Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Quarium

Projeto "Silent Winds"

Recommended Posts

Olá to com essa config nova e tava querendo montar outro case mod, vendi meu antigo junto com o case. Tava pensando em algo bem mais silencioso dessa vez, portanto queria montar ou comprar reguladores de tensão para os leds de fans e suas velocidades q pudessem apaga-los e desliga-los totalmente, de forma que se eu quiser possa deixar com leds apagados, deixo o pc ligado de madruga e com luz é horrivel dormi uiahiuah, e com os fans auxiliares parados. Além disso to pensando numa janela lateral de acrilico com um fan de 92 ou 120mm no centro da janela, de cor azul, e um ou dois cold cathodes em azul tambem para iluminar o interior. Alguem tem alguma sugestão e ou ideia de como possa fazer esse regulador ou qual possa comprar que me possibilite isso?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Procure por All-in-one o é regulador de tensão, tem sençores de temperatura, leitor de cartão sd, e outros, bem legal, ocupa uma baia.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • ja ouvi falar dele, mais se sabe se ele tem como zera a velocidade da ventoinha, ou seja, se ele corta a tensão a 0 v?

Compartilhar este post

Link para o post

bem.. sobre produtos prontos eu não tenho como te indicar nada... mas talvez possa ajudar com algum projeto DIY...

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • opa! pode sim você sabe de algum fácil e util? com poucos resistores de preferência só com potenciometros?

Compartilhar este post

Link para o post

hum... bem... se quer coisa simples, da pra fazer com poucos componentes... vou ver se acho alguma coisa...

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • e ai alguen pode me mandar um projeto com o que é necessario pra fazer um circuito simples so q controle a tensão com potenciometros que cheguem a desligar completamente os coolers?

Compartilhar este post

Link para o post

ae.. se tu quer controlar os leds e os fan tem esse esqueminha q eu fiz...

tipow.. tu liga um potenciometro, no lugar de uma chave liga/desliga, com ele tupode diminui a luz, velocidade e até deliga o teu esquema...

ps: ali no desenho q eu fiz fiz a ligação do fan junto c om os led mas pode coloca um pra cada, tanto que coloquei 4 leds em serie pra fecha os 12v se quiser liga menoes tem q usa resistor.

sera q era isso q tu queria?? espero que tenha ajudado.. a caso falei alguma coisa errada pls me corrijam! :D

post-77539-13884944677007_thumb.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • so q nao ta aparecendo a imagem do esquema você postou certo?

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Alguem pode me sugerir um meio de fazer isso (esquema com um controle de velocidade dos fans em que possa zerar a tensão deles fazendo com que eles parem de girar e seus leds se apaguem?)

Compartilhar este post

Link para o post

bem... você pode usar reguladores de tensão 7805 e 7807, sendo que o promeiro deixa a saida em 5 V e o segundo em 7... ai você teria 0, 5, 7 e 12 V

da pra fazer tb com controle continuo de rotação, podendo assumir qualquer valor entre 0 e 12 V, mas eu não estou sabendo onde tem um circuito que faça isso... mas não é complicado não, provavelmente vai envolver um ou dois transistores mais meia duzia de componentes...

Compartilhar este post

Link para o post

Beeeeem, tem outra coisa que pode funcionar também...

O mais importante em um fan de cooling é o fluxo de ar que ele remove/coloca para dentro do case. E isso aumenta com a velocidade de rotação e com o diâmetro do fan...

O que significa que você poderia tentar compensar a rotação baixa com um aumento no diâmetro... ou que os coolers com diâmetro grande são os mais silenciosos. Não sei se ajuda. Mas é uma ideia.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • obrigado pelas sugestões. o que pensei em fazer era agrupar quatro reguladores de tensão (potenciometros) para os quatro fans com led q vou por, porém um regulador em que eu pudesse desligar totalmente os fans, para que o barulho diminua e a intensidade do led também. acho q vou ter que usar um resistor em cada potenciometro. minha duvida é: esse projeto funcionaria assim? se funciona que resistor devo usar ( qts ohms)? e que potenciometro devo usar?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais