Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
andarilho

4 HDs SATA... Onde colocar? Não quero "NAS", quero usar as portas da placa-mãe.

Recommended Posts

Existe algum tipo de fonte específica para ligar 4 HDs SATA em um gabinete separado, sem caracterizar eSATA ?

Eu tenho uma fonte Leadership Gamer preta, de 2 ventiladores, 700W (320W Real) e acho que a potência dela não vai aguentar tantos HDs assim.

Não quero fazer gambiarras (extensores de conectores de fonte, com cabos tipo "Y" não são bem-vindos).

Existindo uma fonte assim, há algum problema se eu ligar primeiro a fonte dos HDs e depois a fonte da placa-mãe?

A ideia principal é "recortar" um retângulo no "chão" do meu gabinete pra passar os cabos SATA, e construir um gabinete extra com ventiladores adicionais pra acondicionar 4 HDs e uma fonte adicional, tudo isso embaixo do meu gabinete principal.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha amigo creio que o hd esquente sim ja que pelo menos aqui ele é a parte mais quente que eu tenho nesse momento meu processador esta a 32ºC placa-mãe a 29ºC e o hd a 42ºC mas de qualquer manera creio q nao seja necessario colocar cooler a nao ser que o lugar seja sem ventilaçao ai talvaez um cooler caisse bem

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não seria mais simples comprar uma fonte mais potente? tipo uma de 500 W reais....veja bem, se ligar uma outra fonte como fará para ela ser ligada, pois a placa-mãe manda um sinal pelo cabo da fonte para que ela ligue. então se deixar outra fonte não ligada diretamente à MB, como ela vai receber o sinal da MB para se ligar?

se colocar uma fonte mais potente acho que sai menos em termos de custo e trabalho.

Tenho uam fonte themaltake de 480 W reais aqui no meu micro, tenho 3 HD's ligados (120 GB IDE e 2 de 320 Gb SATA) mais 2 gravadores de dvd, 1 placa de captura, 1 placa de video Geforce 7600, 4 coolers e de vez em quando ligo mais um HD na porta USB e outro na gaveta IDE e a fonte segura essa carga toda .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Eu tenho problema de projeto interno do gabinete.

    Comprei em 2000, já era um 4 baias... Mas só cabem HDs "expremidos" nas baias pequenas (sendo que uma já tá ocupada pelo disquete).

    Então, inevitavelmente eu vou ter que fazer um "puxadinho" embaixo do gabinete e eu temo que os cabos da fonte não cheguem até lá. E eu não quero usar "extensões gambiarra", mesmo que feitas com conectores decentes.

    Meu HD, com o devido cooler, ocupa o espaço de 2 HDs. Todos os outros serão assim. Então, com a vinda de cada HD adicional, virão mais 2 ventiladores e um dissipador de metal.

    Ainda procuro sugestões... Sou apegado ao meu gabinete porque, apesar de quadrado, ele lembra "vagamente" o R2D2.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    andarilho,

    Acho que o problema é apenas de gabinete e não de calor nos hds... exitem uns gabinetes mais extreitos, coisa de uns 3 cm, que dificultam a troca de calor... exitem diversos modelos de cooler para gabinete... esqueça o R2D2... hehehe

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Acho que mais vale você investir na troca do seu gabinete do que fazer o que está querendo.

    Primeiro que vai dar muito trabalho fazer isso e não sei se você reparou, os cabos sata são muito curtos, tavez não cheguem até seu puxadinho.

    Segundo, como disse o colega rickg, a placa mãe liga a fonte, com você vai fazer para ligar a fonte do puxadinho junto com a fonte da placa-mãe? e tem mais se você ligar a placa-mãe antes de ligar os discos pode queimar os discos e a placa.

    Tudo bem que discos SATA são hot-swap/hot-plug mas essas funções dependem de alguns fatores que ninguém comenta, que são os seguintes: 1 - o cabo de força do HD precisa ser próprio para discos SATA, não serve rabicho adaptador, é que o conector de alimentação SATA tem uma alimentação de 3,3V além dos 12 e 5V; 2 - a placa-mãe tem que suportar esse recurso, a pote sul VT8237 da VIA, por exemplo, não tem suporte ao hot-plug.

    inté+

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Com relação a esses coolers para HD tenho algumas restrições...ocupam muito espaço, equivalente ao de outro HD. Ou seja, num conjunto de baias onde se podia colocar 4 Hd's se coloca 2 apenas com seus coolers. Eles refrigeram apenas a parte de baixo do HD (parte lógica) enquanto a parte de cima que é mais próxima do disco fica fritando.

    Sem falar na barulheira que é, se tem 2 HD's com um cooler de 2 fans são 4 ventoinhas girandoe produzindo barulho.

    Preferi colocar um coolerzão de 12 cm na frente, assim ele sopra ar entre os HD's, ventilando-os por cima e por baixo, além de produzirem uma circulação de ar mais eficiente visto que esse ar que passa pelos hd's depois passa na área do processador e é puxado para fora pelos coolers traseiros.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Eu uso o cooler frontal mais esse cooler da parte lógica.

    Como eu não sou o único usuário da casa, vou ter que colocar uma fonte mais potente, inevitavelmente. Ao invés de fazer o espaço extra para HDs na parte de baixo do gabinete, vou fazer na parte de cima, mais próxima da fonte, e acima das baias de Drive Óptico.

    Antes disso, vou comprar um gabinete provisório de 5 baias pra usar enquanto reformo o antigo de 4 baias.

    Procuro sugestão de fonte que tenha 4 conectores SATA com 5 fios cada. A propósito, qual a função do fio extra? Tem tensão nele... não é aterramento/neutro/ground.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×