Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
richardjalgarve

[Resolvido] Inverter Polo da Bateria No Nobreak. O que pode ocorrer?

Recommended Posts

Por engano conectei o jacare do nobreak em um polo invertido da

bateria automotiva (12v/60Ah) o mesmo está funcionando corretamente,

contudo gostaria da palavra de um tecnico. Meu nobreak pode ter

estragado algum componente? Existe algo que possa ter sido afetado?

Fico grato Tenha um bom dia.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Difícil dizer sem olhar como é o circuito por dentro, mas acredito que não, pois logo na entrada ele normalmente tem componentes que impedem que a corrente circule no sentido errado (diodos). A não ser é claro que fosse uma tensão muito grande, que provavelmente não é o seu caso.

Como ele está funcionando corretamente, penso que você não deveria se preocupar. :)

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como disse o colega FLVZ é difícil saber o que pode ocorrer sem ter ideia do tipo de circuito que tem dentro.

Mas baseando no fato de ser uma bateria somente de 12V imagino que seja seja um nobreak iterativo/offline que empregue um inversor do tipo Push Pull, nessa configuração ao se conectar uma bateria com polaridade invertida há uma certa proteção proporcionado pela propria construção do circuito, pois nesse tipo de inversor para essa tensão (12V) normalmente são empregados transistores do tipo Mosfet que tem diodos em antiparalelo normalmente suportando algumas centenas de Amperes de corrente por um curto período de tempo, esses diodos dificultam que se desenvolva tensão reversa em outros componentes do Nobreak. Inclusive você deve ter visto uma fagulha e ter "sentido" uma alta corrente passando pelos cabos.

Mas se você fez esse procedimento com o Nobreak ligado na tomada (o que não se deveria fazer) o risco de ter queimado o carregador interno de bateria é alto.

Outro ponto que deve te deixar um pouco mais tranquilo é que deve ser obrigatório o uso de Fusíveis com corrente compatível com a capacidade de corrente de determinados componentes internos (Diodos, Mosfet, Fios, Transformador) do Nobreak (é possível que como ele esteie funcionando que voce não tenha ultrapassado esse limite).

Editado por ryamada
  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Realmente colega Ryamada, saiu a fagulha e senti a corrente passando pelo cabo. Foi coisa rápida mas foi o suficiente para mexer com a minha cabeça que acaba de iniciar no mundo da eletronica. O nobreak estava ligado na tomada mas com um multimetro eu verifiquei que quando o nobreak está na rede a passagem dos 13,9 V está ocorrendo normalmente, percebo algumas oscilações na tensão mas creio que isto seja normal diante a saida de alimentação norebak->bateria. O nobreak carrega a bateria e se alimenta da mesma normalmente. Contudo este tópico foi suficiente para me aliviar e me trazer o conhecimento de que existe uma proteção para isto diante diodos, transistors e fusiveis. Encerro minha dúvida neste forum mas é interessante a existencia do mesmo para demais colegas que realizaram esta triste façanha (Inverter os polos da Bateria).

    Agradeço o auxilio do coléga Flvz e do coléga Ryamada que me ajudaram com está dúvida.

    Grato,

    Tenham um bom dia!

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    Visitante
    Este tópico está impedido de receber novos posts.
    Entre para seguir isso  





    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×