Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Equipamento que conte os giros de um eixo


marciotekila

Posts recomendados

Ola pessoal!!!!!

estou precisando de ajuda na montagem de uma maquina de fazer telas.

para tal eu preciso ligar um motor que ira girar uma polia maior, reduzindo a rotaçao, esse eixo apos a reduçao, precisa dar 50 voltas e para.

usarei um motofreio, de 3cv, porém nao sei que dispositivo usar para contar os giros do eixo, e da um comando para o motor parar.

ajudem ai galera!

se alguem quiser dar uma olhada em uma maquina similar a que eu quero fabricar, vou postar um link do youtube, vocês verao que a maquina enrrola um numero x de voltas e para exatamente no mesmo lugar.

obrigado!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara a muitos modos de se fazer isso diga antes de minha resposta conhece pic é o modo mais fácil de fazer com ele mas se não conheceres tudo bem ha modos de fazer comm eletronica digital com ci muitas coisas outras mas responda-me ajuda-me a ajudarte kkkkk (até parece filosofo)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

use o principio de um relogio ta ligado só que o relogio muda de numero a cada segundo e seu projeto a cada volta entendes o pulso do radio é o segundo o seu pulso pode ser cada volta entendes

tipo um botão eletromagntico (reed switch algo do tipo) sendo o pulso se for capaz de prender um imã pequeno em um ponto do eixo ou enrenagem onde for mais fácil e cada vez que o imã passar acrescenta um ai vem mas o relogio só vai até 59 no minuto e 59 no segundo intão chegaria a 59 e acrescentava no proximo em vez de 99 mas isso é uma logica feita com portas logicas da pra mudar isso facilmente

os ci que faz isso é em torno de 1,00 real até mais barato

se interessar meu modo posso dar detalhes e grandes ajudas se for inviavel por algum motivo me avisa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o que pedes é uma logica digital fácil pela parte do conta giros mas difícil pela parte do x giros para poderis ser feito com pic só que usar um pic só para desligar compensa mais usar um pic para tudo tanto para contar giros quanto para controlar

cara um pic insisto é mais fácil pic é sigla para CI programavel nele você faz um programa no PC passa pra ele e ele fara a função pra qual você o programou então ficaria fácil fácil

mas vamos ao que queres

seria mais ou menos assim

um CI chamado 4518 tem a segunte função cada pulso de tensão que ele recebe ele adiciona um ele é um contador binario não tem como tirar um dele só reseta que zera tudo então colocas um botão e a cada vez que o botão for precionado ele soma mais um para o numero que ja esta nele ai tem um porém se colocassimos alguma coisa acionado um botão o botão não duraria nada pois tomaria uma pancada cada vez que fosse apertado então ai entra o imã o reed switch é um botão que fecha seus contados quando um campo magnetico passa perto dele intão colocando um imã toda vez que o imã passa aperta um botão e ele arescenta um assim sem impacto e sem nada mas ai surge que o 4518 da os numeros em binario ai entra outro ci o conversor binario to decimal o 4511

no binario o numero 5 é 0101 ai ele pega esse numero e converte num numero que você pode ver em um display de 7 segementos aqueles que tem no relogio mesmo

cara ja quanto aonde programa para para de dar voltas difícil vou pensa em algo

por inquato veja e estude sobre pic e me fala se fica viavel pra você aprender sobre ele e fazelo com um

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O sensor de rotação de um motor se chama Encoder, gera uma frequência de saída de acordo com a velocidade bastante usado em Inversor.

No seu caso não deve usar inversor, um modo simples de fazer e por sensor magnético e mais um imã na polia, deve ligar isso em contador digital que tem pra vender no comercio. Basicamente você precisa de um sensor magnético e um imã, um contador digital com uma saída a rele e uma entrada para reset e mais um sensor indutivo.

No contador digital você programa o numero de voltas, o sensor indutivo vai mecanismo de ciclo (ou gomo da tela) quando ele voltar, o sensor indutivo reseta o contador e o ciclo se repete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rafael, gostei da sua ideia, porém nao entendo muito de programaçao em eletronica, entendi bem ate a parte que o senssor magnetico envia o sinal para o contador, mas esse contadot tem programaçao para ao chegar em um determinado numero, enviar um pulso eletrico para algum outro senssor? se ele fizer isso beleza, fica fácil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade que me apresentou este circuito foi um colega que faz manutenção em máquinas de fliperama. Eu mesmo ainda não mexi com ele, mas esse meu colega disse que é um circuito muito versátil e muito fácil de mexer. Por ser tão configurável, ele deve servir até mesmo pra você poder ajustar as suas necessidades no desenvolvimeto ai da sua máquina.

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fiz um contador que,ao receber o sinal ele conta o tempo que eu escolhi via botao,e ao final desliga um contator,e apos nao sentir mais o sinal na entrada carrega o contador com o valor que eu determinei anteriormente,e assim fica sempre.Tbem salva o valor na memoria ,pois caso falte energia ele volte com o valor q eu tinha determinado para q eu nao precise ficar sempre programando.Ate agora esta 100%,seria mais ou menos isso,você so precisa fazer o sensor q captara quando a polia deu uma volta,poderia ser feito com um furo na polia e em cada lado um sensor infravermelho ,quando a o furo da polia passar pelos sensores ,o pulso incrementara o contador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tem alguem que conheça esse sistem que o rafael sugeril ai???

acho que ele pode ser bem util, porém no site que ele sugeriu, a planta nao esta disponivel, e o tel do vendedor nao atende.

tenho algumas duvidas a respeito, porém nao entendo nada de eletronica, tipo, eu precisaria de um painel ne para mostrar o que a placa esta fazendo, ela trabalha com você ou va? quais a programaçoes que eu poderia fazer com ela?

obrigado

oi jorge!!!

então e mais ou menos isso, mas como eu faço isso?

eu estava penssando em fazer tudo na maquina mecanico, pois nao domino a eletronica, porém se for fazer eletronicamente o equipamento, tem outras coisas que eu posso fazer com a placa.

alem de contar as voltas do eixo, e parar o motor, apos a parada eu preciso acionar uma valvula pneumatica, para efetuar o corte do arame, apos o corte preciso mover um eixo, em um movimento vai e vem, de mais ou menos 1/4 de volta, que estou penssando tambem fazer com pisto e valvula eletrica pneumatica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rafael, gostei da sua ideia, porém nao entendo muito de programaçao em eletronica, entendi bem ate a parte que o senssor magnetico envia o sinal para o contador, mas esse contadot tem programaçao para ao chegar em um determinado numero, enviar um pulso eletrico para algum outro senssor? se ele fizer isso beleza, fica fácil.

Um contador digital programável e fácil de configurar você faz por 2 teclas olhando no manual (as vezes um folheto).

Basicamente um contador digital tem um rele de saída programável de acordo com os pulsos que aciona ou desaciona um rele e um reset pra zerar o contador.

Aqui um :

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-213748350-contador-digital-inv-1802-_JM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!