Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Carvalhoso

Comparativo: Asus EEE PC701 x Asus EEE PC900

Recommended Posts

Já começarei este comparativo com o resultado dele: O EEE PC900 arrasa com o EEE PC701. A única vantagem do EEE PC701 é o preço, um pouco (isso mesmo, POUCO) mais barato.

Preço:

Asus EEE PC700: Varia entre 700 e 900 reais.

Asus EEE PC900: Preço a partir de 1000 reais mas é possível encontrá-lo mais barato. O que estou usando foi comprado por 866 reais (02/2009).

Especificações comuns dos dois produtos:

- Processador Celeron M353

- Chipset Intel 910/915

- Placa de vídeo onboard GMA900

- Placa de rede 10/100

- Rede sem fio

- 3 portas USB

- 1 porta VGA

- Webcam (no PC900 1.3MP, no PC700 não sei a resolução) e microfone

Outras especificações do PC701:

- Teclado internacional

- 512 MB de memória RAM

- SSD de 4 GB

- Tela de 7" (800x480)

- Bateria 7.4V e 5200 mAh

Outras especificações do PC900:

- Teclado ABNT2

- 1GB de memória RAM

- SSD de 4 GB + SSD de 16 GB

- Tela de 8.9" (1024x600)

- Touchpad maior e com multi-toque

- Bateria 7.2V e 5800 mAh

Tamanho dos dois netbooks:

Tem praticamente o mesmo tamanho, o EEE PC900 é um pouco maior (menos de 1 cm). Nada como fotos para mostrar isso (atrás deles um Mirax MS4200):

p1020820rcq2.th.jpg

É necessário juntar estes dois netbooks para dar o tamanho de um notebook normal. Na foto abaixo tem um Mirax MS4200 (um dos menores celulares com tela de 14") embaixo dos dois netbooks:

p1020834rwi5.th.jpg

Os dois celulares abertos e o MS4200 atrás (notem a diferença de tamanho do touchpad, o do PC900 chega a ser maior do que o do MS4200):

p1020824rzx2.th.jpg

Lateral esquerda (notem a mesma posição dos conectores):

p1020827rik2.th.jpg

Lateral Direita (como na lateral esquerda... todos os conectores na mesma posição):

p1020828rhy0.th.jpg

Tempo necessário para os dois netbooks serem ligados (até aparecer a barra do Windows XP):

EEE PC701: aproximadamente 45 segundos

EEE PC900: aproximadamente 35 segundos

Com eles ligados é possível ver o melhor conforto que o PC900 tem para usar o Windows (principalmente pela resolução maior):

p1020830rir7.th.jpg

Os dois rodando o Windows Explorer:

p1020831rbj5.th.jpg

Duração da bateria:

EEE PC701: 3 horas e 10 minutos (até zerar a bateria, para ligar teria que ligá-lo na tomada)

EEE PC900: 3 horas e 30 minutos (entrou em modo de espera quando a bateria chegou em 10%, ainda era possível utilizá-lo por mais algum tempo se necessário)

Os dois estavam rodando uma apresentação de fotos do Windows (slideshow dentro do Visualizador de Fotos do Windows). Lembrando que o EEE PC900 tem menos de uma semana que foi comprado, o EEE PC701 já tem um bom tempo de uso (pelo menos 6 meses).

Editado por Carvalhoso
Adicionado a duração da bateria.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Pelo tempo para carregar o Windows XP Home já se percebe que o desempenho do EEE PC900 é um pouco superior. Mas porque esta diferença? Será só a diferença de memória RAM??

A resposta para isso é não. Apesar de terem o mesmo processador o EEE PC700 tem underclock no processador, trabalha a 630 MHz ao invés dos possíveis 900 MHz. No EEE PC900 o processador trabalha a 900 MHz se ele estiver ligado na tomada e a 630 MHz se ligado na bateria.

O resultado do SuperPi (programa de cálculo) com 1M tem uma diferença de aproximadamente 40 segundos. O PC900 fez em 1min 31,000s e o PC701 em 2min 10,718s . Nas imagens abaixo tem o resultado do SuperPi e o CPU-Z mostrando o clock dos processadores.

EEE PC700:

superpieee700ir1.th.jpg

EEE PC900:

superpieee900lv8.th.jpg

Outro teste realizado foi com o programa CrystalMark. Este programa tem dois módulos para teste do processador (ALU e FPU), um para memória, um para HD e três para a placa de vídeo (GDI, D2D, OGL). Mais uma vez o EEE PC900 arrasou com o EEE PC700, incluindo nos testes de video onde o EEE PC700 poderia levar vantagem pois sua tela tem menor resolução e com isso exige menos da placa de vídeo. Outro teste que o EEE PC 700 poderia levar vantagem era no desempenho do HD. O Windows está no SSD de 4GB do PC700 e no SSD de 16 GB (segunda unidade) do PC900 e existem relatos de que o SSD de 16 GB pode ser mais lento do que o SSD de 4 GB (unidade principal dos dois netbooks).

EEE PC700 (15670):

crystalmarkeee700pp0.th.jpg

EEE PC900 (21308):

crystalmarkeee900ze9.th.jpg

Como comparativo de desempenho... Como será o resultado destes netbooks em relação a outros celulares?

- LG X110 com Atom 1.6, 1GB DDR2, GMA950 (CrystalMark: 27328):

crystalmarkx110.th.jpg

Tinha aqui testes do CrystalMark com outros celulares:

- Mirax MS4200 (o mesmo das fotos anteriores) com o processador antigo dele, um Celeron M410 e 2 GB de RAM (SuperPi: 49.892s e CrystalMark: 29063):

miraxm410bl4.th.jpg

- Mirax MS4200 com Core 2 Duo T5600 e 2 GB RAM (SuperPi: 38.250s e CrystalMark: 53720):

miraxt5600gt0.th.jpg

- HP TX1120US com Turion 1.8GHz e 2 GB RAM (CrystalMark: 49066):

crystalmarktx1120uswk9.th.jpg

- Desktop com Atlhon XP Barton Mobile (2.2 GHz), 1GB RAM e FX 5200 Ultimate (SuperPi: 52.094s e CrystalMark: 47918):

crystalpi.th.jpg

Até que estes netbooks não fazem muito feio perto de celulares com processador Celeron. Tem um desempenho inferior mas podem ser usados tranquilamente em diversas tarefas.

Editado por Carvalhoso

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Excelente comparativo... fica claro que o modelo com tela de 8,9" é mais confortável que o de 7".

Mas eu queria saber como eles se sairiam rodando videos 720p de alta definição. Se possível baixe e rode essa amostra aqui de 16Mb.

Rodou sem problemas nenhum...

Tela cheia (na verdade 1024x600) no PC900. Não testei no PC700.

Outro que está rodando aqui agora é o Big Buck Bunny (Mpeg4, 720) sem problemas também, só tive que instalar o codec antes.

http://www.bigbuckbunny.org/

E o som do PC900 parece melhor do que do Mirax MS4200.

Edit:

O PC701 agarra um pouquinho na hora que começa o vídeo, mas depois funciona normal.

Editado por Carvalhoso

Compartilhar este post

Link para o post

Na GMA950 e X3100 esse Bigbuckbunny também dá uma engasgada bem no começo, curiosamente no mesmo ponto, mas depois engrena e roda sem problemas.

Mas não lembro se era o 720p ou o 1080p; vou baixar de novo.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Na GMA950 e X3100 esse Bigbuckbunny também dá uma engasgada bem no começo, curiosamente no mesmo ponto, mas depois engrena e roda sem problemas.

Mas não lembro se era o 720p ou o 1080p; vou baixar de novo.

No PC700 rodei só o Robotica.

Nele não instalei os Codecs para rodar o BigBuckBunny. O que engasgou no início foi o Robótica mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns pelo comparativo, muito bem feito. Mas, aonde você comprou o PC900 por 866 reais?

Dentre todos os netbooks no mercado qual o que tem o melhor custo beneficio para tarefas básicas (internet, office e assistir filmes)?

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Parabéns pelo comparativo, muito bem feito. Mas, aonde você comprou o PC900 por 866 reais?

Dentre todos os netbooks no mercado qual o que tem o melhor custo beneficio para tarefas básicas (internet, office e assistir filmes)?

Comprei na Balão da Informática:

https://www.balaodainformatica.com.br/site/?prod_id=9022

Mas eles não tem mais em estoque. As outras lojas estão vendendo ele a partir de 1000 reais.

Pelo custo este PC900 é uma das melhores opções. Mas se pensar em filmes ai o problema pode ser o "HD" pequeno dele, apenas 20 GB. Se for sempre trocar os filmes (e não manter eles no HD) ai o PC900 é uma boa.

Com HD maior duas boas opções no mercado são o Positivo Mobo White 1050 (clone do MSI Wind) e o Acer Aspire One 150. Entre esses dois a configuração do Positivo é melhor (tela maior e bateria com autonomia maior). Outra vantagem é que o teclado desses dois é maior do que do Asus EEE PC900. O problema ai é o preço. Esses dois custam a partir de 1500 reais.

Compartilhar este post

Link para o post

Carvalhoso... esses bixinhos ae funcionam bacana mesmo pra atividades tranquilas? Office, Internet, msn, filmes... sem travar nada? É tranquilo de digitar ou é meio tenso? Da pra deixar várias horas ligado?

To afim de dar um desses pra minha namorada hehehe.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Carvalhoso... esses bixinhos ae funcionam bacana mesmo pra atividades tranquilas? Office, Internet, msn, filmes... sem travar nada? É tranquilo de digitar ou é meio tenso? Da pra deixar várias horas ligado?

Para digitar muito o teclado do EEE PC701 e do PC900 é pequeno (pelo menos para mim). Consigo digitar sem problemas, mas com velocidade bem menor do que em teclado ou notebook comum.

Office o que testei funcionou normal, abriu tranqüilamente (BrOffice e não o MS Office) mas não testei ele com documentos grandes.

Filmes testei somente os dois que postei acima, ambos com 720 linhas e os dois rodaram bem no PC900. O PC701 teve problema na hora de começar a rodar o filme (pode ser pelo underclock dele) mas depois dos primeiros segundos conseguiu rodar. No PC900 a impressão era de que o filme rodava mais suave.

Internet rodou tranquilo (Claro 3G), encotrou algumas conexões sem fio também, mas não testei nenhuma. Com o PC701 uso conexão sem fios sem ter problemas.

Compartilhar este post

Link para o post

Ouvi dizer que os EEE PC têm incompatibilidade com roteadores sem fio da D-link.

Alguém já testou? Postem suas experiências.

Editado por edufachetti

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Usei o EEE PC701 com um AP da D-Link (se não me engano o DWL-2100AP).

Funcionou bem, sem nenhum problema (testei usando o Windows XP e não o Xandros).

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Qual processador se sai melhor:

Celeron M353 ou Atom 1.6 ???

A briga entre esses dois não está bem definida...

Nos dois links a seguir (em inglês) tem testes favoráveis ao Celeron e outros ao Atom. Depende um pouco da utilização:

http://pobega.wordpress.com/2008/12/18/celeron-m-vs-atom-n270/

http://my.ocworkbench.com/2008/msi/msi-wind-notebook/g4.htm

Compartilhar este post

Link para o post
    Carvalhoso... esses bixinhos ae funcionam bacana mesmo pra atividades tranquilas? Office, Internet, msn, filmes... sem travar nada? É tranquilo de digitar ou é meio tenso? Da pra deixar várias horas ligado?

Eu dei um eee pc 700 para minha noiva ano passado, e trocamos esse ano pelo 900.

Ela A-D-O-R-A. O teclado pequeno não incomoda tanto as mulheres. E ela leva o notebook dentro da bolsa, ninguém desconfia.

Coloquei Office 2007 e roda tranquilo. Ontem utilizei ele e abri ao mesmo tempo: dois pdf, uma tabela pequena de excel, dois arquivos do word, o programa USDowloader baixando e mais o google Chrome com 6 abas (o fórum+email+lojas de informática) e ele não engasgou:)!!!! E ainda nem coloquei 2gb de RAM.

Eu gosto e recomendo. O sinal wifi é outro ponto forte. Pega em locais da minha casa que o meu HP dv6135 não pega.

O problema é a bateria mesmo, que dura 2,5h. Por que o novo MOBO dura mais de 4h....

Compartilhar este post

Link para o post

Tudo mundo fala do Mobo White, mas tem também a linha M, com tela de 8,9'' (M890, M900, M950 e M970)

Eu tenho um com HD de 60 GB. O ponto fraco é o processador. Um Via C7 bem fraquinho. O ponto forte é a bateria. Dura 4h e meia. Pretendo fazer um pequeno review dele em breve.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Tudo mundo fala do Mobo White, mas tem também a linha M, com tela de 8,9'' (M890, M900, M950 e M970)

Eu tenho um com HD de 60 GB. O ponto fraco é o processador. Um Via C7 bem fraquinho. O ponto forte é a bateria. Dura 4h e meia. Pretendo fazer um pequeno review dele em breve.

O processador Via é o motivo para não falarem tanto do Positimo M. O Mobo White (clone do MSI Wind) com processador Atom tem um desempenho bem melhor.

Pelo processador a linha M da Positivo junto com o HP Mini acaba ficando em segundo plano.

Compartilhar este post

Link para o post

Carvalhoso, com relação a temperatura de processador ele esquenta muito? Da pra usar o note no colo sem sentir o aquecimento?

Se possível, poderia postar uma foto da parte de baixo do EEE 900?

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Não usei ele muito no colo. Mas esquenta menos do que um notebook comum (também por não ter HD, outro componente que esquenta muito).

Uma foto do fundo do EEE PC900:

p1020873.th.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Ótimo comparativo. De fato, o modelo 900 deixa o 701 no chinelo. Hoje em dia só pegaria o 701 se tivesse uma oferta ($) irrecusável, já que até o modelo 900 tem vários concorrentes, sem contar com os outros modelos da Asus. Minha mãe tem um 900, e o que mais me incomoda nele é o teclado... Muito pequeno. Outros modelos como o Acer Aspire One ou o MSI Wind têm teclados bem maiores e mais confortáveis.

Compartilhar este post

Link para o post

Po legal, este post me ajudou bastante.

Minha namorada quer comprar um note de baixo custo, e estava de olho no HP 2133.

Realmente e lindo... mas R$ 1.999,00 e muita grana em um note destes...

Este eeePC 900 esta por R$ 1.000,00 no mercado livre...

O 2133 ganha em algumas coisas, mas pela diferenca de preco... eu acho que o negocio e ir de eeePC

O duro agora e convencer ela a comprar... ja que ela gamou no HP...

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Este eeePC 900 esta por R$ 1.000,00 no mercado livre...

O EEE PC900 está disponível novamente no Balão da Informática (onde comprei, loja da região de Campinas) por R$832,00 (nota fiscal e garantia no Brasil):

https://www.balaodainformatica.com.br/site/index.asp?prod_id=9022

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais