Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Daigonet Corporation

Algumas raras perguntas curiosas sobre notebook. Alguém se candidata pra responder?

Recommended Posts

Bom, coloquei algumas perguntas um tanto exoticas. Alguém se candidata pra responder? :D ehehhehe, agradeço quem responder. Por favor, respondem sem chutometro.

1- Tem como ligar o desktop no monitor do notebook?

2- A webcam integrada é movel?

3- Sabe-se que se guardar a bateria dentro da geladeira desgasta menos. Alguém já fez isso? E como armazenar?

4- Por que o HD do notebook não quebra se usar ele dentro do aviao (turbulencia), onibus, trem, ou dentro do carro?

5- Como limpar o teclado do notebook se cair migalhas de pão, paçoca, etc.

6- Quase todos notebooks da HP tem suporte pra controle remoto HP, alguns vem com controle de fabrica e outros tem que adquirir a parte. Tem como usar o controle remoto universal (tv, dvd) em notebooks HP?

7- Mouse optico sem fio, sabe-se que funciona via onda de radio emitido pelo adaptador ligado no USB. Essas ondas de radio pode afetar o sinal do wireless?

8- TV a cabo e via satelite, é Pal-m ou NTSC?

9- A tela LCD dos notebooks, eles tem efeito fantasma? Qual é o tempo de resposta em media deles?

10- Tem algum problema de usar o notebook não horizontalmente (padrão)?

11- Aumentar o som do notebook ao maximo, pode danificar a caixa de som integrada, chipset, HD, ou até mesmo o LCD?

12- É possivel fazer overclock em VGA, processador ou memoria do notebooks? Tem como aumentar o FSB, ou Multiplicador, ou mexer nas latencias da memoria?

13- É importante usar screensaver em telas do notebooks?

14- O fundo preto da area de trabalho, gasta menos energia da bateria do notebook? Qual é a melhor cor pra economizar se for possivel?

15- Tem como aumentar o RPM dos HDs de notebook? Via software ou Bios?

16- Diminuir ou aumentar o brilho da tela, afeta na vida útil dela?

17- O custo da quebra do teclado do notebook é alto? É melhor usar teclado USB pra jogo, onde os animos se exaltam?

18- A luz do mouse optico, é prejudicial ao olho?

19- Usar o notebook com wireless ligado perto de um posto de gasolina, pode explodir o posto?

20- Os raios do sol, pode danificar a tela?

21- Pode levar choque se a pessoa estiver vestido de blusa de lã e usar o notebook?

22- O notebook pode ser danificado se usar em ambientes muito umidos, como em ambientes com piscina aquecida?

23- Se instalar o VNC, tem como rastrear a localização do notebooks via wireless, ou outra forma, em caso de roubo, assalto ou furto?

24- O CD do Recovery Disc pode ser usado em outros notebooks que não foi criado a partir dele?

25- Pode usar o leitor de cartões de memoria como HD externo colocando memory card de alta capacidade?

26- O modem 56k do notebook, ele é igual ao do desktop?

27- Infravermelho é igual no mundo inteiro? Eu tinha Sonyericsson T610 (Brasil), e Sony Clie (Japan), na qual ambos não sincronizava audio. Sendo que palm zire do meu amigo funcionava 100% com T610.

28- É possivel trocar algum dissipador do notebook por um mais potente?

29- Usar perto do notebook aquelas caixas de som super possantes que estremecem os vidros da janela, da porta, do chão, de tudo, pode danificar algo no notebook ligado?

30- HP quickplay, pelo que sei ele roda musicas e videos sem o windows ser carregado, mas a região de dvd que é limitado, ele é acionado? Ou no quickplay pode tocar qualquer dvd de qualquer região?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
icefly    99

Vou responder o que sei:

1- Tem como ligar o desktop no monitor do notebook? Não.

4- Por que o HD do notebook não quebra se usar ele dentro do aviao (turbulencia), onibus, trem, ou dentro do carro? Se houver movimentos bruscos do notebook enquanto o hd está sendo usado, pode danificar (isso ocorre também em desktop)

5- Como limpar o teclado do notebook se cair migalhas de pão, paçoca, etc? Uso um aspirador de pó (daqueles bem potentes) prá tirar o pó

7- Mouse optico sem fio, sabe-se que funciona via onda de radio emitido pelo adaptador ligado no USB. Essas ondas de radio pode afetar o sinal do wireless? Só se o mouse funcionar na mesma frequencia do wireless de 2.4Ghz dos padrões B e G.

8- TV a cabo e via satelite, é Pal-m ou NTSC? Antigamente DirecTv permitia ajuste Pal-M e NTSC.

9- A tela LCD dos notebooks, eles tem efeito fantasma? Qual é o tempo de resposta em media deles? Hoje em dia não tem efeito fantasma (tinha nas telas de matriz passiva, arghhhh)

10- Tem algum problema de usar o notebook não horizontalmente (padrão)? De vez em quando nas "madrugas" uso deitado na cama na vertical :eek: e não tive problemas até hj.

13- É importante usar screensaver em telas do notebooks? Melhor ajustar a tela prá desligar após certo de inatividade, inclusive poupa bateria.

15- Tem como aumentar o RPM dos HDs de notebook? Via software ou Bios? Não, impossível.

17- O custo da quebra do teclado do notebook é alto? É melhor usar teclado USB pra jogo, onde os animos se exaltam? Prá trocar um teclado é uma nota; Com certeza se eu jogasse eu compraria um teclado externo prá poupar meu "precioso" teclado.

22- O notebook pode ser danificado se usar em ambientes muito umidos, como em ambientes com piscina aquecida? O notebook pode ser operado dentro das margens de umidade do ambiente que constam no manual. Muita umidade a médio\longo prazo vai danificar qualquer aparelho eletrônico e de informática.

24- O CD do Recovery Disc pode ser usado em outros notebooks que não foi criado a partir dele? Se for da mesma marca e modelo, e com o mesmo hardware, sim.

25- Pode usar o leitor de cartões de memoria como HD externo colocando memory card de alta capacidade? Pode sim, ele vai fucionar como um pendrive.

26- O modem 56k do notebook, ele é igual ao do desktop? Sim.

27- Infravermelho é igual no mundo inteiro? Eu tinha Sonyericsson T610 (Brasil), e Sony Clie (Japan), na qual ambos não sincronizava audio. Sendo que palm zire do meu amigo funcionava 100% com T610. Sim é universal.

Compartilhar este post

Link para o post
Daigonet Corporation    14
  • Autor do tópico
  • Vou responder o que sei:

4- Por que o HD do notebook não quebra se usar ele dentro do aviao (turbulencia), onibus, trem, ou dentro do carro? Se houver movimentos bruscos do notebook enquanto o hd está sendo usado, pode danificar (isso ocorre também em desktop)

Valeu pelas respostas. MAs essa eu não entendi ainda, pois pra mim uma turbulencia são movimentos significativos quando o note está sobre a mesinha de comer. Mas se vê muitos usando assim mesmo. Qual é o nivel que o HD de notebook suporta?

Compartilhar este post

Link para o post
    icefly    99

Aí vai depender da capacidade de resistência do HD, a qual é medida em G´s (meio complicado de explicar).

O hd funciona assim: existe a superficie de leitura onde ficam gravados os dados, os quais são lidos por um braço/agulha que se movimenta sobre essa superficie.

Um movimento mais brusco (como uma queda/solavanco) bem forte, enquanto o braço está fazendo a leitura/gravação de dados, pode danificar a superficie do Hd e aí que o estrago é feito, entendeu?

Compartilhar este post

Link para o post
    Evandro    3.034

3- isso depende da bateria, acontecia mais com pilhas antigas que usavam amônio (NH4+) e este se transformava em gás (NH3) no processo de oxirredução, gelando a pilha ele volta pra solução e aumenta um pouco a durabilidade, mas td tem limite porque os outros componentes tb sofrem reação.

Pilha e bateria recarregável eu acho que é diferente (sem amônio).

4- concordo com o icefly

5- ou você desmonta ou usa "Mastersux"/algum aspirador pequeno que não vá aspirar o teclado..

7- depende da freqüência, mas deve ser bem diferente já que as duas coisas são muito comuns em notebook

10- se você não tapar a refrigeração pode usar até de ponta-cabeça..

11- assim como em qualquer aparelho de som acho que a caixa pode ir pro saco sim

12- ter tem, o como são outros 500 (hardmod)

14- se as telas fossem de OLED com certeza sim, mas LCD tem "backlight" que não se apaga cm os pixels, usar a tela preta pode maximizar a bateria mas ferrar teus olhos já que as pupilas dilatam e qualquer sinal luminoso pode ser agressivo e dar auqela linda dor de cabeça depois.

17- se você tem o hábito de espancar o teclado como eu é bom ter um offboard :rolleyes:

18- pela intensidade talvez, é como laserpoint, mas ngm fica olhando constantemente.

19- manda essa pros "mithbusters" que vai ser legal.. o celular até vai porque dizem que ele pode gerar fagulhas mínimas, mas o PC eu acho que não. Prefiro usar nitrocompostos pra explodir as coisas.

20- CRT sim, LCD não sei.

21- descarga estática acontece, é a pessoa que vai dar choque no note, e quem se ferra é ele. Mas não é só a blusa que faz isso, umidade do ar, atrito com superfícies/ar e isolamento da pessoa são determinantes.

22- qualquer eletrônico não vedado pode.

25- você quer o PC sem HD ? Se conseguir colocar o boot pela USB deve funcionar ja que o leitor de cartão funciona como porta USB.

26- se é não sei, mas que funciona bem funciona.

27- depende da freqüência de cada um (já que infravermelho é um tipo de radiação), se for igual ou se tiver flexibilidade de operação deve funcionar.

28- se couber, sim.

29- se ficar dentro do campo magnético da caixa ou a vibração for muito forte o HD é o mais provável de estragar.

Compartilhar este post

Link para o post
    greatwalker    578

Nossa, ví meu nick na assinatura do colega aí, até me assustei! heuhauiheua

Infelizmente não poderei ajudar em quase nada, pois tenho pouca experiência com NBs e o pouco que eu sabia já foi respondido....

Compartilhar este post

Link para o post
    Danelon    64
    Nossa, ví meu nick na assinatura do colega aí, até me assustei! heuhauiheua

Infelizmente não poderei ajudar em quase nada, pois tenho pouca experiência com NBs e o pouco que eu sabia já foi respondido....

Haha... Eu tb. O que eu sei já foi respondido.

Compartilhar este post

Link para o post
    Carvalhoso    39

Correção...

1) Não.

Tem como ligar o notebook no monitor do desktop. Mas não tem como ligar o desktop na tela do notebook (só se o notebook tiver entrada de video, mas é difícil, a qualidde é muito baixa - por ser cabo RCA ou SuperVideo - e precisa do Windows + software de captura para rodar).

2) Não tenho certeza... Mas acredito que não. O encaixe, sistema de transmissão,... é diferente.

3) Tome cuidado com: condensação depois de tirar a bateria da geladeira (pode dar curto interno e perder a bateria) e com os limites de temperatura para armazenamento e operação da bateria.

6) Se o controle remoto for infra-vermelho (provavelmente é) e se você tiver como configurar ele (em alguns controles é necessário que você tenha um controle original para poder configurar o universal)

8) Depende do decodificador.

11) Se o projeto for bom... Não. O básico de um projeto de som é que a caixa aguente mais potência do que o amplificador.

12) Um cuidado extra que tem que ter é com refrigeração. Em notebooks os sistemas não são tão superdimensionados como nos desktops.

16) Aumentar o brilho pode diminuir um pouco a vida útil (devido a aquecimento e maior potência do sistema de iluminação). Mas a diferença é muito pequena... Defeitos em eletrônica costuma ser aleatórios, ou seja, você pode usar o brilho no mínimo e a tela estragar e seu vizinho usar no máximo e durar pro resto da vida.

22) Faltou um não na resposta... qualquer eletrônico não vedado NÃO pode.

23) Não. Para fazer o que você quer você teria q instalar um sistema que mandasse um sinal para algum servidor (com IP fixo) e a partir deste sinal você consegue rastrear de onde vem este IP... Mas isso não é fácil de fazer não.

No caso do VNC... Qual o IP você tentaria conectar para entrar no VNC?? Se você souber o IP você consegue rastrear onde o note está (depende de cadastro de usuário nos provedores de internet).

27) Infravermelho depende do hardware e do software... O hardware de todos tem a mesma base, o software pode ser diferente. Mas tem um padrão que deveria ser seguido, pode ser algum bug no software.

28) Acho que você teria que projetar / fabricar um especifico. Normalmente os dissipadores de notebook são bem otimizados, sendo difícil melhorar a qualidade deles sem aumentar muito o ruido ou o peso. Trocar um dissipador de aluminio por um de cobre (igual) ou trocar a ventoinha por uma muito mais rápida são soluções possíveis... mas uma aumenta muito o peso e a outra o ruido.

Compartilhar este post

Link para o post
    icefly    99

Opa... mudei a resposta 1 para NÃO, pois só agora li direito eeehehehe.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Alguem sabe a pergunta 20?????? Eu vi no hardplus dizendo que não pode ter contato com raios do sol. Procede? Como alguem então vai usar na praia?

Compartilhar este post

Link para o post
    Danelon    64

Amigo, usar o notebook na praia não é recomendado com tempo nenhum. Aquele vento de maresia é um perigo pra qualquer aparelho eletrônico. quando vou a praia, nem minha câmera digital eu uso direito. É tirar da bolsa, bater a foto e colocar logo em seguida de volta na bolsa.

No caso do notebook, ainda tem a questão do calor do sol + o aquecimento do próprio notebook.

Compartilhar este post

Link para o post

Vi que já responderam tudo, tudo certinho, então vou responder só as que faltam:

20 - Raios solares, se exposto por longo período de tempo, danificam os componentes do LCD por causa do calor e da radiação infravermelha (o que pode estragar o cristal líqüido)...

30 - Qualquer drive de DVD (tanto em notebooks como em desktops) pode tocar só uma determinada região... Você pode mudar a região no Windows no máximo 4 vezes... Passou disso, o drive fica travado naquela região...

Compartilhar este post

Link para o post
    Carvalhoso    39

Detalhes na questão 20...

O que será mais prejudicial?? O infravermelho ou o Ultravioleta??

Normalmente o UltraVioleta é o mais preocupante do Sol, e não o IV.

..

Ai vem outra questão... Se o IV prejudica o LCD, se eu tiver uma TV LCD e o controle IV danificará ela?? Já que vai ficar apontado pra ela pra troca de canais e coisas parecidas...

Mas ai vem mais um detalhe... praticamente tudo irradia IV. Qualquer emissão de calor tem irradiação de IV.

To achando que o que prejudica é o UV mesmo.

Só mais uma coisa... Lembre-se que a carcaça dos notebooks e monitores LCDs são feitos de plástico... Plástico exposto muito tempo ao sol (e por muitos dias) pode ter algumas propriedades alteradas, como:

Cor (comum em plástico branco - podem ficar amarelados)

Ficam quebradiças / esfarelando

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Ixiiiii, e o f3t é prata. E se o meu note vai ficar quase 24horas por dia, o bicho vai comer. Vou ter que bolar um jeito pro sol não entrar.

Compartilhar este post

Link para o post

Correção: ultravioleta... HAHAHAHAHA

A gente fica sem estudar física, acontece isso... HAHAHAHAHA

Além do mais: quer comparar a intensidade da radiação Infravermelha do Sol com o de um controle remoto??? xD

Compartilhar este post

Link para o post
    eduardodk    1

O problema todo na no ultravioleta.

se você fazer a brilhante conclusão que o uv sai do sol e o seu iv sai do seu controle remoto você vai notar que o sol tem 6k de temperatura e seu controle nem a metade...

visto que o sol está a anos luz daqui e seu controle a 5 metros de distância.

calculando o tamanho, a proporção de calor e a distância nota-se que o sol pode destruir sua tv em um dia quente AUhaeuhaE.

detalhe se seu controle fosse um raio laser de corte esse sim poderia acabar com a sua tv.

enquanto isso aposto R$10 no uv

EAUhae

Compartilhar este post

Link para o post
    eduardodk    1

Concluindo para proteger seu note do sol.

se vocês estão com medo de levar o note para a praia porque do sol e não da areia porque vai estragar o monitor.

COLOQUEM INSUFILM NELE euahuaehaEUhae

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Concluindo para proteger seu note do sol.

se vocês estão com medo de levar o note para a praia porque do sol e não da areia porque vai estragar o monitor.

COLOQUEM INSUFILM NELE euahuaehaEUhae

Quando for postar ironias, coloque no mesmo post algo construtivo, se não voce pode tomar advertencia do moderador. No forum é proibido ironias. Motivo? Não sei. Mas provavelmente pra evitar que as ironias tornem pra alguns verdades, e isso causa confusão. Se algum dia eu ver alguem na praia com insufilm no notebook, já sei de quem é a culpa. :)

Portanto ou não poste ironias, ou pelo menos termine a frase com algo construtivo.

Compartilhar este post

Link para o post
    eduardodk    1
    Quando for postar ironias, coloque no mesmo post algo construtivo, se não voce pode tomar advertencia do moderador. No forum é proibido ironias. Motivo? Não sei. Mas provavelmente pra evitar que as ironias tornem pra alguns verdades, e isso causa confusão. Se algum dia eu ver alguem na praia com insufilm no notebook, já sei de quem é a culpa. :)

Portanto ou não poste ironias, ou pelo menos termine a frase com algo construtivo.

O que seria mair ironico que uma pessoa comparar os raios uv com um controle de iv.

segundo monitores com tela de vidro a possibilidade da colocação de insufilm seria possível, seria praticamente como colocar aquela tela protetora (olhos) na frente do pc que é mais escuro. ( Porrém não façam isso, pois não existem testes que comprovem que o insufilm não é prejudicial a sua saúde e a de seu pc ). Digo isso pois o Gainonet está preocupado que alguém apareça com insufilm na praia.

Do mais desculpem-me.

E CRIANÇAS NÃO FAÇAM ISSO EM CASA.

Compartilhar este post

Link para o post
    Evandro    3.034
    Detalhes na questão 20...

O que será mais prejudicial?? O infravermelho ou o Ultravioleta??

Normalmente o UltraVioleta é o mais preocupante do Sol, e não o IV.

..

Ai vem outra questão... Se o IV prejudica o LCD, se eu tiver uma TV LCD e o controle IV danificará ela?? Já que vai ficar apontado pra ela pra troca de canais e coisas parecidas...

Mas ai vem mais um detalhe... praticamente tudo irradia IV. Qualquer emissão de calor tem irradiação de IV.

To achando que o que prejudica é o UV mesmo.

Só mais uma coisa... Lembre-se que a carcaça dos celulares e monitores LCDs são feitos de plástico... Plástico exposto muito tempo ao sol (e por muitos dias) pode ter algumas propriedades alteradas, como:

Cor (comum em plástico branco - podem ficar amarelados)

Ficam quebradiças / esfarelando

Acho que depende da intensidade e da banda meu caro, o IV do sol é mais forte que o do controle.

O plástico se deteriora por causa do UV, é o mesmo esquema de excesso de sol dar cancer, o UV quebra ligações químicas e aí era uma vez a molécula.

:)

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais