Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Remover dispositivo... Balela?


RED ICE

Posts recomendados

Remover dispositivo... Balela???

depois do lançamento do windows XP, percebi a inclusão desta função "remover dispositivo" quando um cartão ou outro dispositivo de memória é inserido.... tem muita gente dizendo que o pendrive; cartão; etc... pode queimar se não forem seguidos corretamente os passos (parar dispositivo, remover com segurança, etc...) enfim, eu acho que isto nada mais é do que uma forma de não corromper os arquivos, e não proteger o hardware em sí... tambem deve servir para que o SO não trave por tentar acessar um arquivo que não está mais presente... por exemplo acho que se você simplesmente inserir um pendrive, nada fizer com ele, e depois remove-lo nada ocorre... mas se você insere, dai abre um arquivo dentro dele, dai sim deve para-lo e fechar o arquivo para que não haja corrompimento de dados do arquivo acessado, etc...

O que vocês acham??? comentem.

gostaria que respostas técnicas e embasadas, fossem assinaladas como tal, da mesma forma diga se sua resposta é apenas uma opnião.

Obrigado a todos, e vamos discutir o assunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo q eu sei, os dispositivos usb possuem a tecnologia "hotswapable", ou seja eles podem ser removidos "à quente", ou seja , sem precisar parar. A questão é que, como sendo um dispositivo alimentado eletricamente, ao puxá-lo do computador você pode provocar pequenas faíscas, que com o tempo podem danificar o dispositivo. Agora não existe nenhuma comprovação ou exigência de que seja preciso parar o dispositivo, vai do usuário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu já ouvi dizer que se a luz do pendrive não estiver piscando, ai você pode tirar sem ir em "remover dispositivo" pois não há troca de dados com ele, mas se estiver piscando, ai pode queimar.

Mas por via das dúvidas, eu sempre vou em "remover dispositivo", afinal é melhor prevenir do que se arriscar, não demora praticamente nada mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É mais fácil remover o dispositivo, já que é recomendado pelo windows, e não custa nada, além do que já ouvi casos de perda de dados. Pra quem tem preguiça ou não sabe, para remover mais rapidamente, só clique com o botão ESQUERDO naquele ícone para remover, e selecione o dispositivo, invês de clicar com o DIREITO e ter que esperar aquela janelinha abrir e depois selecionar e depois interromper...

espero ter ajudado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

quando você conecta um dispositivo usb ao pc ele fica verificando o estado do mesmo. a fonte de alimentacao envia energia pra ele. ao pedir para remover o pc para de fazer a verificacao da unidade e nao envia mais energia. já tirei meu pendrive no tranco muitas vezes, mas não tiro mais porque perdi um de 1 gb com esta brincadeira. recomendo sempre fazer remocao, é mais seguro e pode evitar muitos prejuizos, tais como perda de arquivos importantissimos e do pendrive em si.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já vi alguns casos de entradas usb se comportarem de forma estranha após inúmeras retiradas de unidades usb "forçadas".

Não sei se por coincidência, mas em pcs de familiares q sequer conheciam a história de "remover hardware com segurança", hj seus pcs "brigam" um pouco p reconhecer unidades usb de forma correta, tendo q retirar a unidade flash(seja qual for) várias vezes até ser reconhecida e ficar completamente funcional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Levando o assunto a frente: E quando o pendrive estiver conectado com o PC durante na BIOS, no POST, numa tentativa de boot e por ai vai? Será que é só esperar a luz apagar pra remover? Porque como não há a opção remover com segurança nessas horas, mas quando fiz isso e removi esperei a luz dele apagar, não deu nenhum problema, apenas tomei o cuidado de puxar "corretamente".

Fiz esse teste quando quis testar a opção de boot ou hd usando o pendrive, já que minha placa mãe da assinatura uma vez conectado o pendrive ele reconhece como "USB HD Voyager 110" pelo que me lembre e tenta ficar dando boot e ai como remover? heheheeheh bati na coragem e puxei, pelo menos sem problemas :P;

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pendrive em boot... arg... outro dia fiz um pendrive de boot, tava tudo beleza, dai esqueci ele enfiado na USB, e rebootei a maquina... da o windows XP resolveu fazer scandisk no PEN... tudo certo. quando fui ver o scandisk tinha criado uma pasta chamada "found", dentro do meu PEN, e como precisava de espaço resolvi deleta-la... dai fdeu tudo... todos os arquivos foram renomeados com caracteres loucos, e acabei perdendo tudo, pois não dava pra usar nada, como se a partição tivesse ido para o pau...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Então, pelo que eu pude perceber, acontece isso quando eu inicio o antivírus pelo portableapps, pois da uns erros, e aparece ele desatualizado, sendo que eu havia atualizado, já abrindo diretamente na pasta do antivirus, ele abre normal, e ai não da erro na hora de remover, a menos que eu tenha tentado durante essa sessão abrir o antivirus pelo portableapps.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo q eu sei, os dispositivos usb possuem a tecnologia "hotswapable", ou seja eles podem ser removidos "à quente", ou seja , sem precisar parar. A questão é que, como sendo um dispositivo alimentado eletricamente, ao puxá-lo do computador você pode provocar pequenas faíscas, que com o tempo podem danificar o dispositivo. Agora não existe nenhuma comprovação ou exigência de que seja preciso parar o dispositivo, vai do usuário.

O remover com segurança, de maneira alguma desliga a energia da porta usb, então sairia faísca do mesmo jeito, mas não sai porque foi feito para isso, para poder tirar e colocar a hora que quiser.

Acredito que o remover com segurança seja somente para nao corromper os dados mesmo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1. Serve apenas para proteção dos dados.

2. Ao parar o dispositivo, não é interrompida a alimentação.

3. Nenhum equipamento queima ao ser removido sem parar.

4. Apenas pode ocorrer perda ou danos aos dados.

5. Se fosse balela não existiria em quase todos os SO's.

6. O recurso é apenas um atalho para desmontar o volume.

7. Em servidores existem discos que podem ser removidos ligados, mas sempre acompanhados de recursos parecidos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o remover com segurança sempre funciona pra mim, mesmo quando eu to ouvindo uma música do mp4 no pc (mania)... e já li muita coisa, mas nada comprovado!!!

melhor prevenir, do que remediar hehe!! mp4 cheio de tesouros do Heavy metal inglês =P e o pendrive cheio de trabalhos insanos da engenharia... não tô a fim de perder nada não eahueahueahea!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
o remover com segurança sempre funciona pra mim, mesmo quando eu to ouvindo uma música do mp4 no pc (mania)... e já li muita coisa, mas nada comprovado!!!

melhor prevenir, do que remediar hehe!! mp4 cheio de tesouros do Heavy metal inglês =P e o pendrive cheio de trabalhos insanos da engenharia... não tô a fim de perder nada não eahueahueahea!!!

É, nesses casos é sempre bom manter um backup, nunca se pode confiar demais no pendrive ou no hd, sempre tem que ter um backup testado para garantir aumentar a garantia de não perder os dados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membro VIP
a minha antena da conexao wireless é com USB preciso esperar parar de piscar a luz para tirar da entrada???
.

Eu tenho um adaptador bluetooth, que é parecido um um adaptador wireless usb, e ele também fica piscando a luz, só que no caso dele não aparece a opção de ejetar.

Faz mais de 1 ano que eu o tenho e está funcionando perfeitamente.

Eu acredito que não há problema nesse caso de tirar pois ele não tem memória flash nem hd, que é o que eu acho que seja o problema, no meu caso a luz está sempre piscando, mesmo quando não está em uso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!