Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

K.e.V. T.a.G

Membro VIP
  • Posts

    308
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

191

Sobre K.e.V. T.a.G

  1. Tem ciclos sim, mas na minha cabeça, tenho uma teoria empírica que diz q esses "ciclos de carga e descarga" serve para o fabricante estimar a vida útil ou seila o que. Vi não sei onde em algum forum que para a "durabilidade maxima " da bateria você deixa a carga entre 40% e 80% para não "desgastar os ciclos", mas achei um pouco paranóico demais ficar monitorando assim a carga e desencanei disso e sobre o assunto de baterias de litio. O fato é elas tem placa controladora, os colegas ja explicaram acima, e elas diminuem consideravelmente sua vida util com a temperatura. O resto ou porquês eu tambem gostaria de saber algum dia, assim como você, mas no momento minha curiosidade sobre o assunto é quase zero, então coloquei aqui o pouco q sei sobre o assunto.
  2. @MOR Nem mesmo o resto da propria pasta que vem dentro do estanho ? (uso a marca cobix). É, vi que dependendo da quantidade de mistura de pobre que eu coloca para fazer uma ressolda, a aparencia final fica entre o resto de pasta do proprio estanho e uma cor entre amarelo claro e caramelo no ponto, tudo depende. Vi tambem q o limpa contato tambem tira uma quantidade consideravel dessa remela q fica a placa. Acho q pra mim n vai rolar fazer essa experiencia, pois como ja falei estou usando verniz acrilico mesmo (custo beneficio bom), só estava perguntando de curioso mesmo, talvez algum dia eu lembre disso e me dê na telha de fazer esse experimento sobre a durabilidade desse "verniz de pobre".
  3. É, testei e aprovei mesmo verniz acrilico, comprei aqueles em spray, e ficou legal o resultado, ja q o uso é só para finalizar e proteger partes de placas expostas ao tempo, sujeira e umidade. Fiz a mistura de alcool isopropilico com breu e aprovei tambem, facilita as coisas. @.if @MOR Então, e aquela camada de caramelo que fica na placa depois que você solda com breu da para deixar ? Mesmo nas partes de alta tensão e frequência (fonte chaveada), não tem problema com o tempo ?
  4. Em média 2 anos, mas a bateria na maioria das vezes se for usada de forma "normal", ela não morre, mas você percebe que a capacidade total de carga diminui. Acho q com 1 ano ou 2 se percebe que a carga do smartphone total ja não e a mesma de quando era novo.
  5. Pode sim. O mais importante para substituir com certeza um diodo é saber a função dele no circuito.
  6. Literalmente essa é a parte da potência, então para ressucitar você precisara literalmente criar a parte de controle.
  7. Não tenho o esquema, mas geralmente da pra consertar sem esquema esses carregadores, a parte de potencia é a mesma coisa de qualquer carregador desses, o que muda é a parte de controle. Dependendo da idade as vezes é só sujeira e solda fria, eletroliticos velhos....
  8. Haja gambiarra pra um motor trifasico com inversor e bateria, motor DC seria o certo pra aplicações onde se precisa de torque, mas como é um reaproveitamento de um motor de ventilador monofasico, diria que não dá mesmo para fazer o que você quer.
  9. Tambem tem essa questão, o RDS(on), capacitancia, Vgs(th), depende, eu como n faço manutenção em placas maes de notebooks nem de pcs, n posso dizer nada sobre qual/quais parametros do mosfet são criticos, o melhor de fazer isso é saber para que o mosfet serve, qual a função dele na placa, ainda mais q você tem o esquema, isso facilita demais. Não esquece de olhar quem dispara o mosfet, pois o circuito de acionamento do mesmo costuma ir pro brejo se o mosfet estiver avariado ou em curto. @Charles Fernando @Charles Fernando Pode ir mexendo e xeretando, assim que se aprende mesmo, para aprender na eletrônica a curiosidade é fundamental também, saber o porque das coisas.Mas pelo youtube é difícil você ter uma ordem certinha das coisas, só fico preocupado se vcs estão aprendendo eletrônica numa ordem "certa", diria que lei de ohm, lei de kirchoff, associações de resistores, por mais simples que possa parecer é onde acho que deveria se começar a aprender eletrônica (minha dica). Acho que a duvida do @Charles Fernando exige um pouco mais de conhecimento (dei minhas dicas acima), porque na minha opinião sendo tecnico, você para fazer uma diagnostico e substituição precisa você precisa ter muitos conhecimentos sobre eletrônica tanto na teoria e na pratica para ter certeza que vai ou não dar certo (e mesmo assim pode não dar porque tinha outro circuito com problema).
  10. Na eletrônica a teoria e a pratica anda de mãos dadas (logico que existe mais teoria que prática), pode testar das 2 formas e ver qual você acha melhor. Não existe muito a técnica certa ou errada (desde que não estrague nada). Não sei como está sua pratica em soldar (ou estanhar como muitos dizem), mas no começo é quando você mais erra e acaba eventualmente queimando alguma coisa ou arrancando alguma trilha (haha, é só minha memória falando), mas isso diminui bastante com tempo, paciência, teoria e pratica.
  11. Eu costumo usar limpa contato para esfriar algo, pela pergunta, tambem acho algo que não deveria ser feito, parece algo semelhante a fica assoprando uma solda q você acabou de fazer. Quando soldo algum componente eu deixo ele esfriar naturalmente mesmo, mas como eu não faço reflow nem nada não sei porque o choque termico, posso teorizar que seria para não mexer o CI e sair do lugar.
  12. @Grégori Hebert Esquentar ou esfriar altera as caracteristicas de todos os componentes, em uma temperatura fria os semicondutores tem uma performance melhor, por exemplo. No seu caso se o carregador não liga acho que os cap. eletroliticos estão ruins (cauxa mais provavel) ou algum semicondutor está com fuga, transistor ou diodo. Claro que pode ser outra coisa, mas os dois q eu citei são os problemas mais comuns. Mas julgando que voce tem a impressão que o carregador fica mais "potente", chuto os cap eletroliticos mesmo, pois ele internamente é umido, e com o passar do tempo vai evaporando e consequentemente alterando as caracteristicas do mesmo e fazendo o circuito dar problema.
  13. Placa de celulares começa a ficar tão pequenos os smd que nem ver direito da.
  14. É q questão de explicar pra alguma assistencia o que aconteceu e pedir um orçamento. Se você não tem pratica em soldar, o risco de acabar arrancando uma trilha é consideravel.
  15. Acho que deveria medir os diodos de toda a placa, as vezes o igbt fica com fuga no gate tambem. Pode tambem ligar o inversor sem motor (e acertar os parametros para ser possível fazer isto), coloque em uma frequência baixa e verifique a tensão na saida das 3 fases em relação ao neutro.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...