Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
pikenosod

Voltimetro com 8051

Recommended Posts

Amigos do fórum, estou tentando fazer um voltímetro usando um 8051, porém não faço ideia de como seria a rotina, tipo não preciso da rotina pronta pois eu quero é aprender mesmo, então queria apenas dicas, tipo de como calcular, de como fazer o 8051 sentir a tensão, sei que começa com um divisor de tensão, me ajudem ai.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

por partes

0- olha a linguagem menino! e nada de palavrão tipo asm

1- prática: o indispensável pisca led, depois displays, chaves e etc

2- escolha um item com ad ou use ad externo. o seu "sentir a tensão" (tenso)

3- prática 2 eletronica básica

4- pode começar a pensar no teu projeto

Mostre o que já fez ou sabe.

sucessos!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Caro amigo, grato por ter postado, valeu mesmo.

    Bem acho que fui muito direto heheh, seguinte eu já fiz alguns projetinhos sim tipo display 7 seg, display alfanumerico, motor passo, coisa básica com 8051, meu primeiro foi o led piscar, acredito que se não conseguir fazer o led pisca neguim não sai do canto, mas tipo só fiz essas coisinhas básicas, queria fazer um voltímetro e depois um amperímetro, para aperfeiçoar, é do que preciso e esse projeto do voltimetro vai ser construtivo. Bem já sei que tenho que usar um conversor AD como você falou, você acha melhor o ADC0804 tipo ele é 8 bits.

    Ahh eu uso aquela linguagem que é proibida falar, ela mesma, ASM. Mas posta alguma coisa ai, não se intimida por ela não. valeu pela ajuda.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Programar em C para 8051 ninguem merece 'travar' o micro...

    Tem um pessoal 'expert' aqui que vai te ajudar com o 8051 em ASM,aguarde.

    0- olha a linguagem menino! e nada de palavrão tipo asm

    voce devia tentar solucionar as questões nesta linguagem e não ficar 'podando' a mente de quem quer ir mais longe.

    E uma observação,a linguagem ASM é nativa dos microcontroladores,quando programarem em C,Basic etc,devem usar as rotinas principais em ASM,como todo projeto profissional faz (tipo a Microchip com sua lib voice para ser usada em C nos DSPIC).

    Editado por vtrx

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Gosto de asm, do que se passa no MC, mas é isso ai comentem por favor, qualquer dica é bem vinda, cadê nosso amigo SOSCHIP?, sempre ta por ai comentando... hehe valeu por comentar.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    O 8051 tem um ASM ótimo,e como ele não tem todos os periféricos embarcado,em ASM voce implementará o que falta facilmente,além de grandes exemplos na net.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário

    Entre para seguir isso  





    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×