Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.

K.e.V. T.a.G

Membros Plenos
  • Total de itens

    33
  • Registro em

  • Última visita

  • Qualificações

    0%

Reputação

15

1 Seguidor

Informações gerais

  • Cidade e Estado
    Brusque/SC
  • Sexo
    Masculino
  1. MOC 3020 problema sério

    Só completando o tópico,esse moc 2030 é usado bastante em inversor de frequencia pra controlar os SCR ou triac, por causa da corrente AC claro, se for corrente DC aquele optoacoplador q vem naquelas fontes genericas made in china ta bom, como por exemplo o 817B.
  2. Substituir diodo SMD por diodo de silício

    dá sim, a unica coisa a ficar atento é pegar e olhar onde o diodo estava pra saber quais as caracteristicas do diodo são desejaveis, tipo se ele for diodo da ponte retificadora da pra colocar o 1N4007, se for um diodo de alta comutação igual o do secundario de fontes chaveadas ai um 1N4937. Leia o datashhet dele qualquer coisa, n vou ler por n saber interpretar e não conhecer direito os parametros importantes a serem observados em cada aplicação e tambem não ter pratica e não conhecer como muitos circuitos funcionam. O link dele é esse http://www.kdiode.com/admin/diotech_file/SK52C~SK510C.pdf
  3. Ponteira do ferro de solda

    No mercado livre vende uns kits com 3 pontas, acho que a ponta da hikari serve sim no da fame e vice versa, mas o que dá pra fazer (se não tiver dinheiro) é compra aqueles ferro de solda de 5 conto na 1,99 e só pegar a ponta (kkk, meu 1º ferro de solda custo 5 reais e não duro nada). Ou comprar um fio rígido mais ou menos da espessura da ponta do ferro de solda e fazer milhares de pontas.
  4. O que não deve ser aterrado?

    Só para completar a resposta, também tem o IDR, que desarma em caso de fuga de corrente (provavelmente alguem levando choque). Concordo com o ricardo, os aparelhos com 3 pinos ou que tenham carcaça metálica devem ser aterrados (o chuveiro apesar de não ter carcaça metálica é importante aterrar) e aqueles de 2 pinos nem precisa se preocupar.
  5. Disjuntor para arcondicionado do tipo "inverter"

    @alexandre.mbm Acho que você está se preocupando muito com este ar condicionado, sobre o que você falou, sim, acho bom deixar um circuito só para o seu pai, e outro para o ar condicionado, e como outros colegas mencionaram acima, o disjuntor só serve para proteger a fiação, seja por sobrecarga ou por curto-circuito. Aconselho você a colocar o de 20A C DIN ou de 15A C DIN. Se quiser ter mais proteção, você deve ter o IDR instalado (que proteje contra choques elétricos) e também o DPS (contra raios). A EMI você pode colocar um filtro de linha no local que sua presença seja indesejável, mas acho que não é necessário.
  6. Cuidados com resistor de potência

    usa a solda de 1mm normal da best ou cobix e os contatos você pode improvisar sei la
  7. Tensão no fio neutro

    Geralmente entre o neutro e terra tem uma pequena variação de tensão, o ideal seria 0 volts mesmo, mas nunca vi nenhuma casa tão perfeita assim (ainda mais que muitas das casas antigas n tem aterramento). Não sei se você segurou uma ponta do multímetro e colocou a outra na fase e depois no neutro ou se você colocou no terra uma ponta e na outra no fase e depois no neutro, mas respondendo a sua dúvida, acho que você mediu a ddp entre o neutro em relação a você e entre o fase em relaçao a você, mas, pelas suas medidas, creio que você ligou o equipamento e mediu a tensão em outra tomada. A corrente que entra é a mesma corrente que sai (você está certo),para entender melhor, então um exemplo: Em um circuito fechado em corrente contínua, vamos imaginar que uma bateria forneça 5v, então se ligarmos um led direto nessa bateria, os 5v estão em cima do led. Então para não queimar o led, colocamos um resistor de 120 ohms, e então 2v estão no resistor e 3v estarão no led.
  8. Como ligar pisca pisca cascata em pilha 9volt?

    @Ingrid Yuri Teruya Bom, dá para fazer um pack de 8 pilhas AA e liga-las em série dando assim 12v, ai você liga na fita. Ou senão tem q comprar uma fonte.
  9. Projeto com motor prato de microondas

    Mande mais detalhes do motor, as especificações e algumas fotos de perto se possível. Dá para fazer isso com outros motores DC também, mas imagino que você escolheu este por causa do encaixe com o prato do microondas.
  10. Como ligar pisca pisca cascata em pilha 9volt?

    @Ingrid Yuri Teruya Você teria que tirar fotos mais detalhadas ou mandar o esquema de ligação dele. Esses tubos tem fonte ? Os leds são ligados em série ou paralelo ? Esqueci de dizer, mas ao que me parece esses tubos de led são compostos por fitas de led 12v e se eu estiver certo então tem uma fonte ai de 12v que você liga na tomada.
  11. Componentes defeituosos direto da fábrica. é verdade isso?

    Então os capacitores são originas !? Pela lógica os componentes do mesmo tamanho seria pra dar menos trabalhos as fabricantes....
  12. Curso técnico em eletrônica é tão complicado assim?

    Então vou começar a vasculhar o forum e analisar os circuitos
  13. Comportamento do resistor mais capacitor em ligar led em 220 ac

    valeu pelo conselho, vou colocar com certeza um resistor. Achei um capacitor aqui mas a leitura dele está complicada: Então, ele é da classe x2 (qual a diferença entre um normal e esse x2 ?), É de 220nF e tem duas tensões, 125v e 250v. N entendi essa parte. E não seria melhor pega um de 400V pela tensão de pico ?
  14. Componentes defeituosos direto da fábrica. é verdade isso?

    Vendo esse tópico aqui, tenho uma dúvida, eu comprei esses tempos um kit de componentes no mercado livre e os eletrolíticos que vieram eram todos desse tamanho e valor: O da esquerda é um de 25v 10uF e os outros dois eu não vou falar porque ninguém é cego e eu estou com preguiça de escrever. Enfim, o 7805 e coloquei só pra vocês terem noção do tamanho, então eu me pergunto, como um capacitor pode ter 0,5 mm a mais do outro e ter 37uF a mais ?? Só pode ta de sacanagem !! Pena que eu n tenho um capacímetro pra testá-los.
  15. Comportamento do resistor mais capacitor em ligar led em 220 ac

    @faller Vou testar com e sem resistor então, mas agora eu tenho que fazer uma associação com capacitores (agora com os valores certos de tensão) e eu estou com medo agora de 2 capacitores muito maiores do q esse da foto explodam bem na minha cara .

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×