Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AJUDA COM CIRCUITO p/ BATERIA


visitamte-10

Posts recomendados

Amigos tenho esse circuito que uso como altomatico de um caregador de bateria e funciona muito bem mais tem um probleminha que gostaria de ajuda de vocês.

Exp. eu regulo no tripot para ele desligar com 13v,e ele desliga beleza mais com 12.90 +- ele liga de novo, eu queria ver se tem como ele desligar com diferensa de 1v porque tive observamdo que ele fica ligando e desligando muito rápido.

Alguem pode me dar uma ajudo nesse circuito ou se tem outro que funcina +- igual o que eu quero ficaria muito grato abraço a todos at+.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É que este cicuito não tem histerese.

Quando a tensão no terminal central do trimpot atinge 6v, a saída do CI vai para nível baixo, cortando o transistor.

Mas, logo a tensão no terminal central do trimpot baixa de 6v e a saída do CI vai para nível alto fazendo o transistor conduzir.

Pensei numa forma de adicionar histerese neste circuito:

Pegue um resistor de 150k e ligue um de seus terminais no terminal de R1 que está ligado no trimpot, mantendo esta última ligação (de R1 ao trimpot).

Ligue o outro terminal do resistor de 150k no catodo de um diodo, por exempo, um 1N4148.

Ligue o anodo do diodo ao coletor do transistor.

Como funcionaria:

Quando a tensão no terminal central do trimpot atingir 6v, e a saída do CI ir para nível baixo, cortando o transistor, o resistor de 150k ficará ligado em paralelo com R1, diminuindo sua resistência.

Desta forma, a tensão da bateria terá que cair mais para que a tensão no terminal central de R1 caia abaixo de 6v.

Se quiser aumentar a histerese, diminua o valor do resistor de 150k.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos tenho esse circuito que uso como altomatico de um caregador de bateria e funciona muito bem mais tem um probleminha que gostaria de ajuda de vocês.

Exp. eu regulo no tripot para ele desligar com 13v,e ele desliga beleza mais com 12.90 +- ele liga de novo, eu queria ver se tem como ele desligar com diferensa de 1v porque tive observamdo que ele fica ligando e desligando muito rápido.

Alguem pode me dar uma ajudo nesse circuito ou se tem outro que funcina +- igual o que eu quero ficaria muito grato abraço a todos at+.

sinceramente gostava de perceber como esse circuito esta a funcionar

com o rele mormalmente fechado e como esta descrito na imagem ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sinceramente gostava de perceber como esse circuito esta a funcionar

com o rele mormalmente fechado e como esta descrito na imagem ?

No esquema ta normalmente fechado mais na pratica eu uso NA porque o rele liga para caregar a bateria e desliga com 13v , esse circuito eu to usando prate dele exp. tranformador ponte de diodo , isso eu não uso porque eu ja tenho o caregador , eu esto usando ele na saida que vai para carrega a bateria como automatico e funcina so quero fazer a mudança no circuito pelo problema citado anteriomente. Mais vou fazer o que meu amigo mulder falo creio que rsolveria o problema . abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Temos varios problemas:

1) o resistor de base está muito baixo, pode aumentar por exemplo para 4k7 e o BC satura fácil.

2) o emissor do BC deve ser ligado no negativo da bateria direto, fazendo um terra de potencia.

3) lembre-se que se a tensão da bateria varia, seu ajuste varia tambem, Tenta alterar C3 de 100nF para 1000uF.

4) a tensão da bateria não pode cair abaixo de 10,8V, se for de 12V, dai tem que aumentar a tensão do zener para 10V ou 11V.

Diga se algo ajudou.:lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu mulder mais uma ves pela sua ajuda e obrigado tambem os outros, o circuito ja funcinava mais agora ta do jeito que eu queria ele ta ligando 6 a 7v

e quando chega a 12.7 ele desliga e dai quando cai para 12 ele liga de novo depende do ajuste .ja fiz uma nova placa e acrecentei o resitor de 150K e o diodo. na placa não ta os valores dos componente se alguem enteresar e so da um toque vale abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu mulder mais uma ves pela sua ajuda e obrigado tambem os outros, o circuito ja funcinava mais agora ta do jeito que eu queria ele ta ligando 6 a 7v

e quando chega a 12.7 ele desliga e dai quando cai para 12 ele liga de novo depende do ajuste .ja fiz uma nova placa e acrecentei o resitor de 150K e o diodo. na placa não ta os valores dos componente se alguem enteresar e so da um toque vale abraço a todos.

seria bom que colocasse o esquema electronico correcto e a descricao de como ajustar

e parece-me que o desenho do pcb tem um erro no diodo que liga ao colector e que faz a histerese como indicou Mulder_Fox

no seu pcb esta ligado o catodo , o diodo esta invertido

mas verifique pf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu mulder mais uma ves pela sua ajuda e obrigado tambem os outros, o circuito ja funcinava mais agora ta do jeito que eu queria ele ta ligando 6 a 7v

e quando chega a 12.7 ele desliga e dai quando cai para 12 ele liga de novo depende do ajuste .ja fiz uma nova placa e acrecentei o resitor de 150K e o diodo. na placa não ta os valores dos componente se alguem enteresar e so da um toque vale abraço a todos.

Qual o programa que tu usa para fazer o layout?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite amigo oceono com o diodo do jeito qe esta eu tenho um diferencial de liga e desliga de 0.55v e o diodo do jeito que meu amigo mulder_fox disse eu tenho um diferencial de 0.70 da pouca diferencia ai eu montei invertido para ter um diferencial de 0.55 que para mim esta bom eu tambem poderia ter mexido no resistor que ia mudar tambem, o led na placa tambem esta invertido mais na pratica eu coloquei certo rs , essa semana vou montar o desenho eletrônico e passo para vocês e quanto a regulagem e feita no tripot Exp. coloca o circuito em uma fonte que varia a tensão e determina a tensão macxima que você quer se o rele estiver ligado vai girando o tripot ate o rele desligar ai quando você baixa atenção o rele liga e quando você sobe ao atigir a tensão que você determino ele desliga. abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente na placa a posição do diodo está invertida. Verifique.

Sugiro que você regule o trimpot para que o carregador desligue quando a tensão da bateria atingir 14v para que a carga da bateria chegue perto dos 100%.

O valor do resistor de 150k vai determinar quando o carregador voltará a ligar.

Eu sugiro que você regule para 12v.

Seria até melhor se, em vez de um resistor de 150k, colocasse um resitor em série com um trimpot para poder fazer este ajuste. Por exemplo, um resistor de 47 k em série com um trimpot de 100k.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite amigo oceono com o diodo do jeito qe esta eu tenho um diferencial de liga e desliga de 0.55v e o diodo do jeito que meu amigo mulder_fox disse eu tenho um diferencial de 0.70 da pouca diferencia ai eu montei invertido para ter um diferencial de 0.55 que para mim esta bom eu tambem poderia ter mexido no resistor que ia mudar tambem, o led na placa tambem esta invertido mais na pratica eu coloquei certo rs , essa semana vou montar o desenho eletrônico e passo para vocês e quanto a regulagem e feita no tripot Exp. coloca o circuito em uma fonte que varia a tensão e determina a tensão macxima que você quer se o rele estiver ligado vai girando o tripot ate o rele desligar ai quando você baixa atenção o rele liga e quando você sobe ao atigir a tensão que você determino ele desliga. abraço a todos.

eu sei como o circuito funciona mas a intençao e que quem vir o topico possa ter toda a informaçao e correcta

note que algo deve estar incorrecto na sua montagem ou o diodo esta defeituoso

o proposto pelo Mulder_Fox funciona se o diodo estiver na posiçao indicada e nao invertido

e quanto as tensoes controle o valor maximo para o valor indicado pelo fabricante

o valor minimo sugiro 12,4V ( se nao tiver valor indicado pelo fabricante) que corresponde a cerca de 75% de carga na bateria ( veja a tabela generica)

as baterias de cumbo devem ser mantidas se possivel bem proxomo do seu valor maximo

descargas profundas vão diminuir o tempo de vida dessas baterias

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!