Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Calculos com PIC


Martins_eng

Posts recomendados

Pic é um saco para fazer calculos matemáticos, porém se você estiver trabalhando com C fica fácil.

Em C basta você selecionar a biblioteca de float.h e então usar variáveis do tipo signed float.

float quer dizer "ponto flutuante" e signed quer dizer "com valor positivo/negativo".

exemplo

signed float variavel1 = 0.35;

signed float variavel2 = 2;

variavel1+= variavel2; //resultado = 2.35

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ai galera obrigado pela dica eu estou programando e C e deu certo a utilização do signed.

Estou com mais uma duvida no programa em questão estou utilizando varias o perações matematicas basicas do tipo multiplicação e divisão mas estou tendo um erro nas ultimas operações de multiplicação por exemplo temnho uma equação do tipo:

V_Mmin=(r4*60*Area)

onde r4 e uma valor extraido de uma função matematica que fiz para extrair a raiz quadrada de um numero ja que o PIC não faz raiz quadrada

O valor 60 e so uma relação de minutos

Area e o valor calculado da area de uma circunferencia visto que e calculado a partir de um valor em polegadas por exemplo 1/4"

então fica assim sendo

numero de entrada e 135 r4=11.6189

1/4"=6,35 mm Area =(pi*D²)/4 considerando que 6.35mm seja o valor de D fica Area=(3.14*6.35²)/4 >> Area =31.653 sendo assim

Tenho V_Mmin =(3.14*11.6189*31.635)

V_Mmin = 1154.150 m³/min

Mas o resultado vindo do PIC fica com um erro de por exemplo 1154.70 todas variaveis que estão em questão são do tipo float e ja "debuguei" o programa passo a passo para tentar sanar o problema e nada de conseguir será que vocês podem me ajudar a resolver isso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é que o pic é mesmo um saco para fazer calculos matemáticos.

Quando eu PRECISO de precisão, eu faço o seguinte, uso apenas valores UNSIGNED e INTEIROS, nenhum valor do tipo "dizima" é usado, por exemplo, se eu preciso calcular "1,58 * 10", ao invés disso eu faço:

158 * 10

depois, no final, eu divido tudo por 100 e jogo numa float.

resultado = (float) valor/100;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...