Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Projeto "Silent Winds"


Quarium

Posts recomendados

Olá to com essa config nova e tava querendo montar outro case mod, vendi meu antigo junto com o case. Tava pensando em algo bem mais silencioso dessa vez, portanto queria montar ou comprar reguladores de tensão para os leds de fans e suas velocidades q pudessem apaga-los e desliga-los totalmente, de forma que se eu quiser possa deixar com leds apagados, deixo o pc ligado de madruga e com luz é horrivel dormi uiahiuah, e com os fans auxiliares parados. Além disso to pensando numa janela lateral de acrilico com um fan de 92 ou 120mm no centro da janela, de cor azul, e um ou dois cold cathodes em azul tambem para iluminar o interior. Alguem tem alguma sugestão e ou ideia de como possa fazer esse regulador ou qual possa comprar que me possibilite isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ae.. se tu quer controlar os leds e os fan tem esse esqueminha q eu fiz...

tipow.. tu liga um potenciometro, no lugar de uma chave liga/desliga, com ele tupode diminui a luz, velocidade e até deliga o teu esquema...

ps: ali no desenho q eu fiz fiz a ligação do fan junto c om os led mas pode coloca um pra cada, tanto que coloquei 4 leds em serie pra fecha os 12v se quiser liga menoes tem q usa resistor.

sera q era isso q tu queria?? espero que tenha ajudado.. a caso falei alguma coisa errada pls me corrijam! :D

post-77539-13884944677007_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

bem... você pode usar reguladores de tensão 7805 e 7807, sendo que o promeiro deixa a saida em 5 V e o segundo em 7... ai você teria 0, 5, 7 e 12 V

da pra fazer tb com controle continuo de rotação, podendo assumir qualquer valor entre 0 e 12 V, mas eu não estou sabendo onde tem um circuito que faça isso... mas não é complicado não, provavelmente vai envolver um ou dois transistores mais meia duzia de componentes...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Beeeeem, tem outra coisa que pode funcionar também...

O mais importante em um fan de cooling é o fluxo de ar que ele remove/coloca para dentro do case. E isso aumenta com a velocidade de rotação e com o diâmetro do fan...

O que significa que você poderia tentar compensar a rotação baixa com um aumento no diâmetro... ou que os coolers com diâmetro grande são os mais silenciosos. Não sei se ajuda. Mas é uma ideia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

obrigado pelas sugestões. o que pensei em fazer era agrupar quatro reguladores de tensão (potenciometros) para os quatro fans com led q vou por, porém um regulador em que eu pudesse desligar totalmente os fans, para que o barulho diminua e a intensidade do led também. acho q vou ter que usar um resistor em cada potenciometro. minha duvida é: esse projeto funcionaria assim? se funciona que resistor devo usar ( qts ohms)? e que potenciometro devo usar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!