Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cooler Core 2 Duo E6320 parando


JcPereira

Posts recomendados

Olá. O cooler do meu Core 2 Duo E6320 1.86 (sem over) está "parando" de quando em quando. A rotação do cooler (original da Intel) baixa de 1.000rpm e até chega a "zero", ou seja, deixa de funcionar. Isto começou hoje à tarde e este processador tem apenas três meses de uso. Foi comprado novo e com o cooler (in a box). A temperatura do cooler quando isto acontece não passa de 40 graus e isto acontece até com 37 graus. O cooler para de funcionar por poucos instantes, volta a funcionar, para, volta... até estabilizar. Aqui em Porto Alegre/RS faz calor hoje (32) mas daí o cooler "travar" e sendo "novo" isto não é normal, certo? Já abri o gabinete e verifiquei se não havia algum cabo ou coisa parecida bloqueando o cooler, mas está tudo normal. O programa que acompanha minha placa-mãe (Gigabyte GA-965P-DS3) está configurado (Easy Tune 5) para dar uma alarme quando a rotação do cooler baixar de 1.000rpm e os alertas tem sido vários hoje à tarde. O gabinete é grande (4 baias de 5 1/4 e 6 de 3 1/2 com 4 ventoinhas: 3x de 8cm (2x na frente jogando ar-frio para dentro); 1x na lateral tirando ar-quente; 1x de 12cm atrás tirando ar-quente, mais a ventoinha da fonte (12cm), a do processador e um Zalman VF700cu na vga. O gabinete também possuí uma entrada de ar para a vga (em baixo). Os cabos estão arrumados para o melhor fluxo de ar no interior do gabinete. Alguém pode ajudar? O que pode estar acontecendo? O cooler está com problema? Pode ser a fonte? Obrigado?

Ô¿~

Ps.: Devo trocar o cooler da Intel por um outro? Um Zalman CNPS7700 serviria nesta minha Gigabyte? Algum outro? Obrigado.

Nota: No cmos da Gigabyte configurei a velocidade do cooler do processador para trabalhar sempre na velocidade "máxima". A configuração "padrão" era para deixar o BIOS determinar a velocidade otimizada da ventoinha do proc., mas com esta opção "padrão" a velocidade ficava sempre abaixo de 1000rpm e ai soava o alarme o tempo todo. Assim alterei para deixar no máximo o tempo todo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Creio que deva ser uma opção tipo a Cool'nQuiet da Amd, veja na BIOS se ela está ativada, pois o cooler deve parar quando nao há necessidade dele funcionar o tempo todo pois o processador está numa temperatura "agradável", rode algum jogo e veja o que acontece e poste aqui.Falou's

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá. Não pessoal, o cooler esta configurado no CMOS para trabalhar sempre em velocidade máxima, sem o controle da BIOS. A opção padrão desta Gigabyte é exatamente esta, mas alterei desde que montei a placa-mãe para que o cooler funcionasse sempre na velocidade máxima pois com a opção para que a BIOS gerenciasse a velocidade do cooler do processador o programa Easy Tune 5 vivia dando alertas, como esta acontecendo agora. Hoje joguei "Day of Defeat Source" por cerca de uma hora e não houve problema algum. A temperatura do processador ficou em 41 graus no Jogo. Mas tão logo sai do Jogo e o cooler já começou a travar. Trava, volta funcionar, trava, enfim acho que não está certo já que está configurado para trabalhar sempre. Será que está com problema, já??? Obrigado.

Ô¿~

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse cooler parece ter defeito de fabricação... Muito estranho ele parar. Tem como você definir no programa a velocidade mínima de rotação? Não tenho a menor ideia de como é a BIOS da Gigabyte, mas as placas Asus (como a minha) têm um monte de opções.

Olá. Também estou achando que possa ser um defeito do cooler. Sim, tem quatro opções para a velocidade do cooler nesta Gigabyte, mas a que funcionou melhor foi esta de deixar a velocidade sempre no máximo pois as outras três sempre acabavam acionando o alarme pois a rotação do cooler baixava de 1.000rpm. Obrigado.

Ô¿~

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, problema do cooler não é porque se fosse era pra ele travar durante o jogo tambem, e quando ele jogou o processador ficou a 41 graus e pelo que entendi num travou o cooler deve estar alguma configuração errada na BIOS.Falou's

Olá. Olha é isto mesmo. O cooler só parou quando o micro não estava sendo usado, quando muito navegando. Mas jogando, mesmo jogos pesados não houve problema. O que acontece é que do nada o cooler para de trabalhar e então soa o alarme do "Easy Tune 5". Mas mesmo com o cooler "parado" a temperatura não sobe. Bom, isto também fica assim por alguns instantes só. Mas como é algo grave (um cooler de processador travado) quero resolver o problema e não esperar até o pior acontecer, como queimar o processador.

Quanto a configuração da BIOS, está tudo no padrão. Não fiz alteração alguma, salvo a parte da velocidade do cooler do processador pois quando montei o micro (ha três meses) o Easy Tune 5, por padrão soava o alarme sempre que a rotação do cooler do processador baixava de 2000rpm. Como o cooler quase nunca chegava a esta velocidade (ficando sempre bem abaixo). o alarme soava o tempo todo. Então alterei o padrão do CMOS de: "Auto: O BIOS determina a velocidade otimizada da ventoinha do processador automaticamente" para: "Disable: A ventoinha do processador roda em velocidade máxima".

As outras duas opções são: "Intel® QST: Controla a velocidade da ventoinha através da tecnolgia Intel QST", e "Legacy: A ventoinha do processador roda em velocidade alta dependendo da temperatura do processador".

Pensei até que pudesse ser um erro da BIOS, mas esta já foi atualizada quando montei o micro com a versão mais recente que era (e continua sendo) de abril de 2007. Assim não sei mais o que fazer.

Mas obrigado pela ajuda de todos.

Ô¿~

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

São estas outras duas opções que creio que estão fazendo ele parar, mas não tem problema pois não e defeito do cooler, seria defeito se enquanto estivesse jogando ele paresse, aí sim ficaria preocupado, mas se ele fica norma lenquanto joga então é porque está tudo ok, tente desabilitar essas duas opções e veja o que acontece, creio que ele ficará na rotação máxima.Falou's

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O cooler realmente para, ou a placa-mãe dá sinal de que o cooler parou e logo na sequencia volta a funcionar?

Eu tinha uma A7V266-C e um Athlon XP 2000+ dos primeiros esquentadinhos. Fervia tanto que eu comprei um Vulcano 7+ da Thermaltake. Se taxa de atualização da velocidade do cooler configurada no ASUSProbe fosse muito alta, era normal de tempos em tempos ele apitar dizendo que o cooler parou!

Mas se o seu processador não tá fervendo, não tem porque esquentar a cabeça!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essas gigabyte são assim mesmo com os C2D, da primeira vez que vi eu assustei também, já montei vários C2D nessa placa mãe.

Você ja atualizou a Bios dela para a mais nova, a que vem de fabrica e cheia de alguns bugs com memórias e outras coisas, so atualize se tiver necessidade.

Quanto ao cooler, na bios na parte de monitoramento do sistema deve ter uma opção mais ou menos assim(não me lembro agora, confundo muito com os da asus, ate porque peguei a M61PM a pouco tempo também) CPU Smart Fan(Enable) e so desativar que na hr quiue reiniciar ele para de desligar o cooler.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Disable: A ventoinha do processador roda em velocidade máxima"."

tenta por essa opção em enable, mesmo sendo desnecessario.

seu processador nunca vai queimar a 41ºC.

não conheço esse Easy Tune 5, mas talvez ele tenha a opção de soar o alarma quando o cooler trabalhar numa rotação menor q o "normal", isso você configura no proprio programa eu acho, assim como no asus probe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Igor (Doidao): A opção para deixar em rotação máxima já esta habilitada. Nas outras a rotação do cooler fica muito baixa e então soa o alarme do Easy Tune.

judo_boy: Olha não sei se o cooler para de fato pois quando isto aconteceu o gabinete estava fechado e assim não tinha como ver. Hoje deixei o gabinete aberto com a tampa só "encostada" para, caso o problema torne a acontecer possa ver se o cooler esta girando ou não. Nesta Gigabyte GA-965P-DS3 quando ligo o micro o cooler não começa a girar imediatamente (como nas ASUS que sempre tive antes), mas demora alguns segundos (coisa mínima) para começar a girar. Quando isto acontece dá para ouvir um "zunido" indicando que o cooler não está girando. Quando soou o alrme aqui e o cooler foi mostrado como em "zero" rpm, em momento algum ouvi o tal "zunido". A taxa da velocidade do cooler está configurada para trabalhar na velocidade "máxima", aqui. O padrão era para deixar que a BIOS decidisse a velocidade mais adequada, mas como esta sempre ficava muito baixa, alterei para que trabalhasse no máximo. É que com o valor padrão da Gigabyte o cooler fica quase sempre parado e sooa alarme todo o tempo.

allbas: Sim, atualizei a BIOS no momento em que montei esta placa-mãe (em junho) pois no site da Gigabyte tinha uma observação de que era nescessário atualizar a BIOS para uso com este modelo de C2D que tenho (E6320). A atualização era de abril de 2007 e ainda é a mais recente disponível. A opção "Smart Fan Control Metod" é desabilitada quando configuramos para que a velocidade da ventoinha do cooler trabalhe em velocidade máxima (como está aqui). Tem uma outra opção que não cheguei a usar: "Legacy - a ventoinha do processador roda em velocidade alta dependendo da temperatura do processador". Acho que é a única que não usei.

Drakan6666: "Disable" é o nome da opção (ficou meio confuso mesmo) e não há um "enable" para esta. Disable é a opção para que a ventoinha do cooler rode em velocidade máxima e foi assim que configurei. O valor padrão "Auto" fazia com que o cooler rodasse em uma rotação muito baixa e até parando o cooler de quando em quando. Os alarmes eram constantes e então alterei a opção para a atual (velocidade máxima). Sim, o Easy Tune tem uma opção para alterar a rotação em que será dado um alarme quando baixar desta. Por sinal, o valor padrão era de "2.000" rpm, mas como o processador quase nunca atinge esta rotação (e assim soava alarme toda hora), baixei por conta própria para 1.000rpm. Gosto muito do ASUS Probe.

Pessoal, obrigado a todos pela ajuda. Valeu!

Ô¿~

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Normal isso. Ele para quando não há necessidade de dissipação ativa. O próprio dissipador cumpre sua tarefa.

O cooler PWM (4 pinos) é controlado pela mobo... Se ele roda normal então não é problema de peça e sim de software (bios).

Tente ver se no setup da sua placa-mãetem alguma coisa de "power saving"...

Se tiver, desabilite ou tente achar a opcao contraria de "maximun power saving".

Pode ser isso... Mas se fosse você relaxaria, porque Gigabyte é placa boa (principalmente a sua)

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá. LeonardoRP, também me ocorreu esta ideia mas não encontrei nada que pudesse estar poupando energia (ou trabalhando em carga máxima) nesta minha placa-mãe. Também procurei uma versão mais recente (como sugerido aqui) do programa "Easy Tune 5" que acompanha a placa-mãe. Mas mesmo tendo encontrado uma versão mais recente... removi e voltei para a versão que acompanha a placa-mãe. É que esta versão do Easy Tune 5 baixou a velocidade do meu processador (que já não é lá tão rápido assim e não fiz over nele) para algo como "15.67.00" e variando a todo momento mas nunca chegando ao valor original que é 18.66.00.

Ô¿~

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!