Introdução
O BlacX é uma espécie de “base” com interface USB 2.0 para a instalação de um disco rígido SATA do lado de fora do micro. Tudo bem que já vimos centenas de gabinetes externos para discos rígidos antes, mas o que faz deste produto da Thermaltake único é o fato de você não precisar instalar o disco rígido dentro de um gabinete, basta inserir o disco rígido em um slot disponível na base. Na verdade a instalação de um disco rígido no BlacX lembra muito a instalação de um cartucho de jogo em videogames antigos. Parece interessante? Continue lendo.
Figura 1: Thermaltake BlacX.
Como você pode ver na Figura 1, ao contrário de outros gabinetes externos para discos rígidos, o BlacX é aberto, o que significa que você pode instalar seu disco rígido apenas colocando-o em um slot disponível – imagine instalando um cartucho de jogo em um videogame antigo, é a mesma coisa. Este slot permite tanto a instalação de discos rígidos de 3,5” quanto de 2,5”, já que ele tem uma tampa retrátil para permitir a instalação de discos rígidos de 2,5” no slot. O BlacX aceita apenas discos rígidos SATA.
Figura 2: Os conectores dentro do slot.
Figura 3: O BlacX com um disco rígido instalado.
Como o disco rígido fica exposto este dispositivo não precisa de uma solução de refrigeração para o disco rígido.
Na Figura 4 você ver a parte traseira da base e na Figura 5 você ver os cabos de alimentação e USB A/B que vêm com o produto.
Figura 4: Parte traseira.
Figura 5: Cabos de alimentação e USB A/B.
O BlacX suporta o recurso hot swap (troca quente), o que significa que você pode instalar e remover discos rígidos com o micro ligado (não esqueça que você precisa removê-lo primeiro no Windows clicando com o botão direito sobre o ícone do disco em Meu Computador e escolhendo a opção “Ejetar”; uma outra maneira de fazer isto é usar o assiste para “Remover Hardware com Segurança” que aprece próximo ao relógio do Windows).
O único problema com este aparelho é que ele usa interface USB 2.0, o que limita a taxa de transferência até 60 MB/s (480 Mbit/s). Para usuário que precisam copiar grandes quantidades de dados uma interface eSATA é uma opção muito melhor, já que o disco rígido atinge o mesmo nível de desempenho como se estivesse instalado dentro do micro.
Respostas recomendadas