

Por dentro do Kingston UV400 de 120 GiB
Abrir o SSDNow UV400 é uma tarefa complicada, pois a unidade utiliza parafusos padrão Torx cuja chave é bem difícil de encontrar. Acabamos utilizando uma furadeira nos parafusos, a qual escapou e fez um furo na placa do SSD, inutilizando-a. Por sorte fizemos os testes antes de tentar abrir a unidade.
De qualquer forma, no lado dos componentes podemos ver os oito chips de memória flash, o chip de memória DDR3 que funciona como buffer e o controlador. Note, na Figura 4, o furo que fizemos próximo ao canto superior esquerdo.
Figura 4: lado dos componentes da placa de circuito impresso
Do lado da solda, não há nenhum chip.
Figura 5: lado da solda da placa de circuito impresso
O controlador usado pelo SSDNow UV400 de 120 GiB é o Marvell 88SS1074, mostrado na Figura 6.
Figura 6: controlador
Há um chip de memória DDR3-1600, de 256 MiB de capacidade, modelo Nanya NT5CC128M16FP-DI, que serve como buffer de dados.
Figura 7: memória buffer
Os chips de memória flash NAND são da Kingston. Curiosamente, os chips tem a mesma nomenclatura dos encontrados no modelo SSDNow V300 que nós testamos recentemente. Isso, junto com o que levantamos no teste dos problemas de desempenho encontrados em algumas versões deste modelo, nos leva a crer que os modelos mais recentes do V300 já usam chips TLC. Infelizmente, a Kingston não disponibiliza as especificações dos os chips utilizados.
Figura 8: chip de memória
Respostas recomendadas