Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
marciotekila

Equipamento que conte os giros de um eixo

Recommended Posts

Ola pessoal!!!!!

estou precisando de ajuda na montagem de uma maquina de fazer telas.

para tal eu preciso ligar um motor que ira girar uma polia maior, reduzindo a rotaçao, esse eixo apos a reduçao, precisa dar 50 voltas e para.

usarei um motofreio, de 3cv, porém nao sei que dispositivo usar para contar os giros do eixo, e da um comando para o motor parar.

ajudem ai galera!

se alguem quiser dar uma olhada em uma maquina similar a que eu quero fabricar, vou postar um link do youtube, vocês verao que a maquina enrrola um numero x de voltas e para exatamente no mesmo lugar.

obrigado!!!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara a muitos modos de se fazer isso diga antes de minha resposta conhece pic é o modo mais fácil de fazer com ele mas se não conheceres tudo bem ha modos de fazer comm eletronica digital com ci muitas coisas outras mas responda-me ajuda-me a ajudarte kkkkk (até parece filosofo)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso é o caminho mais fácil, mas tem outros. Dá pra postar o video da tal maquina?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • se tiver uma maneira mecanica de fazer, talvez seria ate melhor, mas nao consegui imaginar uma, e como ou colocar um motor com freio, posso usar um dispositivo eletrônico para desligar e ligar o motor

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • nao, tenho uma ideia de eletrica

    o que eu queria era apenas um equipamento que fizesse a leitura de um determinado numero de voltas do eixo, e acionasse uma contatora para desligar o motor

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    use o principio de um relogio ta ligado só que o relogio muda de numero a cada segundo e seu projeto a cada volta entendes o pulso do radio é o segundo o seu pulso pode ser cada volta entendes

    tipo um botão eletromagntico (reed switch algo do tipo) sendo o pulso se for capaz de prender um imã pequeno em um ponto do eixo ou enrenagem onde for mais fácil e cada vez que o imã passar acrescenta um ai vem mas o relogio só vai até 59 no minuto e 59 no segundo intão chegaria a 59 e acrescentava no proximo em vez de 99 mas isso é uma logica feita com portas logicas da pra mudar isso facilmente

    os ci que faz isso é em torno de 1,00 real até mais barato

    se interessar meu modo posso dar detalhes e grandes ajudas se for inviavel por algum motivo me avisa

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Não me lembro de nenhum aparelho pronto que faça isso, e nenhum esquema simples pra quem não domina sistemas digitais.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • gostei da sua ideia, mas nao entedi tudo, vamos a pratica, primeiro que aparelho iria ler a contagem do ima?

    duas onde eu iria programar para que depois de determinadas voltas ele desliga o motor.

    me diga mais detalhs

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    o que pedes é uma logica digital fácil pela parte do conta giros mas difícil pela parte do x giros para poderis ser feito com pic só que usar um pic só para desligar compensa mais usar um pic para tudo tanto para contar giros quanto para controlar

    cara um pic insisto é mais fácil pic é sigla para CI programavel nele você faz um programa no PC passa pra ele e ele fara a função pra qual você o programou então ficaria fácil fácil

    mas vamos ao que queres

    seria mais ou menos assim

    um CI chamado 4518 tem a segunte função cada pulso de tensão que ele recebe ele adiciona um ele é um contador binario não tem como tirar um dele só reseta que zera tudo então colocas um botão e a cada vez que o botão for precionado ele soma mais um para o numero que ja esta nele ai tem um porém se colocassimos alguma coisa acionado um botão o botão não duraria nada pois tomaria uma pancada cada vez que fosse apertado então ai entra o imã o reed switch é um botão que fecha seus contados quando um campo magnetico passa perto dele intão colocando um imã toda vez que o imã passa aperta um botão e ele arescenta um assim sem impacto e sem nada mas ai surge que o 4518 da os numeros em binario ai entra outro ci o conversor binario to decimal o 4511

    no binario o numero 5 é 0101 ai ele pega esse numero e converte num numero que você pode ver em um display de 7 segementos aqueles que tem no relogio mesmo

    cara ja quanto aonde programa para para de dar voltas difícil vou pensa em algo

    por inquato veja e estude sobre pic e me fala se fica viavel pra você aprender sobre ele e fazelo com um

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    O sensor de rotação de um motor se chama Encoder, gera uma frequência de saída de acordo com a velocidade bastante usado em Inversor.

    No seu caso não deve usar inversor, um modo simples de fazer e por sensor magnético e mais um imã na polia, deve ligar isso em contador digital que tem pra vender no comercio. Basicamente você precisa de um sensor magnético e um imã, um contador digital com uma saída a rele e uma entrada para reset e mais um sensor indutivo.

    No contador digital você programa o numero de voltas, o sensor indutivo vai mecanismo de ciclo (ou gomo da tela) quando ele voltar, o sensor indutivo reseta o contador e o ciclo se repete.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • rafael, gostei da sua ideia, porém nao entendo muito de programaçao em eletronica, entendi bem ate a parte que o senssor magnetico envia o sinal para o contador, mas esse contadot tem programaçao para ao chegar em um determinado numero, enviar um pulso eletrico para algum outro senssor? se ele fizer isso beleza, fica fácil.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Na verdade que me apresentou este circuito foi um colega que faz manutenção em máquinas de fliperama. Eu mesmo ainda não mexi com ele, mas esse meu colega disse que é um circuito muito versátil e muito fácil de mexer. Por ser tão configurável, ele deve servir até mesmo pra você poder ajustar as suas necessidades no desenvolvimeto ai da sua máquina.

    Boa sorte!

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Eu fiz um contador que,ao receber o sinal ele conta o tempo que eu escolhi via botao,e ao final desliga um contator,e apos nao sentir mais o sinal na entrada carrega o contador com o valor que eu determinei anteriormente,e assim fica sempre.Tbem salva o valor na memoria ,pois caso falte energia ele volte com o valor q eu tinha determinado para q eu nao precise ficar sempre programando.Ate agora esta 100%,seria mais ou menos isso,você so precisa fazer o sensor q captara quando a polia deu uma volta,poderia ser feito com um furo na polia e em cada lado um sensor infravermelho ,quando a o furo da polia passar pelos sensores ,o pulso incrementara o contador.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • tem alguem que conheça esse sistem que o rafael sugeril ai???

    acho que ele pode ser bem util, porém no site que ele sugeriu, a planta nao esta disponivel, e o tel do vendedor nao atende.

    tenho algumas duvidas a respeito, porém nao entendo nada de eletronica, tipo, eu precisaria de um painel ne para mostrar o que a placa esta fazendo, ela trabalha com você ou va? quais a programaçoes que eu poderia fazer com ela?

    obrigado

    oi jorge!!!

    então e mais ou menos isso, mas como eu faço isso?

    eu estava penssando em fazer tudo na maquina mecanico, pois nao domino a eletronica, porém se for fazer eletronicamente o equipamento, tem outras coisas que eu posso fazer com a placa.

    alem de contar as voltas do eixo, e parar o motor, apos a parada eu preciso acionar uma valvula pneumatica, para efetuar o corte do arame, apos o corte preciso mover um eixo, em um movimento vai e vem, de mais ou menos 1/4 de volta, que estou penssando tambem fazer com pisto e valvula eletrica pneumatica.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    rafael, gostei da sua ideia, porém nao entendo muito de programaçao em eletronica, entendi bem ate a parte que o senssor magnetico envia o sinal para o contador, mas esse contadot tem programaçao para ao chegar em um determinado numero, enviar um pulso eletrico para algum outro senssor? se ele fizer isso beleza, fica fácil.

    Um contador digital programável e fácil de configurar você faz por 2 teclas olhando no manual (as vezes um folheto).

    Basicamente um contador digital tem um rele de saída programável de acordo com os pulsos que aciona ou desaciona um rele e um reset pra zerar o contador.

    Aqui um :

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-213748350-contador-digital-inv-1802-_JM

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • isso que eu queria, agora so falta saber alguns detalhes do contador, tipo, se ele reseta quando atinge o numero programado, se o pulso que ele envia e suficiente para desligar uma contatora.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Quando atinge o numero programado, desliga ou liga o rele, tanto faz basta usar o contato NA ou NF de acordo com o uso.

    O reset zera o contador, se chama reset externo que sera feito por um sensor.

    O rele seria de 5A, seria suficiente para um contator

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×