Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Substituindo a ponta gasta do meu ferro de soldar em eletrônica.


Ir à solução Resolvido por MOR_AL,

Posts recomendados

A ponta original do meu bom ferro de soldar gastou.

Em outro tópico, eu sugeri galvanizar a ponta velha, pois não pegava mais solda.

Acontece que eu sugeri pratear a ponta, mas além de ser uma solução cara, não sei se duraria.

Então encontrei uma opção que resolveu o problema de forma definitiva e a um custo bem reduzido.

Além disso, a solda sempre "molha" na ponta, não se observando aquelas bolinhas de solda escorrendo da ponta.

Segue o vídeo.

Não tem som, pois daria mais trabalho. Então reduzi o tempo do vídeo.

 

 

MOR_AL

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @F4b10

Se o parafuso for de latão (acho que tenho um sobrando e vou verificar) e o diâmetro compatível, fica mais fácil encontrar nas lojas.

 

@Henrique - RJ

Pode ser no seu caso. No meu a ponta tem um ressalto que impede ela de entrar e sair.

Teria que desbastar este "colarinho" e colocar um "colarinho" em outra parte. Um furinho por onde passa um araminho e que dê meia volta na ponta é suficiente.

Também tem limitação de até quanto se pode avançar com a ponta velha. 

 

Outro detalhe é que tenho outros ferros, cuja ponta não pega mais solda. O latão é mais duro que o cobre e aceita solda tanto como o cobre.

Os ferros comuns tem a ponta com liga de ferro, que não seguram a solda. Eles colocam uma camada de material próprio para receber solda. É por isso que não se deve limar as pontas dos ferros. 

 

Em Tempo:

Ao criar o vídeo, pensei que a opção "Esse vídeo é para criança" significasse, que criança poderia assistir, pois não há nada que a impeça. Notei agora, que significa alguma restrição devido a idade. Por este motivo é que os comentários estavam desativados. Mas já alterei e acredito que os comentários estejam ativados.

MOR_AL

  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Ontem (domingo) terminei de trocar as pontas dos meus ferros de soldar. 

segue a foto...

 

Pontasdeferro1ed.thumb.jpg.7e40923884909736af6f045e5d718c58.jpg

Sentido trigonométrico...

1 - Fio de trafo 10AWG. Foi usado para fazer as duas pontas seguintes.

2 - Duas pontas usadas no ferro seguinte. Serrei a ponta das pontas ruins até que o diâmetro passasse levemente dos 2,54mm e furei com broca de 2,54mm (1/10"). Forcei o fio de cobre até entrar cerca de 3mm. Mais do que isso encosta no elemento aquecedor.

3 - Ferro com a ponta quase com problemas, mas ainda pega solda na ponta. Será usada em soldas com componentes SMD.

4 - Três ferros; 30W. 40W e 60W. As pontas foram preparadas para as suas potências.

5 - Vareta usada para soldar os parafusos de latão. É bem mais dura que cobre e latão e acho que derrete a uma temperatura maior que 700ºC. (Depois pesquisei e ela funde entre 710ºC e 820ºC). A ponta está com um pó usado para a solda (usada em refrigeração) aderir. Depois pensei que poderia usar como pontas de solda substitutas das de cobre, que consomem mais rápido. Raspei logo após o tal pó e tentei fazer a solda usada em eletrônica aderir. Para minha surpresa, deu certo. A solda 60/40 aderiu. A solda 60/40 aparece, quase que escondida, do lado esquerdo da vareta. Passarei a substituir as pontas de cobre (10AWG) por esta vareta de solda. É barato e encontrado em lojas de material para refrigeração. Acho que o nome é "Foscoper".

MOR_AL

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

Aqui tentei retirar a ponteira gasta de um ferro antigo de 60W e não consegui nem puxando ela com um alicate.

Deve estar grudado. Dê pequenas pancadas com madeira para ver se solta.

Só faça isso se for realmente necessário, pois pode danificar o ferro.

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Não sabia que o latão era compatível com a solda SnPb. Bom saber. Interessante a solução apresentada. 

Fuçando na internet encontrei pinos redondos de latão com diâmetro de 3mm, 4mm, 4,7mm, 6mm e acima com comprimentos de 500mm. 

É, eu já havia pesquisado.

Esta opção só seria válida, caso houvessem diversas pontas a consertar. Era o meu caso, mas optei pelos parafusos, pois:

0 - Já tinha os parafusos. 

1 - Foi a primeira opção que encontrei.

2 - Custo inferior.

3 - Tinha como soldar os parafusos (para aumentá-los).

 

Os bastões de latão custavam em média mais de R$ 50,00 (cada bastão mais transporte).

 

@Henrique - RJ

É semelhante a um dos que eu tenho. Eu consegui retirar com alicate, com movimentos de rotação.

Vejo que já foi muito usado e que você deve ter um carinho especial por ele.

Eu o guardaria e pensaria em adquirir outro.

MOR_AL

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!