Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Controle eletrônico de fluxo de gás (GLP) por valvula


Posts recomendados

Olá senhores,

Busco informações sobre valvulas para controle de fluxo de gás (GLP) por acionamento eletrônico.

Desejo fazer o seguinte:

Tenho um liquido em um recipiente, necessito controlar a temperatura do liquido em determinado intervalo de tempo.

Já sei como fazer o sensoriamento e vou utilizar um microcontrolador PIC para pegar informaçoes do sensor e controlar uma valvula "x" que vai aumentar o fluxo de gás ou diminuir (gradativamente com resolução de até 4 estágios diferentes) afim de que a temperatura do liquido suba ou diminua.

a questão é:

1°-->Qual valvula utilizar?

2°-->Existem valvulas comerciais com esta função, que eu poderia acionar facilmente com o PIC? (lembrando que é para gás inflamavel)

Pensei em utilizar um servo motor girando o manipulo de uma valvula comum para gas (como essas de fogão), porém, procuro algo mais profissional e compacto de fácil implantação.

Fico Grato caso possam me ajudar, sou iniciante no forum espero não cometer gafes e colaborar com todos.

Abraços, Gilter

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 anos depois...

Caro @Gilter Dias .

Primeiro você deve selecionar uma válvula solenoide que te atenda aos requisitos.

Depois disso é que dá para pensar na automação dela.

Escolhida a válvula, observar as características dela em função do controle, se é por variação de tensão, se é por abertura etc.

Para tudo há uma solução, mas precisa escolher a válvula primeiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!