Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Transistor MJE 13001


linho

Posts recomendados

Oi Pessoal!

Estou precisando do Transistor MJE 13001 e não estou encontrando em nenhum local. Quero saber se alguém conhece esse transistor e sabe onde posso encontrar para comprar.

Esse transistor é de um carregador de MP4 DOTCOM, estou precisando muito dessa peça e preciso da ajuda de vocês. Caso não tenha no mercado com essa nomeclatura, quero saber qual é o transistor que pode substituir esse MJE 13001, pois até onde eu sei existe muitos outros que pode susbstituí-lo. Desde já agradeço a colaboração de vocês! Obg.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É amigos, quero agradecer a colaboração de todos vocês, vocês realmente são brilhantes, infelizmente sou leigo no assunto e agora não sei o que fazer, pois vocês me deram muitas soluções e estou sem saber qual o melhor caminho se não for incômodo para vocês queria que indicasse a melhor opção.

Desde já estou grato pela atenção e a colaboração de todos vocês!

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O ganho não afeta aqui. Os transistores vem a granel com ganho entre 8 e 50 e ninguem escolhe par. Só não pode estar zerado.

Discordo... Se você vai substituir um transistor num circuito, tem que procurar um com o mesmo ganho!

Lembrando que o ganho (ou hfe) irá definir a corrente de base do transistor, em função da corrente do coletor (a do emissor é a soma das outras duas)

Se você coloca um transistor com ganho menor, a corrente de base aumenta...

Se colocar um com ganho maior, a corrente de base diminui.

E o ganho também, podendo não funcionar.

Isto influi no funcionamento do circuito, conforme já disse o soschip...

Lembre-se que a polarização de base do transistor em foco foi calculada levando-se em conta a corrente de base (e, por tabela, o hfe)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

E quem precisa de artigos quando os próprios datasheets mostram todas as características de incompatibilidade entre ambos.

Só espero que não aconselhe ninguém a trocar um fusível de 200mA (que é a corrente de coletor do HMJE13001) por um de 1500mA ( MJE13003).

Se verificar bem, nem os fabricantes são os mesmos. A motorola não fabrica o 13001.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora estou vendo que estou ainda mais confuso. Queria que vocês chegassem a um denominador comum e indicasse a minha pessoa a melhor coisa a fazer para resolver esse problema. Será se algum de vocês não tem como consegui esse transistor para mim? Se tiver ficarei bastante agradecido, como já disse, não é preciso ser o mesmo transistor, basta ser compátivel, ou mesmo que não consiga o mesmo ou compatível, mas que me indique um transistor compatível e que tenha no mercado mais facilmente de se encontrar. Obrigado a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Neste site basta digitar as características que aparecem várias opções de transistor.

Mas as do MJE13001 são bem incomuns (principalmente VCEO de 400V em encapsulamento TO92)

http://www.semelab.co.uk/parts_search/bipolar.shtml

http://www.semelab.co.uk/parts_search/search_by_param.php?db=bipolar&Approval=CECC-EQUIV&Div=A&PartNo=&PartStyle=&Description=Bipolar%20Transistor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A troca deve ser feita sempre pelo mesmo item.

Os 3 fabricantes possuem algo similar.

Não há nada incomum em VCEO de 400V. Todos os transistores para electronic ballast são assim, de TO92 a TO220. Alguns mais especificos, como BUL 39D, já que a linha MJE é mais utilizada no chaveamento de motores.

Tentem ler os electronic pappers do IEE International.

Não há nada demais em não conhecer alguns componentes.^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ô colega uBira, não ve que o cara precisa de um substituto e se o original estivesse disponível ele já o teria trocado.

Também não percebeu que ele é usado em um simples carregador de MP4.

Então em vez de vir indicar artigos, indique um transistor melhor na prática, pois nem a farnell tem o original.

E como pode falar que não sabemos do que falamos sem saber com quem está falando...

E sim, é incomum um VCE acima de 400V para os encapsulamentos TO-92. Se acha que é assim tão comum, me indique pelo menos 10 transistores TO-92 com essa VCE.

E estou destacando TO-92 pra você não esquecer que é deste tipo que estou tratando...

Se postar 10 com estas características, parabéns... se não, termino aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 anos depois...

Oi pessoal, sei que se trata de um artigo já de muito tempo, estou com um amp. JVC A-X5 Super-A p/ reformar, alguns transistores são de ganho ( ou hfe ) 400-800, são eles = 2SC1775, 2SC2546, 2SA872 e 2SA1084, posso colocar BC546-B e BC556-B, ambos da Philips ( na cor prata ), ou poderia colocar BC550-C ( 400-800 // Vceo-45v ) e 2N5087 ( 250-800 // Vceo-50v ), lembrando que o Vceo de alguns se aproximam de 40v, e me parece que 2 deles chega a 48v, gostaria de uma ajuda, se por os BC546 E 556 vão dar problema ou há uma saída, aguardo orientação, grande abraço !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

I be back!

Uma dica preciosa, nunca jogue fora seus reatores para lâmpadas fluorescentes compactas. É raro queimar algo e servem como peças em outros projetos. Infelizmente não há bulbo a venda e a troca é complexa. Você pode construir facilmente um reator para uma lâmpada tubular pequena mas é importante criar um circuito de proteção senão ela explode literalmente.

Voltando lá na questão de ganho, lamento que os professores que tiveram ou não, deixaram de explicar que conforme aumenta a potência a faixa de ganho cai, por isso peço sempre uma leitura antecipada para evitar achismos. No caso da linha BC, as empresas fabricantes vendem lotes por faixa de ganho. Quando desenvolvi os produtos, testei as combinações de ganho possiveis por lote, e como professor, repassava esse saber no segundo semestre do curso técnico.

Tudo isso é facilmente testável. Simule no proteus ou similar. Agora monte no protoboard. A experimentação ajuda muito no entendimento da eletrônica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grato mestre Yoda, a prática é uma grande companheira, consegui o transistor pnp 2SA893A-E com ganho 400-800 e 120v , posso comprar 2SC2546 ( 400-800 // 90v a 3,00 cada ), ou continuar a procura por um preço mais baixo, só tenho o BC550-C ( 400-800 // 45v ), grande abraço !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!