok com kernel 2.6.20.1 e xorg 7.1, video e lan.

Estou tendo dificuldades com som e modem, e não tenho previsão para por a mão no wireless. Isso não será problema gravíssimo pois, em último caso, emergencialmente, posso quebrar o galho bootando o xp que ficou originalzinho, apenas encurtei sua partição ntfs em 5GB.

O diferencial da máquina é o tamanho físico. Dá para colocá-la nessas pastas plásticas padrão (tipo arquivo morto) de 4cm de espessura, sem o carregador, lógico. Estou cada vez mais convencido que foi uma decisão correta, para mim, ter optado por um tamanho pequeno, principalmente considerando que minha máquina N° 1 continuará sendo o desktop.

Estava receoso em comprar algo com 1280x768 em tela de apenas 13", mas para mim a legibilidade é excelente e a tela tem ótimo brilho. Eu uso sempre no mínimo e gostaria de baixar mais. Repito, sou inexperiênte em nb, mas achei o touchpad e o teclado bons, mas como sou usuário de linux sinto falta do mouse de 3 botões, sem isso de ^C e ^V. O teclado não tem as facilidades de um para desktop, que pode custar menos de 50r e que dá para trocar sempre que "der na cabeça".

Após a primeira carga da bateria até 100%, desliguei a energia e deixei a máquina ligada, sem fazer nada nela, no xp, com todos os economizadores desativados e o equipamento desligou exatamente 2 horas depois. Como o disco e a tela estiveram ativos o tempo todo, acho que se estivesse usando o browser, um editor ou uma planilha o resultado teria sido muito parecido.

Testes realizados

Win xp home com apenas um programa rodando por vez. Havendo mais de uma janela por imagem trata-se de montagem.

03mar2007

cpu-z latency e superPI

Outras informações

cce ncl: superpi

positivo v45: cpuz

programas para teste: 1 2

---

post-125225-1388494163413_thumb.jpg

post-125225-13884941635383_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

achei interresantes as dicas contidas aqui. vamos lá. meu processador estava em 54º e o hd entre 54 e 52ºc, apos retirar a tampa plastica do pcmcia, caiu a temp. do proc. para 52ºc e do hd para 49, 50ºc. aém de que a superficie onde ambos ficam, acredito serem os dois mesmo, está mais fria. Bom, espero ter ajudado com as inf. e agradecer pela dica de resfriamento. Estarei sempre vizitando para tentar ajudar a quem precisar e para que, também, me ajudem. hehehe. t+.

alguém sabe como eu aumento a memoria de video no d35? procurei na bios e não achei nada relacionado, pois a bios não tem muitos recursos que se possa modificar, pelo menos pelo metodo que eu li no manual, ou seja, F2, mas o "DEL" eu não tentei. daqui um pouco vou tentar, mas não sei. se alguém já mudou, ajude-me, pois quero aumentar porque semana que vem vou comprar um pente de 512mb por 52 usdolar. Outra coisa, no CPU-Z ela é uma PC@ 4300, 266? Nunca vi memorias 4300, só 4200. ví só uma de 1gb ddr2 4300 por 80 usd,o resto é 4200, e as duas são 533, será que a diferença é a latencia das memorias, que a 4200 é 4.0 e a 4300 pode ser 5.0??? se eu comprar a 4200 vai rodar né, ela é ddr2 e é 533 também. ajudem-me.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá fidelman:

Com relação à ventoinha, eu só consegui saber que ela existia quando usei

o d35 longe do meu desktop, pois este último possui várias ventoinhas e seu

ruído encobria totalmente o do noebook.

Pelo que consegui ouvir, ela liga muitos minutos depois que o note é ligado e

depois fica ligando e desligando ciclicamente, não medi nada, chutando,

diria que liga por 4min e desliga 6min. Seu ruído é muito baixo.

Muito importante, não havia corrente de ar no local, não medi a temperatura

ambiente e estava (geralmente estou) usando basicamente o linux sem

interface gráfica.

Lembrar, embora os notebooks Dxx e Vxx tenham o mesmo montador, são produtos

totalmente diferentes, de dois fabricantes distintos. Para detalhes, ver posts

iniciais dos Positivos V21 e D35.

Tendo informações adicionais sobre ventoinha, iria editar o post, como costumo

fazer. Notei que o sistema do fórum não considera isso na ordenação, portanto

terei de inserir novos posts, já que logicamente não faz sentido as pessoas

que acompanham o tópico ficarem revendo tudo a cada visita. Coloquei anteriormente

resultado de alguns testes do D35 em post acima.

Se achar que o ruído do seu V45 é fora do razoável e estiver no prazo, tente trocar o

produto, por outra unidade ou outro modelo. Se estiver fora, seria interessante cobrar

uma solução da assistência técnica ou até da Positivo.

Saudações!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de ficar mais feliz!

Vendo este ótimo post segui o conselho ali e fiz a comparação Mobile Intel® 945GM Express Chipset X Mobile Intel® 940GML Express Chipset.

Aproveito para inserir o link para chipset VIA VN800, que se não me engano, é usado pela grande maioria dos modelos Vxx da positivo.

Gostei de ver a ficha do 945GM comparada, principalmente sabendo ser este o chipset usado no D35.

Fiquei impressionado com a variedade de processadores suportados! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A diferença é que o D35 usa a carcaça da primeira geração vendida pela Positivo, enquanto que a do V21 é da segunda leva vendida por eles e que em breve vai ser substituída (no Submarino já começaram a anunciar modelos V41 até o V45, com Windows Vista Starter e Home Basic). É só uma questão de estética, coisa bem subjetiva mesmo eheheh, como pode ser notado nas fotos postadas pelo Fronteira Final.

Olá amigo, sou promotor de vendas da positivo informática e vim aqui apenas corrigir a sua informação. Realmente muitas pessoas afirmam que o barebone do d35 é da geração anterior de computadores, portanto esta afirmação é errônea, tendo em vista que os modelos mais avançados D75 e D35 são adequados para maior mobilidade e menor peso, portanto com 13" e 2,05 kg, ou seja, sao barebones mais a vançados que a linha Vxx.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá amigo, sou promotor de vendas da positivo informática e vim aqui apenas corrigir a sua informação.

Certo.... obrigado pela sua correção.

Agora você poderia nos informar se a Positivo pretende atualizar em breve a plataforma dos D-35 e D-75, assim como fez com os V-21 para V-41??

E gostaria de saber se vocês também prentendem vender os notebooks com a versão Home do Windows Vista (e não a Starter Edition).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, pessoal!

Também faço parte do grupo de "possuidores" do Positivo Mobile D35, estando muito satisfeita com a minha aquisição. :)

Ele tem demonstrado um desempenho muito bom e, além de possuir pouca memória (256MB), resolvi comprá-lo por ter uma capacidade de upgrade para até 2 GB de RAM. Eu andei desparafusando a parte inferior dele para tentar localizar os 2 slots pra memória que ele tem mas não consegui visualizá-los. Sei que existem alguns modelos de notebooks que possuem os slots de memória embaixo do teclado, sendo necessário remover este para ter acesso aos slots. Seria esse o caso do D35? E, se for, como eu faria para removê-lo sem correr o risco de esculhambá-lo, rs? Espero que alguém possa me ajudar... :)

Um abraço!

Suzana Sangoi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Relendo o manual do usuário à procura de opções para ligar um teclado externo, confirmei a mesma impressão da leitura original:

- quando a bateria está carregando um led ambar fica aceso.

No meu tudo parece ocorrer normalmente, mas o tal led fica piscando durante esse período. Algum outro usuário do modelo D35 poderia dizer o que ocorre em sua máquina?

Sobre o teclado parece que a única opção externa é ligar um via uma das 3 portas USB disponíveis. Como todos os meus teclados são ps2 teria de intercalar um adaptador. Qualquer outra ideia sobre isso é bem vinda. Comprar um teclado usb é uma solução óbvia, não precisando ser citada. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Suzana!

Então está tudo bem, não preciso me preocupar mais com isso.

TECLADO EXTERNO:

Depois de ver as opções de teclados usb nas lojas, não gostei de nehum, embora tenha gostado do preço de alguns, abaixo de R$20.

Acabei comprando um adaptador ps2 para usb, com duas entradas, uma para mouse e outra para teclado, por menos de 20 "pilas".

Ao ligar o teclado ps2 via adaptador, funcionaram os 2 simultaneamente, tanto para acesso à bios quanto para seleção do sistema no grub. No linux, surpreendente para mim, funcionou somente o teclado nativo. Foi necessário carregar os módulos uhci_hcd e usbkbd, para que os dois voltassem a funcionar em paralelo na console.

Ainda não testei no X (xorg) nem no windows (ms).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Olá amigo, sou promotor de vendas da positivo informática e vim aqui apenas corrigir a sua informação. Realmente muitas pessoas afirmam que o barebone do d35 é da geração anterior de computadores, portanto esta afirmação é errônea, tendo em vista que os modelos mais avançados D75 e D35 são adequados para maior mobilidade e menor peso, portanto com 13" e 2,05 kg, ou seja, sao barebones mais a vançados que a linha Vxx.

Boa noite! Gostaria de saber onde posso encontrar os drivers deste modelo positivo D43, pois preciso mudar de sistema operacional porque o windows vista start só reconhece 1Gb de memória e dá incompatibilidade com a maioria dos softwaeres que eu uso, mas é preciso achar primeiro os drivers par depois pensar em mudar. Vi um tópico dizendo q a positivo é fabricado pela cervo, mas não identifiquei o modelo do d43 http://www.clevo.com.tw/Default.asp. Alguém pode me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

Olá Pessoal!

Não sei se a turma do D35 ainda visita o post. O último data de maio de 2007.

A minha dúvida é quanto os slots de memória. Mandei meu notebook na assistência técnica, para aumentar a memória, e fui informada que só há um slot disponível pois o outro fica onboard. Achei estranho pois a informação era de que é possível aumentar a memória até 2GB. Essa informação está correta? Li tudo que encontrei sobre o assunto e não consegui uma resposta. Entrei em contato com a Positivo e só obtive uma resposta padrão que não esclareceu nada. Fiquei indignada com isso. Agradeço se alguém me responder. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O chipset dele é Intel (ao contrário dos Positivo Vxx que é VIA e tem um só slot).

Por isso no D35 existem 2 slots de memória: um fica na parte inferior do notebook e outro fica debaixo do teclado, nos quais dá pra colocar, se não me engano, 2 pentes de 1Gb DDR2, ou com sorte 2 x 2Gb; mas nesse caso só testando na prática.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Alguém já viu o slot de memória que fica sob o teclado? É usável ou o pente de memória que vem nele é onboard como me disse a assistência? Fico pensando se me deram essa informação para não terem muito trabalho!

Mas isso é certo! Sou técnico em informática e sei que acontece muito esse tipo de coisa, especialmente com micreiros que se dizem "técnicos". Se você levar o note em uma assistência técnica autorizada vai ver que é possível sim colocar 2GB de memória no D35. O primeiro slot é visível logo na retirada da tampa traseira. O segundo, só removendo o teclado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas isso é certo! Sou técnico em informática e sei que acontece muito esse tipo de coisa, especialmente com micreiros que se dizem "técnicos". Se você levar o note em uma assistência técnica autorizada vai ver que é possível sim colocar 2GB de memória no D35. O primeiro slot é visível logo na retirada da tampa traseira. O segundo, só removendo o teclado.

Infelizmente isso me foi dito na assistência técnica autorizada da Positivo.

Mesmo com a minha pouca experiência no assunto imaginei que havia algo errado.

Fica a informação para uma próxima ocasião. Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...